Leitura: 7 min

Confira uma lista dos tipos de máquina de solda mais utilizados

Conheça quais os tipos de máquinas de solda e o que você precisa saber para comprar o equipamento certo para seu tipo de trabalho

A soldagem é um processo muito utilizado desde a indústria até os trabalhos domésticos e artísticos. Sua função é unir metais através do calor e da eletricidade. Na hora da compra, a maior dúvida é quais os tipos de máquinas de solda que existem? Qual a diferença entre eles? Se essa também é sua dúvida, preparamos um post completo para explicar cada tipo e como eles funcionam. Dependendo do tipo de máquina é necessário mais ou menos experiência de uso. Alguns modelos também são mais caros e outros gastam mais energia. Então é importante, primeiro, saber o tipo de trabalho de soldagem que você vai fazer para comprar a máquina de solda adequada.  Continue lendo e entenda tudo sobre quais os tipos de máquinas de solda, como escolher e seus usos principais.  Boa leitura!

Como escolher uma máquina para soldagem

Na hora da compra, você precisa considerar os cinco fatores abaixo:

Tensão elétrica

As máquinas de solda podem ser de diferentes tensões elétricas. Na dúvida, cheque qual é a tensão da sua casa, oficina ou serralheria para comprar o correto. As principais opções são: 110V, 220V, 380V (bifásico), 440V (trifásico) ou bivolt (monofásico).

Tipo de soldagem

O tipo de soldagem que você pretende fazer também deve ser levado em consideração para comprar a máquina de solda adequada.  Os três tipos principais são: soldagem TIG, soldagem MIG/MAG e soldagem com eletrodo revestido. Vamos conhecer melhor essas e outras soldagens no próximo tópico sobre quais os tipos de máquinas de solda. 

O que vai ser soldado

O objeto que vai ser soldado também influencia no tipo de máquina de solda com a qual você vai trabalhar. A soldagem pode ser feita em estruturas como coberturas, parapeitos, telhados, perfis e chapas.  Também pode ser feita direto em objetos prontos como esquadrias de janelas, escadas, portões de ferro, portas e corrimãos, além de outros estruturas e objetivos. 

De que material é feito o objeto

Os objetos e estruturas citadas acima podem ser de diversos tipos de materiais como ligas metálicas, aço inox, ferro, aço carbono, tungstênio, entre outros.  Então tenha essa informação também para comprar uma máquina de solda que vai trabalhar nos materiais desejados. 

Espessura do material

Por fim, o último ponto é a espessura dos materiais que mencionamos acima. Algumas máquinas de solda trabalham chapas de até 3 mm, outras pegam a faixa até 3,9 mm e também existem máquinas que soldam chapas de 4 a 6 mm.  Agora que você já sabe o que considerar na hora da compra, vamos explicar quais os tipos de máquinas de solda mais usados.  
Leia mais em: Caixa de ferramentas: conheça os principais modelos
 

Quais os tipos de máquinas de solda: 5 máquinas mais usadas

como-escolher-maquinas-solda Quando se trata de unir materiais metálicos e de outros tipos não existe solução melhor que as máquinas de solda. Elas fazem uma fixação segura e duradoura, garantindo que a estrutura permaneça estável durante toda sua vida útil. Além, é claro, de deixar o trabalho mais rápido e eficiente.   A seguir vamos explicar um pouco mais de cada tipo:

1. Máquinas de solda com eletrodos

As máquinas de solda com eletrodos são máquinas mais versáteis e de custo mais baixo. É a opção ideal para quem trabalha com soldagem e precisa levar a máquina de um serviço para outro. Podem ser de dois tipos diferentes: > Transformadoras As máquinas de solda transformadoras tem um custo de aquisição mais baixo, porém não trabalham com todo tipo de eletrodo E7018. Como sua estrutura é maior, o ideal é que ela não seja transportada com tanta frequência, por isso é muito usada em oficinas e na indústria metalúrgica.  > Inversoras Já as máquinas de solda inversoras são os modelos mais modernos e compactos, o que facilita seu transporte e uso em ambientes pequenos ou de difícil acesso como os telhados. Outra vantagem das máquinas inversoras é o ajuste automático do número de eletrodos sem perder potência, facilitando o trabalho com vários tipos de materiais. Por possuírem uma tecnologia mais recente, as inversoras também consomem menos energias, tornando seu uso mais econômico.  As máquinas com eletrodos podem ser usadas desde trabalhos mais leves até os mais pesados.  
Veja mais em: 10 ferramentas essenciais para ter em casa 
 

2. Máquinas de solda MIG e MAG

Os tipos de máquinas de solda MIG e MAG são usados em trabalhos de soldagem profissional. Ambas são máquinas fáceis de manusear, pois funcionam de maneira semiautomática. Por terem um funcionamento ágil são muito úteis em oficinas mecânicas, por exemplo, unindo peças como aço e alumínio sem causar distorções no processo.  Até os usuários menos experientes conseguem fazer soldagem com qualidade e produtividade. Existem máquinas MIG e MAG com gás e sem gás. A segunda trabalha com todo tipo de solda, tem um acabamento de painel melhor, custo-benefício mais vantajoso e mais produtividade. Mas é importante ter atenção ao gás para não ficar sem no meio do trabalho. A sem gás naturalmente não precisa dessa precaução, mas são usadas exclusivamente para a soldagem de aço carbono.

3. Máquinas de solda TIG

O  tipo de máquina de solda TIG exige um pouco mais de habilidade no manuseio do equipamento para conseguir um acabamento profissional e de alta qualidade.  Isso porque são muito usadas em materiais com espessuras bem delicadas, menores que 1 mm, para manutenção e reparo. Também é útil em trabalhos artísticos que exigem atenção aos detalhes. As máquinas TIG são leves e gastam menos energia.

4. Máquina de solda eletrodo revestido

É um tipo de máquina de solda muito indicado para o trabalho com aço por ser uma das soldagens mais realizadas. São máquinas de custo mais baixo e portáteis, ou seja, podem ser levadas facilmente para diversos lugares de trabalho. A máquina de eletrodo revestido é usada tanto para construir quanto para reparar estruturas e objetos.

5. Máquina de solda multiprocessos

Por fim, a máquina de solda multiprocesso é utilizada por profissionais que precisam realizar todos os trabalhos citados acima. Ela realiza os mais variados tipos de soldagem com a vantagem de concentrar essas funções em uma única máquina.   
Confira mais em: 17 itens básicos para construção e reforma 
 

Gostou de saber quais os tipos de máquinas de solda existem?

Entender quais os tipos de máquinas de solda são mais usados ajuda a escolher o modelo ideal para os tipos de trabalho que você realiza. Aproveite e confira os modelos de Máquinas de solda que a Telhanorte tem pra você no site. Ah! Não se esqueça das EPIs de segurança! Fazendo sua compra online, seu pedido chega direto na sua casa!

Posts relacionados

Comprar gesso no início ou no final da obra?...
Compreender como calcular metro quadrado é importante para a...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...