Como fazer um telhado com platibanda? [Passo a passo] | Blog Telhanorte
home > Construção > O que é e como fazer telhado com platibanda? [GUIA]

O que é e como fazer telhado com platibanda? [GUIA]

como-fazer-telhado-platibanda-2

| Construção

Se você está construindo ou reformando já ouviu esse termo e se perguntou o que é e como fazer telhado com platibanda, não é mesmo?

Geralmente, esse detalhe é acertado na criação do projeto da casa para que a fundação seja feita de forma a sustentar o material da fachada e do telhado. 

A platibanda é muito comum nos sobrados, pois esse tipo de construção foca muito na estética da área externa e, por isso, o telhado fica embutido pela estrutura.

Quer saber mais sobre esse acabamento? Continue lendo e entenda o que é, para que serve e como fazer telhado com platibanda.

Boa leitura!

O que é platibanda?

A platibanda é uma espécie de mureta vertical como se fosse um prolongamento das paredes da casa que esconde o telhado, colocada ao redor de toda fachada. 

Quando você olha para uma casa e vê uma parede uniforme e reta do teto ao chão, a parte superior tem o acabamento com platibanda.

Como destacamos no início, é importante escolher se a finalização do telhado terá platibanda ou não porque vai afetar a estética da construção, ou seja, decoração e materiais de acabamento das fachadas.

Aliás, temos um post completo com inspirações de fachadas para você dar uma conferida também: ‘15 ideias de fachadas lindas de sobrados MAIS usadas’.

Para que serve a platibanda?

A platibanda complementa uma característica marcante dos sobrados que são as linhas retas das construções, um traço marcante da arquitetura moderna.

Dessa forma, o resultado é uma fachada mais uniforme e homogênea, sem interferência visual do acabamento do telhado.

É possível fazer platibanda nos projetos com curvas também, porém é mais comum nos projetos em que predominam os traços retos.

A essa altura do texto, talvez você possa estar confundindo a platibanda com o beiral, outro detalhe de acabamento de telhado comum nas construções brasileiras. Vamos explicar melhor sobre ele.

Diferença entre platibanda e beiral

A principal diferença entre platibanda e beiral é que o beiral é um detalhe que avança além da linha da parede. Essa projeção, confere mais proteção para as paredes externas. 

É um detalhe mais comum nos projetos em que o telhado fica aparente, mas também pode ser usado junto com a platibanda.

Ao adicionar o beiral, a estética da fachada também muda. Mas se o seu objetivo é criar um projeto de casa mais aconchegante e familiar, o beiral é uma detalhe que faz a diferença.

Já com a platibanda, a construção fica mais moderna e urbana, tirando a delicadeza da fachada e valorizando a cor, textura e o volume dos acabamentos e da pintura. 

Como fazer telhado com platibanda: passo a passo

É fundamental que os pedreiros sigam as instruções corretas de como fazer telhado com platibanda.

A estrutura e a inclinação correta do telhado é o que vai permitir o escoamento adequado para a calha, evitando infiltrações, acúmulo de água, além de proteger a laje do sol.

É importante que todos os detalhes estejam no projeto da casa para que não haja erros nas medidas. Confira abaixo o passo a passo para fazer uma platibanda corretamente:

1. Calcular a altura da platibanda

A altura da platibanda deve ser proporcional à inclinação do telhado. Via de regra, essa inclinação é de 10%.

Então tomando como exemplo um telhado de 5 m de largura, a inclinação deve ser de 50 cm. Portanto, a altura da platibanda deve ficar acima dos 50 cm — ficando em torno de 80 cm, em média. 

Para ser construída com segurança é importante se orientar com o engenheiro da obra. Esse acompanhamento profissional é necessário para ter uma obra segura desde a fundação.

A definição da altura e a construção da platibanda é feita no início da obra junto com as vigas, pilares e paredes principais. As etapas a seguir, estarão na fase de acabamento depois da laje terminada.

2. Escolher o tipo de telha

Na hora de fazer o telhado platibanda, é importante ter atenção ao tipo de telha, pois cada um vai exigir uma inclinação.

A função da telha é proteger a laje bruta do calor excessivo do sol e da água da chuva. Por isso, é uma parte essencial da obra.

Os principais tipos de telha que podem ser usados em telhados embutidos, ou seja, com platibanda são:

– telha de fibrocimento;

– telha de cerâmica;

– telha de polipropileno;

– telha de concreto;

– telha de metálica;

– telha de vidro.

Para escolher a opção mais adequada, é importante conhecer os detalhes da obra e se orientar com o engenheiro responsável. 

Leia também: 9 tipos de telha: suas características e usos [GUIA DA OBRA].

3. Fazer as tesouras e terças da estrutura

Uma estrutura de madeira ou metal é construída para acomodar as telhas por cima. Elas são formadas por:

tesouras: são triângulos grandes que formam a base da estrutura;

terças: são as faixas horizontais de madeira ou metal que vão unir as tesouras. As telhas serão fixadas direto nelas.

A imagem abaixo mostra a estrutura de tesouras e terças pronta para receber as telhas e já com a calha posicionada (falaremos a seguir deste item):

estrutura-telhado-platibanda

Tesouras e terças posicionadas. Imagem: AECweb.

4. Colocar a telhas na estrutura pronta

O próximo passo de como fazer telhado com platibanda é posicionar as telhas corretamente, seguindo as orientações de encaixe, distância e posicionamento do fabricante.

Dessa forma, dependendo do tipo de telha escolhido, terão orientações específicas e é importante garantir que todas sejam seguidas. Cheque também se a estrutura está firme para receber as telhas.

5. Fixar os rufos e calhas para escoamento

Para finalizar o processo de como fazer telhado com platibanda é importante posicionar os rufos e calhas na posição correta para que recebam e escoam a água impedindo infiltrações. 

As calhas são fixadas com argamassa na parede da platibanda e, por isso, devem estar bem posicionadas em relação aos vãos do telhado para conduzir a água para o ralo lateral.

Os rufos são estruturas metálicas colocadas entre o telhado e a platibanda para fazer o acabamento. Também podem ser instalados no topo da platibanda, onde é chamado de pingueira.

estrutura-telhado-platibanda-final

Esquema final do telhado com platibanda final | Imagem: Statera.

Leia também: O que é cumeeira para telhado e para que serve?

Planejando fazer telhado com platibanda na sua casa?

Agora que você sabe como fazer telhado com platibanda pode analisar se vale a pena ou não fazê-lo na sua casa. 

Se escolher executar o projeto com esse acabamento, escolha os melhores Materiais de Construção e também profissionais capacitados para fazer o passo a passo.

Na Telhanorte, você encontra tudo que você precisa para construir e reformar com qualidade e as melhores marcas do mercado.