Alarme de sensor magnético: funcionamento e instalação | Blog Telhanorte
home > Área Externa > Alarme de sensor magnético: funcionamento e instalação

Alarme de sensor magnético: funcionamento e instalação

Alarme sensor magnético

| Área Externa

 

Como funciona o alarme de sensor magnético, onde usar, como instalar e mais recomendações. Tudo para segurança da sua casa!

 

alarme-sensor-magnetico

Alarme de sensor magnético (Foto: Kangur / Reprodução).

 

Segurança dentro de casa é essencial. Essa é uma preocupação comum, seja para quem mora em prédios com alta circulação de pessoas ou em casas menores.

Para contribuir com a segurança do local em que você mora ou trabalha, uma boa opção é investir em alarmes de sensor magnético.

Ele costuma ser mais comum em prédios e condomínios onde existe um fluxo de entrada e saída de pessoas muito maior, — nesses casos, a chance de uma porta ou portão ficar aberto é maior, ampliando o risco de que alguém não autorizado entre — mas nada impede que você o instale em um imóvel de pequeno porte!

Um sistema de segurança residencial envolve também outros tipos de alarmes e sensores que podem ser usados. Entre eles estão:

– sensores de incêndio;

sensores de presença;

– detectores de vidros quebrados;

– câmeras de segurança.

 

Leia também: 7 dispositivos de segurança residencial para proteger a casa

 

Entretanto, neste artigo, focaremos no alarme de sensor magnético.

E afinal, como esse tipo de alarme funciona e como instalá-lo? 

Confira a seguir!

 

Como funciona o alarme de sensor magnético?

Esse tipo de medida de segurança é uma das mais comuns em prédios e condomínios. Ele funciona em par, de modo que o alarme dispara toda a vez que suas 2 partes se separam. Uma delas fica fixa a uma porta ou janela, enquanto outra fica no batente. 

Ou seja, as duas partes do alarme de sensor magnético funcionam como um ímã, sempre que a conexão magnética é interrompida o alarme é acionado e só é interrompido quando elas voltam a se unir.

Desta forma é possível saber sempre que um portão foi aberto e deve ser fechado com rapidez! Isso quer dizer que ele diminui as chances de alguém esquecer a porta aberta por acidente, pois enquanto as duas partes do alarme de sensor magnético não forem unidas, o alarme será acionado sem parar.

 

Dentro desta categoria de alarme sensor magnético existem 3 tipos de alarmes:

– Sensor magnético metálico: este tem maior resistência e geralmente é aplicado em portas e portões mais pesados.

– Sensor magnético de embutir: mais indicado como alarme magnético de janela e portas de madeira.

– Sensor magnético aparente: esse tipo de alarme de sensor magnético é ideal para janelas ou portas de vidro, comumente utilizadas em lojas.

 

Como instalar alarme de sensor magnético?

Passo 1: central de alarme

A central de alarme é um dos pontos comuns a todos os tipos de alarme. Essa parte precisa ser instalada no interior da construção de forma que fique protegida do sol e da chuva — para que o aparelho não seja danificado. É preciso que esteja sempre ao lado de uma fonte de energia.

 

Passo 2: bateria

A bateria precisa estar ligada, conectada e alojada dentro da caixa da central de alarme

A forma de fazer esse acoplamento varia de marca para marca, por isso, verifique na embalagem ou no manual, como conectar.

 

Passo 3: posicionamento dos sensores

O seu sensor precisa ser colocado na parte interna da porta ou portão, de modo dificultar que alguém do lado de fora consiga mexer para tentar desativar o alarme.

 

Passo 4: sirenes

As sirenes que vão soar o alarme do sensor magnético precisam estar colocadas em áreas mais altas para dificultar que sejam desinstaladas ou vandalizadas. Em contrapartida é interessante deixá-las à vista para intimidar os possíveis invasores.

Após escolher todos os materiais e o posicionamento de cada item, é chegada a hora instalar os sensores e sirenes. 

Para isso todos os cabos devem estar conectados à central, assim o alarme pode funcionar da forma mais sincronizada possível.

Se tiver alguma dificuldade com essa parte eletrônica é recomendado a ajuda de um profissional para que não existam falhas ou configurações incorretas que prejudiquem o funcionamento do alarme de sensor magnético.

Por último, realize testes: ligue o equipamento e verifique se o alarme é disparado toda a vez que os sensores magnéticos são separados e confira se não existem “brechas” — em alguns casos, o alarme para de fazer barulho quando as duas partes estão próximas, mas o portão ainda está aberto. Isso é algo que precisa ser testado e corrigido!

Uma outra opção bastante eficiente para ampliar a segurança das casas, condomínios e prédios, é o uso de fechaduras eletrônicas, que podem , inclusive, ser combinadas com alarme sensor magnético.

 

Sugestão de leitura: Você pode integrar segurança e tecnologia em seu imóvel aprendendo Como montar uma casa inteligente nesta matéria.

 

Onde encontrar dispositivos de alarme sensor magnético?

E aí, já escolheu quais dispositivos de segurança residencial você vai usar para proteger sua família?

Se ainda tem dúvidas, pode ser importante conversar com um profissional da área, que além de indicar as melhores opções de itens de segurança, vai criar um projeto que indica os melhores pontos de instalação. 

 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra um departamento completo de Segurança e Comunicação e um departamento de Alarmes e Sensores de Presença, com as melhores ofertas do mercado. Confira as opções de Fechaduras Elétricas, Alarmes, Porteiro Eletrônico, Vídeo Porteiro e mais. 

Tudo isso sem você precisar sair de casa!  Você pode fazer suas compras no site com toda comodidade e segurança e receber os produtos onde estiver. Aproveite!

 

Edição por Murilo Bonício e Camila Alexandrino