Leitura: 7 min

Veja como manter a água da piscina sempre limpa e utilizável

Aprenda como conservar a água da piscina sempre limpa e utilizável durante todo o verão e proteger a água de contaminações e algas
Aprenda como conservar a água da piscina sempre limpa e utilizável durante todo o verão e proteger a água de contaminações e algas Como conservar a água da piscina? Essa é uma dúvida comum de quem tem piscina em casa. Afinal, a água que você usou para enchê-la é um investimento que deve ser preservado. Ao contrário do que muita gente acha, uma piscina não é esvaziada com muita frequência. Para mantê-la sempre limpa e utilizável, basta seguir algumas dicas que vamos dar aqui neste post. A limpeza periódica da água da piscina com produtos específicos também vai ajudar a prolongar a vida útil e a qualidade da água. Continue lendo e aprenda as dicas e boas práticas de como conservar a água da piscina:

7 dicas de como conservar a água da piscina

Sua piscina provavelmente é o ponto de encontro da família no verão, não é mesmo? Para não desapontar os de casa e nem as visitas, aprender como conservar a água da piscina é fundamental.

Os cuidados de manutenção são bastante simples e você mesmo pode mantê-los. Se tiver dúvidas quanto às misturas de produtos químicos, um especialista em limpeza de piscina pode ajudá-lo nessa parte. 

Abaixo lista sete coisas que você pode fazer para manter a água cristalina e limpinha para aproveitar muito os dias de calor.

cuidados-limpeza-piscina

1. Cubra a piscina com lona protetora ou térmica

Piscina de fibra, de plástico, de lona, de concreto armado ou alvenaria, de vidro. Todos os tipos de piscina precisam de cuidados para manter a água sem mal cheiro, bactérias e possíveis doenças. Então durante o período em que a piscina ficar inativa como no inverno, por exemplo, o primeiro cuidado de como conservar a água da piscina é cobrir a piscina com uma lona protetora ou térmica. A lona protetora vai isolar a água do ambiente externo, evitando acúmulo de folhas, poeira, bichos mortos, etc. Já a lona térmica consegue manter a temperatura e o volume da água estável, pois também diminui a evaporação.  Ambas devem ser posicionadas bem esticadas em contato com a superfície de água e presas na borda para evitar a entrada de sujidades. Quer construir, mas não tem ideia do investimento?  
Confira também em : Piscina: média de custo para se ter uma
 

2. Tire as sujeiras maiores com a peneira

As próximas dicas de como conservar a água da piscina limpa devem ser mantidas durante a alta temporada de uso. A primeira é usar a peneira para tirar sujeiras pequenas como folhas mortas, flores do jardim, insetos mortos e poeira. Faça essa limpeza sempre antes de usar a piscina para evitar incômodos durante suas horas de lazer.

3. Escove as laterais para evitar acúmulo de lodo

Outro dica de como conservar a água da piscina é escovar as bordas laterais para evitar o acúmulo de resíduos e lodo. Faça a limpeza das laterais com uma escova própria. Se houver detalhes em pastilhas, escove bem os rejuntes para retirar toda sujeira. Esse cuidado é recomendado e mais fácil de ser feito em piscinas com estrutura mais firme como as de fibra, concreto e vidro.  
Leia também em: Qual o melhor rejunte para piscina?
 

4. Faça a limpeza com aspiração periodicamente

A escovação da piscina é um processo de apoio de como conservar a água da piscina. Se a piscina tiver muita sujeira cumulada, é necessário fazer a aspiração dos resíduos depois da escovação. Durante o verão, em que o uso é mais frequente, mantenha a limpeza com aspiração uma vez por semana. No inverno, se a piscina estiver protegida pela lona, é possível conservar a água durante toda estação sem uso, desde que antes tenha sido feito a escovação, aspiração e aplicação dos produtos de tratamento da água.   
Aprenda o passo a passo completo no post: Veja o guia completo de como limpar a piscina em casa
 

5. Limpe o filtro da piscina

As piscinas fixas como as de fibra de vidro ou concreto tem um filtro responsável por barrar sujidades da água da piscina. A limpeza periódica do filtro também ajuda a conservar a água da piscina. Esse passo é executado sempre que é feita a limpeza completa com aspiração. Mas quando a piscina está sendo muito usada, vale a pena checar sempre o filtro depois de passar a peneira na água, por exemplo. Assim, evita-se o acúmulo de resíduos e também garante que o filtro está funcionando e executando sua função corretamente.

6. Faça testes químicos na água

Já falamos da limpeza da estrutura que influencia na manutenção da qualidade da água, agora vamos falar dos cuidados com a água em si. O primeiro passo de como conservar a água da piscina limpa é fazer os testes químicos necessários na água. Será preciso verificar periodicamente:
  • nível de cloro: no mínimo, uma vez por semana
  • pH da água: existe um kit próprio para teste e é feito em conjunto com a verificação do nível de cloro. O pH ideal da água é 7 (em média);
  • grau de alcalinidade da água: também deve ser feito uma vez por semana na alta temporada. Quando alterado, desestabiliza os níveis de pH.
  • presença de metais na água: o teste deve ser feito a cada três meses para verificar a presença de cobre, manganês e ferro na água. Se encontrados, a água deve ser tratada para removê-los.
É possível fazer esses testes sozinho comprando o kit com os materiais de testagem. Mas vale a pena também contratar um especialista em limpeza de piscina para fazer esse trabalho a cada seis meses. 

7. Aplique os produtos de tratamento

Por fim, outra passo importante de como conservar a água da piscina é aplicar os produtos químicos de tratamento da água. O claro é o mais conhecido e importante de se manter em níveis adequados na água, pois ele impede a proliferação de bactérias que podem contaminá-la. Aplique o produto em dias alternados, de preferência, no fim do dia quando a piscina não será usada posteriormente, deixando-o agir até o dia seguinte.  Os algicidas são outro tipo de produto químico que evita o surgimento de algas na água, principalmente nas piscinas maiores. A presença de algas é sempre um indicativo de problema na água e pode torná-la imprópria para banho. Em casos extremos, é necessário esvaziar a piscina para uma limpeza pesada.

Gostou das dicas de como conservar a água da piscina?

Ter uma piscina em casa é um privilégio e um investimento que deve ter a manutenção adequada para que a água tenha o máximo de longevidade. Está construindo ou reformando e planeja incluir uma piscina na sua área externa?  Confira a categoria completa de Piscinas e Acessórios no site da Telhanorte. Aproveite as ofertas do site para comprar sem precisar sair de casa!

Posts relacionados

Na hora de escolher os tipos de acabamentos ideais,...
Fazer uma reforma em casa é um trabalho que,...
A janela basculante é uma opção versátil e elegante...