Leitura: 7 min

Veja como manter a água da piscina sempre limpa e utilizável

Aprenda como conservar a água da piscina sempre limpa e utilizável durante todo o verão e proteger a água de contaminações e algas

 

Como conservar a água da piscina? Essa é uma dúvida comum de quem tem piscina em casa. Afinal, a água que você usou para enchê-la é um investimento que deve ser preservado.

Ao contrário do que muita gente acha, uma piscina não é esvaziada com muita frequência. Para mantê-la sempre limpa e utilizável, basta seguir algumas dicas que vamos dar aqui neste post.

A limpeza periódica da água da piscina com produtos específicos também vai ajudar a prolongar a vida útil e a qualidade da água.

Continue lendo e aprenda as dicas e boas práticas de como conservar a água da piscina:

7 dicas de como conservar a água da piscina

cuidados-limpeza-piscina

Sua piscina provavelmente é o ponto de encontro da família no verão, não é mesmo? Para não desapontar os de casa e nem as visitas, aprender como conservar a água da piscina é fundamental.

Os cuidados de manutenção são bastante simples e você mesmo pode mantê-los. Se tiver dúvidas quanto às misturas de produtos químicos, um especialista em limpeza de piscina pode ajudá-lo nessa parte. 

Abaixo lista sete coisas que você pode fazer para manter a água cristalina e limpinha para aproveitar muito os dias de calor.

1. Cubra a piscina com lona protetora ou térmica

Piscina de fibra, de plástico, de lona, de concreto armado ou alvenaria, de vidro. Todos os tipos de piscina precisam de cuidados para manter a água sem mal cheiro, bactérias e possíveis doenças.

Então durante o período em que a piscina ficar inativa como no inverno, por exemplo, o primeiro cuidado de como conservar a água da piscina é cobrir a piscina com uma lona protetora ou térmica.

A lona protetora vai isolar a água do ambiente externo, evitando acúmulo de folhas, poeira, bichos mortos, etc.

Já a lona térmica consegue manter a temperatura e o volume da água estável, pois também diminui a evaporação. 

Ambas devem ser posicionadas bem esticadas em contato com a superfície de água e presas na borda para evitar a entrada de sujidades.

Quer construir, mas não tem ideia do investimento?

 

Confira também em : Piscina: média de custo para se ter uma

 

2. Tire as sujeiras maiores com a peneira

As próximas dicas de como conservar a água da piscina limpa devem ser mantidas durante a alta temporada de uso.

A primeira é usar a peneira para tirar sujeiras pequenas como folhas mortas, flores do jardim, insetos mortos e poeira.

Faça essa limpeza sempre antes de usar a piscina para evitar incômodos durante suas horas de lazer.

3. Escove as laterais para evitar acúmulo de lodo

Outro dica de como conservar a água da piscina é escovar as bordas laterais para evitar o acúmulo de resíduos e lodo.

Faça a limpeza das laterais com uma escova própria. Se houver detalhes em pastilhas, escove bem os rejuntes para retirar toda sujeira.

Esse cuidado é recomendado e mais fácil de ser feito em piscinas com estrutura mais firme como as de fibra, concreto e vidro.

 

Leia também em: Qual o melhor rejunte para piscina?

 

4. Faça a limpeza com aspiração periodicamente

A escovação da piscina é um processo de apoio de como conservar a água da piscina. Se a piscina tiver muita sujeira cumulada, é necessário fazer a aspiração dos resíduos depois da escovação.

Durante o verão, em que o uso é mais frequente, mantenha a limpeza com aspiração uma vez por semana.

No inverno, se a piscina estiver protegida pela lona, é possível conservar a água durante toda estação sem uso, desde que antes tenha sido feito a escovação, aspiração e aplicação dos produtos de tratamento da água. 

 

Aprenda o passo a passo completo no post: Veja o guia completo de como limpar a piscina em casa

 

5. Limpe o filtro da piscina

As piscinas fixas como as de fibra de vidro ou concreto tem um filtro responsável por barrar sujidades da água da piscina.

A limpeza periódica do filtro também ajuda a conservar a água da piscina. Esse passo é executado sempre que é feita a limpeza completa com aspiração.

Mas quando a piscina está sendo muito usada, vale a pena checar sempre o filtro depois de passar a peneira na água, por exemplo.

Assim, evita-se o acúmulo de resíduos e também garante que o filtro está funcionando e executando sua função corretamente.

6. Faça testes químicos na água

Já falamos da limpeza da estrutura que influencia na manutenção da qualidade da água, agora vamos falar dos cuidados com a água em si.

O primeiro passo de como conservar a água da piscina limpa é fazer os testes químicos necessários na água. Será preciso verificar periodicamente:

  • nível de cloro: no mínimo, uma vez por semana
  • pH da água: existe um kit próprio para teste e é feito em conjunto com a verificação do nível de cloro. O pH ideal da água é 7 (em média);
  • grau de alcalinidade da água: também deve ser feito uma vez por semana na alta temporada. Quando alterado, desestabiliza os níveis de pH.
  • presença de metais na água: o teste deve ser feito a cada três meses para verificar a presença de cobre, manganês e ferro na água. Se encontrados, a água deve ser tratada para removê-los.

É possível fazer esses testes sozinho comprando o kit com os materiais de testagem. Mas vale a pena também contratar um especialista em limpeza de piscina para fazer esse trabalho a cada seis meses. 

7. Aplique os produtos de tratamento

Por fim, outra passo importante de como conservar a água da piscina é aplicar os produtos químicos de tratamento da água.

O claro é o mais conhecido e importante de se manter em níveis adequados na água, pois ele impede a proliferação de bactérias que podem contaminá-la.

Aplique o produto em dias alternados, de preferência, no fim do dia quando a piscina não será usada posteriormente, deixando-o agir até o dia seguinte. 

Os algicidas são outro tipo de produto químico que evita o surgimento de algas na água, principalmente nas piscinas maiores.

A presença de algas é sempre um indicativo de problema na água e pode torná-la imprópria para banho. Em casos extremos, é necessário esvaziar a piscina para uma limpeza pesada.

Gostou das dicas de como conservar a água da piscina?

Ter uma piscina em casa é um privilégio e um investimento que deve ter a manutenção adequada para que a água tenha o máximo de longevidade.

Está construindo ou reformando e planeja incluir uma piscina na sua área externa? 

Confira a categoria completa de Piscinas e Acessórios no site da Telhanorte. Aproveite as ofertas do site para comprar sem precisar sair de casa!

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....