Leitura: 6 min

Como escolher antena de TV digital: passo a passo completo

Defina se o modelo será interno ou externo, escolha o tamanho e priorize a qualidade. Como escolher antena de TV digital e como instalar

Como escolher antena digital? Para ter certeza de fazer uma boa escolha, é importante seguir os seguintes passos: 

  1. Defina se o modelo de antena será interno ou externo, 
  2. Escolha o tamanho da antena,
  3. Priorize a qualidade da antena.

 A antena de TV digital, ou antena UHF, serve para captar o sinal da televisão digital, que hoje é emitido pelas emissoras.

Antes de nos aprofundarmos no processo e nas dicas de como escolher antena TV digital é importante que você entenda que nem toda TV que precisa de antena, precisa de um conversor digital. O conversor só é necessário para televisores que não conseguem traduzir a imagem digital para o aparelho de TV.

A antena pode ser usada em aparelhos que traduzem o sinal digital, mas que precisam de ajuda para melhorar a qualidade do sinal de áudio e imagem captados. 

Veja também: Divisor de sinal de tv digital: o que é e como escolher

Como escolher antena tv digital: 3 passos

A tecnologia nem sempre é algo fácil de entender, mas quando o assunto é como escolher a antena para TV digital, tenha certeza de que esse processo é mais fácil do que você imagina. 

antena-tv-casa-digital-tecnologia
Antena de TV digital interna Foto: portalvidalivre.com/Reprodução)

1. Defina se o modelo de antena será interno ou externo

O primeiro passo de como escolher antena de TV digital é definir se o aparelho será uma antena interna ou externa.

Começando com os contras de cada uma:

  • A antena interna tem menos potência para receber sinal de TV digital
  • A antena tv digital externa é mais trabalhosa para instalação

É recomendado o uso da antena interna:

  • Se mesmo sem antena a sua TV já capta algum sinal da TV digital. Isso quer dizer que é indicada para locais onde a intensidade do sinal digital é médio ou forte, 
  • Quando não é permitida a instalação de uma antena externa,
  • Para quem mora em apartamentos ou espaços pequenos

Uma opção intermediária, entre a antena interna e a externa, é a antena interna amplificada. Ela usa um amplificador para intensificar o sinal captado.

antena-tv-digital-escolher-tecnologia
Antena digital Flemo preta Hitachi (Foto: Acervo Telhanorte)

A antena de TV digital externa capta sinal com mais intensidade do que a antena interna. É uma melhor escolha:

  • Para locais em que o sinal da TV digital é fraco e você precisa de uma capacidade maior para captar o sinal de TV digital;
  • Para quem mora em casas.
antena-digital-tv-tecnologia
Kit antena LOG Digital/HDTV/UHF SL2800K Brasforma (Acervo Telhanorte)

É importante reforçar que a instalação da antena de TV digital externa vai demandar a contratação de um profissional, para garantir a instalação correta e a segurança durante o processo de instalação. Já a antena interna pode ser facilmente instalada por você, seguindo as instruções do fabricante do aparelho de TV e do fabricante da antena.

2. Tamanho da antena 

Você deve considerar esse fator, principalmente, se a sua opção for por uma antena interna. Caso você viva em um apartamento pequeno ou tenha pouco espaço perto da TV, é possível optar por uma antena digital interna pequena.

Na loja virtual da Telhanorte, por exemplo, você encontra dezenas de modelos e tamanhos diferentes para antenas de TV.

3. Qualidade da antena

Não deveria ser preciso falar que a qualidade da antena é um item importante a ser avaliado no processo de como escolher antena TV digital. Não só a qualidade de sinal, mas a qualidade da própria estrutura da antena e dos materiais dos quais ela é feita. 

Principalmente as antenas externas, que lidam com ventos, chuvas e outras mudanças climáticas, além de outras interferências, precisam de uma estrutura robusta, conquistada a partir de materiais de qualidade e montagem de excelência.

Entretanto, considere o fator qualidade também para antenas internas. Lembre-se que um investimento em um material de qualidade pode evitar gastos com trocas de peças e equipamentos.

antena-tv-apartamento-tecnologia
Antena de TV instalada em apartamento (Foto: sabiaescolha.com/Reprodução)

Como colocar uma antena digital? 

A instalação vai variar de acordo com o tipo de antena, como dissemos, antena interna ou antena externa. O passo a passo para a instalação da antena digital interna pequena é mais simples:

  1. Compre a antena de sua preferência;
  2. Descubra o tipo de cabo que vai conectar a antena na TV, por exemplo, cabo HDMI ou coaxial digital;
  3. Confira se há necessidade de adquirir também um conversor digital (se a sua TV é de tubo ou comprada antes de 2012, é possível que seja necessário). No manual da TV você descobre se ela já tem o conversor integrado;
  4. Se precisar de um conversor digital, conecte a antena nele e depois ele à TV; 
  5. Por fim, encaixe o cabo na antena interna e na TV. 

Como você já sabe, a instalação da antena externa é um pouco mais complicada e a indicação geral é que você contrate um especialista. O fator segurança deve ser considerado e uma vez que é difícil que pessoas comuns tenham os itens de EPI necessários para a instalação da antena no telhado, por isso, reforça-se a necessidade de um profissional preparado.

Além disso, o profissional saberá colocar a antena da TV digital externa na direção do satélite e puxar o cabo até o conversor ou a TV. Esse é um investimento que vale a pena para garantir que o equipamento funcione perfeitamente e que ninguém saia ferido.

Leia mais em: Como escolher suporte para TV: 5 dicas para não errar

Onde comprar antena digital interna e externa? 

Com todas essas dicas de como escolher antena da TV digital agora é só fazer sua compra e melhorar o sinal de áudio e imagem que você recebe na sua TV.  Com  uso da antena para TV digital você não precisa se preocupar em contratar um serviço de TV a cabo, por exemplo, e poderá aproveitar todos os benefícios da tecnologia digital.

Na loja virtual da Telhanorte temos um setor completo, com variados tipos e modelos de antena para TV digital. Confira todas as promoções do departamento de TV e acessórios, com tomadas para antena e suporte para TV. Lembre-se também de adquirir o cabo HDMI ou coaxial.

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....