Leitura: 6 min

Saiba tudo sobre o soprador térmico

Aprenda como usar o soprador térmico com segurança, seguindo todos os cuidados antes, durante e depois do uso!

Precisa agilizar seus trabalhos manuais? Aprender como usar o soprador térmico vai ser uma mão na roda, para ter mais eficiência e rapidez. Ferramentas elétricas e manuais como essa são muito utilizadas em trabalhos de pintura, mecânica, soldagem, serigrafia, entre outras áreas. O ar quente do soprador térmico auxilia na secagem, selagem e no derretimento de soldas, ajudando em pequenos trabalhos domésticos e também nos serviços profissionais. Quer saber como usar o soprador térmico com segurança? Aprenda como se preparar e os cuidados para manipular a ferramenta.  

Para que serve o soprador térmico?

O soprador térmico é uma ferramenta elétrica e possui uma resistência interna que aquece e, consequentemente, esquenta o ar gerado pelo motor, que vai agir sobre a superfície trabalhada. A ferramenta tem opções de regulagem de temperatura, variando, geralmente, entre 350º C a 600º C, a depender da marca.  
soprador-ferramenta-termico-calor-removedor
O soprador também serve para aplicar insulfilm em carros (Foto: Scuto / Reprodução)
  Além disso, os sopradores térmicos vêm com diferentes opções de bocais e intensidade, para auxiliar em vários tipos de trabalhos, dando mais funcionalidade para a ferramenta. O soprador térmico pode ser usado para: – tirar tintas e esmaltes velhos de paredes e de outras superfícies em reformas; – auxiliar na secagem de tintas e vernizes em móveis; – remodelar canos de PVC;  – aplicar películas protetoras insulfilm em vidros de carros; – secar pinturas automotivas; – dilatar peças mecânicas; – soltar peças enferrujadas como porcas e parafusos; – descongelar tubos e canos hidráulicos, entre outros.   O soprador térmico tem o formato de pistola, o que facilita a aplicação direcionada do ar quente, aquecendo onde realmente é necessário.  
Leia mais em:  10 ferramentas essenciais para ter em casa
 

Passo a passo: como usar o soprador térmico

Para obter o melhor desempenho de qualquer ferramenta, é preciso saber como usá-la corretamente. Confira o passo a passo de como usar o soprador térmico abaixo:   1. Escolha um local arejado e bem iluminado, com uma superfície resistente ao ar quente, para evitar acidentes; 2. Conecte o plugue do soprador térmico direto na tomada sem extensões elétricas, de preferência, ou T’s para garantir a segurança no manuseio da ferramenta; 3. Coloque os equipamentos individuais de proteção (EPIs) antes de ligar a ferramenta; 4. Ajuste a temperatura e a velocidade do vento de acordo com o tipo de trabalho que vai ser executado. Cada tipo de soprador térmico tem opções de regulagem de temperatura e velocidade diferentes. Siga as instruções do manual do fabricante para fazer o ajuste correto; 5. Ligue o aparelho e faça movimentos contínuos de cima para baixo ou circulares, evitando ficar com o bocal parado na mesma direção por muito tempo; 6. Caso precise fazer uma pausa no trabalho, use o suporte para apoiar o soprador térmico na vertical com segurança; 7. Ao finalizar o trabalho, desligue o soprador e o remova da tomada. 8. Deixe o soprador térmico na vertical em um local seguro, para que ele esfrie e possa ser guardado na caixa de ferramentas.  
soprador-termico-goodyear
Soprador térmico GY HG – Goodyear (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

Cuidados no uso do soprador térmico

Antes de usar:

– Use luvas de proteção para proteger as mãos de eventuais queimaduras. – Não trabalhe em superfícies molhadas, para evitar choques elétricos e danos na ferramenta. – Ajuste a temperatura e velocidade antes de ligar efetivamente o soprador térmico.  

Durante o uso:

– Não coloque o bocal do soprador térmico para baixo, pois isso tampa a saída de ar, prejudicando o desempenho do aparelho. – Mantenha o soprador sempre na posição horizontal ou com o bocal voltado para cima. – Evite puxar a ferramenta pelo cabo. Coloque uma extensão elétrica em bom estado, se necessário, para obter mais flexibilidade. – Não coloque a mão no bocal do soprador térmico durante o uso, para evitar queimaduras. – Fique atento à posição das mãos, para evitar que o ar quente incida diretamente sobre elas. – Desligue o soprador da tomada, caso precise trocar um acessório.  

Depois do uso:

– Desligue o soprador térmico primeiro no aparelho e depois desconecte o plugue da tomada. – Deixe o soprador na vertical, com o bocal para cima, para que ele esfrie a resistência mais rápido. – Coloque a ferramenta em um lugar seguro, longe de crianças e animais de estimação.  

Limpeza e manutenção do soprador térmico

Conforme o soprador elétrico é usado, a necessidade de limpeza aparece naturalmente. Para mantê-lo funcionando e com bom desempenho, siga as dicas abaixo: – Não limpe a ferramenta com produtos abrasivos, especialmente a parte do bocal que é aquecida. – Evite usar produtos de limpeza com ácido ou cloro na fórmula. – Remova resíduos usando uma flanela seca.  Caso não venha com o produto, compre uma maleta para guardar o soprador térmico e os acessórios como os diferentes bocais, que costumam vir junto com a ferramenta. Assim, o produto fica armazenado em segurança, fica fácil de transportar e você não perde nenhuma peça essencial para o trabalho. É importante também que você leia no manual de instruções os cuidados de limpeza específicos para cada produto.
Veja mais em: Como tirar ferrugem de ferramentas em casa?
Viu como usar o soprador térmico é fácil? Além disso, os cuidados antes, durante e depois do uso e as dicas de limpeza vão prolongar a vida útil dessa ferramenta. Confira a seção completa de Ferramentas Elétricas no site da Telhanorte  
Furadeira e parafusadeira: saiba a diferença!
 

Edição de Vinicius Marques e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...