Como escolher pistola de pintura: guia básico + dicas | Blog Telhanorte
home > Reforma > Como escolher pistola de pintura: guia básico + dicas

Como escolher pistola de pintura: guia básico + dicas

Como escolher pistola de pintura

| Reforma

Seja você um profissional em busca de uma ferramenta de trabalho de qualidade ou alguém que está com um projeto pessoal, como reformar um cômodo ou um móvel, aprender como escolher pistola de pintura pode tornar seu trabalho mais rápido e pode dar ao resultado uma qualidade superior. 

Uma pistola de pintura é uma ferramenta que permite a pintura de superfícies por pulverização. Entre os benefícios do uso de uma pistola para pintura podemos citar: 

 

 

Entretanto existem diferentes tipos de pistola, uma para cada necessidade. Por isso, a seguir, descubra como escolher pistola de pintura para iniciar o seu trabalho!

Como escolher pistola de pintura

A seguir apresentamos as características de cada tipo de pistola para pintura. Aprenda como escolher pistola de pintura, de acordo com usos e necessidades. 

1. Pistola por gravidade

Na pistola de pintura por gravidade o recipiente onde a tinta fica armazenada é encaixado em cima da pistola. Como o próprio nome sugere, por meio da gravidade a tinta escorre para a área da pistola que exerce uma alta pressão e pode ser pulverizada.

Essa alta pressão é exercida pelo compressor, uma outra ferramenta que deve ser acoplada à pistola. Isso quer dizer que, para usar a pistola por gravidade, será necessário ter também um compressor. Por conta da ação da gravidade, não é necessário um compressor muito potente.   

Leia também: Como escolher compressor para pintura: guia completo + dicas

Com todas essas características, a pistola de pintura por gravidade é uma boa opção para reformas domésticas como pintura de portões, janelas e portas (lembre-se que para essas superfícies a tinta indicada é a tinta esmalte), além de boas opções para pintura de paredes. 

Antes de comprar uma pistola de pintura por gravidade verifique informações como: 

 

 

2. Pistola por sucção

Nesse modelo a tinta não “cai” do reservatório, é necessário que ela suba até a área da pistola que onde a pressão será exercida para sua pulverização. 

Devido a gravidade não ser um facilitador do processo, os compressores usados em pistolas de sucção devem ser mais potentes, além disso, geralmente, o desperdício de produto é maior.

É mais indicada para pinturas artísticas em paredes.

Como as pistolas fazem a pulverização da tinta ou verniz? 

Além da divisão entre pistola por gravidade ou sucção, é importante considerar a maneira como as pistolas fazem a pulverização da tinta. Existem três tipos principais:

 

 

Entenda como escolher pistola de pintura de acordo com o sistema de pulverização, a seguir. 

Sistema convencional

O jato da pistola de pintura convencional não é liberado com controle total, isso acontece porque esse sistema permite a mistura do ar comprimido do compressor com a tinta.

O resultado é uma pulverização com bastante névoa e algum desperdício de tinta.

O sistema convencional pode ser encontrado em pistolas por gravidade e também em modelos de sucção. 

Sistema HVLP

O sistema HVLP é encontrado apenas em pistolas que funcionam por gravidade

Elas funcionam a partir de um alto volume de ar comprimido e baixa pressão, diminuindo o desperdício de tinta na pulverização. 

Um ponto de atenção em como escolher pistola de pintura  HVLP está relacionado a compra dos compressores. Eles devem ter uma capacidade de armazenamento de ar acima de 100 litros.

Devido a necessidade de grandes compressores, se você não é um profissional que trabalha constantemente com reformas e construção, talvez o modelo de pistola de pintura com sistema LVLP seja uma opção mais adequada, alinhando custo e benefício. Confira sobre essa opção, abaixo. 

Sistema LVLP

Diferente do sistema HVLP que trabalha com alto volume de ar e baixa pressão, o sistema LVLP trabalha com baixo volume de ar comprimido e baixa pressão

Além de reduzir o desperdício de tinta também é econômico em relação ao uso do ar comprimido. Isso quer dizer que você pode optar por compressores menores e com menores capacidades de ar. Ao invés dos 100 litros exigidos pelo HVLP, você pode optar por uma capacidade de 25 a 50 litros.

Também só podem ser usados em pistolas por gravidade.

Como falamos acima, essa opção é mais interessante para não profissionais. Se você é um profissional da área, talvez o sistema HVLP te ajude a produzir mais em menos tempo. 

Modo de uso correto da pistola 

Agora que você já sabe como escolher pistola de pintura, que tal algumas dicas de como usar a ferramenta? 

  1. Proteja todo o ambiente cobrindo o chão, móveis e demarcando locais em que a tinta deve ser aplicada. Para delimitar a área de aplicação você pode usar uma fita adesiva. 
  2. Dilua a tinta de acordo com as proporções e solvente indicados no manual de uso da pistola.
  3. Conecte o compressor e o reservatório de tinta à pistola.
  4. Ligue e faça um teste de funcionamento com um pedaço de madeira ou papelão.
  5. Ajuste o bico da pistola pulverizadora de acordo com o uso. Vertical para paredes, horizontal para cercas ou circular para bordas e cantos. 
  6. Tinte com a pistola a uma distância de 20 a 25 centímetros da superfície que irá receber a tinta.
  7. Movimente a ferramenta na direção e velocidades constantes para obter uma cobertura uniforme.
  8. Espere a tinta secar como manda o fornecedor.

 

Como escolher pistola de pintura

Onde comprar pistola de pintura?

E aí, aprendeu como escolher pistola de pintura? Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários. 

Agora, onde comprar pistola de pintura? Na loja virtual da Telhanorte você tem acesso a um setor completo de pistolas para pintura com os principais modelos e marcas, como pistola de pintura Schulz, Chiaperini e Black & Decker. 

Além disso, aqui você também encontra um setor de EPI, com luvas, máscaras e óculos de proteção. Equipamentos indispensáveis para o uso da pistola de pintura. 

Aproveite e visite também nosso setor de tintas, faça sua encomenda e receba tudo em casa! Quer mais ofertas? Acesse também o outlet da Telhanorte.