Como escolher soleira de porta: guia completo e definitivo | Blog Telhanorte
home > Portas > Como escolher soleira de porta: guia completo e definitivo

Como escolher soleira de porta: guia completo e definitivo

Como escolher soleira de porta

| Portas

Para começarmos é importante já esclarecer que soleira não é a mesma coisa que rodapé. Soleiras são usadas em desníveis no piso, em momentos de troca de um tipo de revestimento por outro ou ainda na mudança de um ambiente para outro (mesmo que o mesmo piso se mantenha). Aprender como escolher soleira de porta pode representar o sucesso (ou fracasso) do seu projeto de reforma ou construção. 

Como escolher soleira de porta

Fonte: Vivadecora

A seguir, acompanhe nossas dicas de como escolher soleira de porta e onde aplicar o revestimento. Confira também as fotos de soleira de porta para se inspirar!

Onde aplicar a soleira?

As soleiras são usadas, prioritariamente, nas seguintes situações:

 

 

Quando a soleira for usada para dividir ambientes, com o mesmo piso ou com pisos diferentes, é importante colocar a soleira no vão da porta (ou onde a porta será encaixada). Deve ser da largura do batente da porta e fica no chão, delimitando a mudança de ambientes.

A soleira deve estar alinhada ao piso do local de acesso. Por exemplo, deve estar alinhada ao corredor que dá acesso ao banheiro e aos demais quartos. 

A soleira também pode ser usada para delimitar a mudança de um tipo de revestimento para outro, mesmo em ambientes em que não há uma porta para dividir cômodo, por exemplo, em casas com cozinhas americanas (integradas à sala). 

Como escolher soleira de porta

É importante que em todas as ocasiões em que há um desnível, por exemplo, uma sala de jantar em uma altura e uma sala de estar em outra, que a soleira seja aplicada. 

Entretanto, caso toda a sua casa tenha o mesmo piso e o mesmo nível, não é necessária a aplicação da soleira para dividir ambientes. A não aplicação da soleira ajudará na criação de um espaço integrado e mais clean. Entretanto, isso só é verdade em casos em que não há mudança de piso ou desnível. 

Soleiras de portas residenciais

Uma das aplicações mais comuns para a soleira é na porta de entrada das casas, apartamentos e empresas. 

Isso acontece porque, geralmente, os cômodos internos possuem um desnível em relação a área externa, à rua ou ao corredor do prédio. 

Além disso, as soleiras de portas residenciais oferecem um acabamento mais alinhado, contribuindo para o resultado estético final da criação do ambiente. 

Dúvidas de como escolher soleira de porta

Existem muitas dúvidas sobre como escolher soleira de porta. Nós selecionamos as mais comuns e respondemos logo abaixo. Confira!

Melhor cor para a soleiras 

Uma regrinha que você deve memorizar é: a soleira deve combinar com o piso geral da casa. 

Dessa forma, é interessante que você escolha soleiras com cores próximas ao piso. Assim o grande destaque fica no piso e não na soleira. 

Entretanto, se você é mais moderninho e quer colocar essa personalidade no piso da sua casa, pode optar também por  tipos de soleiras contrastantes ao piso. 

Mas saiba que nesse caso as soleiras também vão receber muita atenção. 

Separamos duas fotos de soleira de porta  para que você veja o resultado das duas opções. 

Como escolher soleira de porta

Como escolher soleira de porta

Precisa combinar soleira com bancada?

A soleira não precisa combinar com a bancada, nem no banheiro nem na cozinha. 

Mais uma vez lembre-se de combinar a soleira com o piso. 

Se você se preocupar em combinar a soleira com a bancada pode acabar tendo um corredor com várias soleiras diferentes, o que, definitivamente, não é recomendado. 

Precisa combinar com o peitoril da janela?

Se você estiver construindo do zero a sua casa ou reformando por completo todos os ambientes, é uma boa ideia combinar o peitoril, que fica logo embaixo da janela, com a soleira. Essa combinação ajuda a criar um ambiente esteticamente ainda mais harmonioso. 

Entretanto, caso esteja apenas trocando o piso, em uma reforma mais rápida, não é necessário se preocupar com o peitoril. Esse é apenas um detalhe muito pequeno. 

Escolha a soleira de acordo com o que você espera para o piso do espaço interno e externo ao cômodo. 

Combine a soleira com o piso geral

Quando você fecha a porta de um cômodo, geralmente, a soleira fica para fora desse ambiente, por isso, ela deve combinar com o piso geral da casa. Por exemplo, o piso do corredor. 

Aqui vale o que falamos sobre a combinação da soleira com a bancada: se você combinar a soleira com o piso interno ao cômodo pode criar uma combinação de soleiras estranhas nos espaços comuns da casa. 

Prefira uma soleira neutra para combinar com a área comum e com todos os cômodos em questão. 

Como escolher soleira de porta

Materiais para soleira

Entre os principais materiais para soleira estão: 

 

 

Você encontra diferentes cores e texturas desses materiais e encontra as peças já com as médias padrões das portas e batentes. Dessa forma, a aplicação do revestimento é muito mais simples.

Conheça os diferentes tipos de soleira

Se você criou ambientes com pisos diferentes, seja pisos cerâmicos, piso laminado, piso vinílico, porcelanato, com pedras naturais ou madeira, é importante aplicar nossas dicas de como escolher soleira de porta e definir um modelo que vai contribuir para o acabamento de todos os cômodos da casa. 

O acabamento é fundamental para criar o ambiente que você deseja, no estilo que você sempre sonhou.

Gostou? Então conheça o setor de soleiras de porta da loja virtual da Telhanorte, além dos departamentos de pisos e revestimentos, com rodapés e canaletas. 

Aqui na Telhanorte temos tudo para deixar a sua casa do jeitinho que você sempre quis. Acesse a nossa categoria de pisos e revestimentos e economize ainda mais!