Como fazer uma área gourmet: passo a passo + exemplos | Blog Telhanorte
home > Área Externa > Como fazer uma área gourmet: 7 dicas sobre com o que você deve se preocupar + exemplos

Como fazer uma área gourmet: 7 dicas sobre com o que você deve se preocupar + exemplos

Como fazer uma área gourmet

| Área Externa

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto receber os amigos para um jantar, reunir a família em um churrasco e curtir a área externa da sua casa. Por isso, cada vez mais pessoas estão em busca de dicas de como fazer uma área gourmet, seja em casa ou no apartamento. 

Pequenos detalhes fazem toda a diferença nesse espaço da sua casa que pode ser melhor aproveitado com uma reforma simples e com os acessórios certos. 

Como fazer uma área gourmet 

Na prática, para aprender como fazer uma área gourmet moderna e funcional você precisa seguir apenas seis passos:

 

  1. Reforme pisos e revestimentos de acordo com seu estilo.
  2. Instale a iluminação adequada.
  3. Atenção para a cobertura.
  4. Inclua uma bancada e uma churrasqueira no seu projeto.
  5. Organize móveis para tornar o ambiente funcional.
  6. Escolha mesas e cadeiras confortáveis.
  7. Crie um espaço verde.

 

A seguir, vamos apresentar detalhadamente cada uma dessas etapas. Confira!

1. Reforme pisos e revestimentos de acordo com seu estilo

O primeiro passo é organizar o ambiente, tirando tudo o que não vai fazer parte do local e pensando sobre o estilo que você deseja para o local. 

Quando falamos de decoração, os pisos e revestimentos são itens essenciais para alcançarmos o estilo que estamos buscando. 

Desde áreas com elementos mais rústicos até uma varanda super moderna, é importante considerar os revestimentos que vão te ajudar a alcançar o resultado final. 

Uma ideia para ambientes com uma pegada mais “casa de campo” é criar uma parede de tijolinhos rústico aparente ou mesmo de revestimentos como o azulejo hidráulico (também conhecido como azulejo português). 

No chão, opte por pisos que sejam antiderrapantes e fáceis de limpar. Alguns tipos de porcelanato externos podem ajudar a atender a essa demanda, além de deixarem o ambiente mais atual e lindo!

Como fazer uma área gourmet

Fonte: Viva Decora

2. Instale a iluminação adequada

A iluminação externa é um fator importante para criar um ambiente que pode ser usado a qualquer hora com segurança.

Considere o tamanho do espaço para definir o número de lâmpadas necessárias

Em caso de uma área gourmet junto ao jardim, pode ser interessante usar spots de luz que iluminem, não apenas o local de convivência, como também as árvores e plantas. 

Tudo isso contribui para o clima de descontração tão característico desse ambiente, sem deixar de lado a sofisticação e a elegância. 

Para saber mais sobre o tipo de iluminação ideal para esse ambiente indicamos que acesse o artigo Dicas de iluminação para ambientes: tipos e modelos para todos os cômodos da casa!”.

Uma outra dica de como fazer uma área gourmet ter ainda mais personalidade com o uso da iluminação é usar lustres e pendentes sobre a bancada de apoio da área ou sobre a mesa de confraternização. 

Como fazer uma área gourmet

Fonte: Casa de Valentina

3. Atenção para a cobertura

Se o espaço onde você deseja construir uma área gourmet já tem cobertura, ótimo! Caso não, é interessante que você invista em uma. 

Pode ser um toldo retrátil, uma cobertura de acrílico ou vidro ou mesmo a construção de um telhadinho. 

Seja para proteção da chuva ou do sol, a cobertura vai ajudar você a criar um ambiente mais aconchegante. 

Uma dica extra de como fazer uma área gourmet é tomar cuidado com as telhas que serão usadas na cobertura para que você não crie um ambiente abafado. 

Caso necessário invista em ventiladores de teto ou outros acessórios para climatizar o ambiente. 

Como fazer uma área gourmet

Fonte: Homify

4. Inclua uma bancada e uma churrasqueira no seu projeto

Ao aprender  Como fazer uma área gourmet é importante que você considere a praticidade do ambiente. Isso porque a ideia é que tudo aconteça ali. Nada de ficar na cozinha enquanto os convidados se divertem “lá fora”. 

Uma bancada vai te ajudar muito a organizar os comes e bebes e pode até servir como mesa ou aparador. Lembre-se também de inserir no ambiente uma pia e até um fogão, se possível.  

Se for fã de churrasco, uma churrasqueira completa o ambiente com um toque prático e agregador. 

Quer ir além? Então, que tal considerar uma chopeira e um forno a lenha? 

O primeiro passo é entender o que você usa quando recebe amigos, o que você gosta de cozinhar, que tipo de comida geralmente come e aí montar o ambiente como for do seu agrado! 

Como fazer uma área gourmet

Fonte: Top Buzz

5. Organize móveis para tornar o ambiente funcional

Mais uma vez a palavrinha funcionalidade surge por aqui. A ideia de uma área gourmet para churrasco ou para qualquer outro tipo de encontro está relacionada a praticidade e descontração e não a jantares formais na sua casa. 

Por isso, ter tudo a mão é algo que deve ser considerado ao montar esse espaço tão querido da casa. 

Móveis planejados são uma ótima forma de aproveitar todo o espaço, mas você também pode adaptar alguns móveis prontos. O importante é criar um ambiente bonito e funcional. 

Como fazer uma área gourmet

Fonte: Tua Casa

6. Escolha mesas e cadeiras confortáveis

Conforto também é uma das palavrinhas de ordem ao fazer uma área gourmet. Caso seu espaço seja reduzido invista em uma mesa e cadeiras confortáveis e use cadeiras altas para a bancada, assim você cria mais opções de assento. Uma outra boa opção é distribuir puffs pelo local, deixando o ambiente ainda mais divertido. 

Caso você tenha mais espaço, pode incluir alguns sofás no projeto, oferecendo ainda mais conforto às suas visitas. 

Como fazer uma área gourmet

Fonte: Assim eu gosto

Como fazer uma área gourmet

Fonte: DecorSalteado

7. Crie um espaço verde

Plantas combinam muito com áreas gourmet. Além de ajudarem na decoração também são boas opções para manter a casa fresca no verão

Se você não tem muito tempo ou não sabe cuidar de plantas invista em tipos fáceis de cuidar como Espada de São Jorge e Samambaias.

Vasos de flores em cima da mesa também são ótimos aliados para criar um ambiente aconchegante. 

Como fazer uma área gourmet

Fonte: Casa de Valentina

Além das plantas, lembre-se de decorar o ambiente com quadros, almofadas, vasos, espelhos e itens que vão dar mais personalidade para o local. 

Agora que você já sabe como fazer uma área gourmet, que tal começar a colocar a mão na massa? Aqui na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor de Decoração com tapetes e cortinas, almofadasluminárias, molduras decorativas e placas decorativas

Além disso, um departamento completo de pisos e revestimentos, tintas, iluminação externa e tudo o que você precisa para a sua obra. Acesse nossa loja virtual e comece a fazer suas escolhas! Receba tudo em casa com segurança.