Como fazer a hidráulica do banheiro: passo a passo | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Como fazer a hidráulica do banheiro: passo a passo

Como fazer a hidráulica do banheiro: passo a passo

torneira-banheiro

| Banheiro

Vai começar a construção da casa e não sabe o que é preciso conferir na hidráulica do banheiro? Então se ligue nesse passo a passo completo que vai te ajudar

 

Para começar uma obra é preciso fazer um planejamento, pois cada detalhe é importante para evitar futuros problemas. Se você chegou até essa matéria, é porque se preocupa com o assunto e aqui é o lugar certo para encontrar as melhores dicas!

Uma das etapas mais importantes da construção é a hidráulica, afinal, ter uma descarga e torneira que funcionem, além de um chuveiro quentinho e com boa regulagem de água são fundamentais. Nesse guia trouxemos um passo a passo de como você pode fazer a hidráulica do seu banheiro da forma correta. Continue lendo para saber mais!

 

Leia também: Aprenda a desentupir o encanamento de forma simples

 

Como fazer a hidráulica do banheiro

A primeira coisa que você deve saber antes de começar é o que é instalação hidráulica. Esse é o sistema que fornece abastecimento, distribuição e escoamento de água nas residências. Sua função é captar, transportar e armazenar o líquido.

Em um projeto hidráulico, você pode encontrar a caixa d’água, as redes de distribuição de água fria e quente, a coleta de esgoto e águas pluviais. Pelo grau de dificuldade que demandam, é importante consultar um profissional especializado para garantir que todo o projeto esteja de acordo com as especificações determinadas pelas normas técnicas.

Quando bem feito, um projeto arquitetônico deve ter definido onde e como serão usados os pontos de distribuição de água na casa. Com uma planta baixa do imóvel, é possível saber onde serão instalados chuveiros, pias, ralos, registros e outros itens importantes para o projeto. Tubulações, caixas d’água e outras conexões devem constar no projeto também para que, no futuro, não se quebre uma parede onde um cano esteja instalado.

 

1. Caixa d’água

Ela é importante para a instalação hidráulica da casa toda e não apenas no processo de como fazer hidráulica de banheiro. Dentro dessa etapa alguns passos são importantes, entre eles:

– instale o kit de cavalete para a ligação do medidor de água do local até o medidor de água — hidrômetro — da empresa que distribui o recurso.  O cavalete serve para ligação do medidor de água da empresa que distribui o recurso até a caixa d’água da residência.

– acomode a caixa d’água no ponto mais alto da casa;

– conecte o cavalete e a caixa d’água;

– use o sistema de tubulação que vai levar a água do hidrômetro até a caixa d’água;

– Instale a boia de nível dentro da caixa d’água e o registro na saída de água da caixa;

– inclua também uma saída para limpeza e um ladrão;

– uma saída deve ser reservada para um cano com 1 e 1/2 polegada, caso o vaso sanitário utilize uma válvula hydra e outra para um cano de 3/4″ para o resto da casa.

 

mapa-hidráulico-banheiro-válvula-hydra

Mapa hidráulico do banheiro com instalação de válvula Hydra (Foto: Bárbara Silvério / Reprodução)

 

Você pode optar por usar duas ou mais ligações para a saída de água, de acordo com o seu projeto. Criando uma saída para o chuveiro e pia de banheiro, e outra para a caixa acoplada para bacia, por exemplo.

 

2. Registro e tubulação

Nesta etapa é hora de adaptar a tubulação que conecta a caixa d’água ao restante da casa: banheiro, cozinha e lavanderia, tanques, área externa e outros cômodos. Insira um registro na saída das tubulações.

Para vasos sanitários com caixa de descarga, você pode usar uma tubulação que sai da caixa d’água com ¾ de polegada. Já para os modelos com válvula de pressão, prefira o tubo de l e ½ polegada. O restante do sistema hidráulico pode ser com tubulação de ¾” ou você poderá reduzir para ½” em itens como a pia do banheiro, o lavatório e o bidê.

mapa-hidráulica-banheiro

Distribuição de registros hidráulicos no banheiro (Foto: Guia do construtor / Reprodução)

 

3. Tubos de esgoto e ralos

Já abordamos o tema da tubulação no tópico acima, mas quando falamos sobre como fazer hidráulica de banheiro, há de se considerar a tubulação de esgoto e os tipos de ralos para banheiro. Todos os tubos, principalmente os do piso, devem ser instalados antes do acabamento, ou seja, antes da instalação de pisos, porcelanatos e revestimentos para banheiro.

Lembre-se de conectar esses tubos aos ralos sifonados que evitam a proliferação dos maus odores provenientes do esgoto que sai desse ambiente da casa. Neste tópico algumas dicas também são necessárias:

– coloque uma camada de, no mínimo, 8 cm de concreto magro sobre o chão, para formar o contrapiso;

– o vaso sanitário deve usar tubos de 100 mm;

– lembre-se de criar o caimento correto para escoar a água. O caimento ideal é de 2% e o mínimo é de 1%.

 

mapa-esgoto-sanitário

Mapa de esgoto sanitário (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Para a instalação dos itens hidráulicos que compõem as instalações de esgoto de um banheiro, como pias e afins, é necessário seguir algumas regras de altura em relação ao chão (onde está parte da tubulação). Algumas dessas regras são:

– 30 cm – Vaso sanitário

– 50 cm – Banheira

– 60 cm – Lavatório

– 15 cm – Bidê

– 210 a 239 cm – Chuveiro

– 120 cm – Descarga comum

– Em relação à instalação hidráulica, incluir 20cm para ponto de água da caixa acoplada.

Observação: as alturas indicas acima consideram o piso já pronto. Por isso, ao fazer a instalação antes do acabamento do piso, adicione 5 cm nos valores apresentados. As tubulações da parede precisam ter um cuidado especial para o uso de conexões que evitem os vazamentos.

 

Veja mais em: Veja o guia completo e saiba tudo sobre hidráulica

 

4. Planta hidráulica

Assim como a planta geral da sua casa, também conhecida como planta arquitetônica, a planta hidráulica é um projeto que permite a análise de como ficarão as instalações hidráulicas do banheiro.

Ela é fundamental para a garantia de que o posicionamento de cada item está de acordo com o que você idealizou. Além disso, é um guia que registra a comunicação entre os profissionais que estão auxiliando a obra, como engenheiro, arquitetos, pedreiros e bombeiros hidráulicos.

mapa-esquema-hidráulico

Mapa do esquema hidráulico (Foto: Suzuki Arq / Reprodução)

 

Materiais usados na construção da hidráulica de banheiro

Como você viu acima, muitos materiais serão usados durante as etapas de como fazer hidráulica de banheiro, entre eles:

– kits com cavaletes prontos;

– resistência da tubulação

boia com registro;

– tubulação de metal ou PVC;

torneiras;

pias de banheiro;

ralos e grelhas;

vasos sanitários e assentos;

chuveiros ou duchas.

 

Além dos itens de hidráulica, você também precisará acrescentar em sua lista de compras:

cimento;

pisos e revestimentos;

argamassa;

tintas;

acessórios para pintura.

 

Na Telhanorte, você encontra tudo o que precisa dentro de nosso departamento completo de banheiro ou de hidráulica. Agora que você já sabe como fazer hidráulica de banheiro, faça sua lista de itens e peça tudo na loja virtual da Telhanorte. Sem sair de casa, você poderá fazer seu orçamento e ainda ter acesso a condições super especiais com o cartão Telhanorte. Receba tudo no endereço que você desejar!

 

Edição de Camila Alexandrino e Vinicius Marques