Leitura: 6 min

Aprenda o passo a passo de como instalar bidê de banheiro

Está construindo ou reformando seu banheiro e planeja colocar um bidê, mas quer saber antes o passo a passo de como instalar bidê de banheiro? Então você chegou ao post certo

  O bidê é um item que sempre gera uma certa controvérsia. Primeiro, por causa do espaço, pois é uma louça extra no ambiente. Segundo, porque nem todo mundo aprova a funcionalidade do item, considerando-o até anti-higiênico. Porém, o bidê facilita sim a higiene íntima tanto dos adultos quanto de crianças e idosos que preferem se limpar com água após o uso do vaso sanitário. Além disso, o bidê é mais rápido do que um banho, ajudando no conforto e bem estar de todos. Continue lendo e entenda como instalar bidê de banheiro.  

Guia de como instalar bidê de banheiro

banheiro-com-bide-flutuante   Se você está construindo, planejar um bidê no banheiro é mais fácil do que em uma reforma. Isso porque é necessário ter os canos de escoamento e de abastecimento de água esquematizados na rede hidráulica. Outro detalhe importante é se o bidê vai ter apenas regulagem de temperatura (com água quente e fria) ou apenas água fria. Dessa forma, dependendo da estrutura do banheiro será necessário fazer alguns ajustes no encanamento. Essa escolha também vai influenciar no tipo de torneira/misturador. Existem modelos de bidê: – com as torneiras separadas (uma para água fria e outra para água quente. Nesse caso, a regulagem de temperatura da água é feita manipulando as duas manualmente); – com torneira única, só para água fria; – com misturador único que regula a água quente e fria na mesma alavanca.  Outro detalhe importante antes da instalação é o posicionamento do bidê. Ao construir, planeje desde o início onde ele vai ficar. De preferência, mantenha a peça ao lado do vaso para facilitar a movimentação de um para o outro. As louças sanitárias podem ficar na área comum ou ter uma área reservada com porta, dando mais privacidade para o momento da higiene íntima.   

Como instalar bidê de banheiro

Para não correr risco de instalar bidê de banheiro errado, peça para um bombeiro hidráulico te auxiliar no passo a passo.  Abaixo resumimos os principais pontos de como instalar bidê de banheiro: 1. Faça os três ou dois furos necessários para a entrada e para o escoamento de água. Se o sistema tiver duas temperaturas, serão duas entradas de água — uma para a fria e outra para a quente. Já se tiver apenas água fria, vai ser preciso de apenas uma entrada de água. 2. Posicione todas as peças de ajuste nos canos da parede e de escoamento e também nos tubos que sairão da louça do bidê. Deixe-os no ponto para o encaixe final. 3. Alinhe a louça do bidê com o vaso (use o nivelador e a trena) e marque o desenho da base da louça e os furos laterais com a ajuda de um lápis. 4. Coloque a peça do bidê de lado. Com a ajuda de uma furadeira, fure o chão e coloque as buchas que vão encaixar os pinos laterais. 5. Posicione a louça do bidê de acordo com a marcação do chão e faça a fixação dos pinos laterais para “grudar” a louça no lugar.  
instalacao-bide-agua-fria
Altura e distância dos canos para a fixação correta dos tubos. Foto: JRRIO.
  6. Encaixe os tubos do bidê nas respectivas entradas de água e também na saída de esgoto. Use fita veda rosca para facilitar o processo e evitar vazamentos. 7. Aplique um silicone selante nas bordas da base da louça do bidê para reforçar a fixação da peça no chão. Pronto! Espere o tempo de secagem do selante para fazer o teste do sistema. Abra o registro de água e teste a torneiras, a regulagem de temperatura da água (se houver) e o escoamento. Veja também se não está acontecendo nenhum vazamento nos tubos.  DICA: se você realmente não gostar ou não tiver espaço para o bidê, instale a ducha higiênica no lugar. Ela fica discreta do lado do vaso, facilitando o acesso para fazer a higiene.   bide-banheiro-com-tampa
 Leia também: Como fazer hidráulica de banheiro

Tipos de de bidê

O passo a passo acima de como instalar bidê de banheiro é feito para os bidês de chão. A instalação varia de acordo com o tipos de bidê. São eles: – Bidê de chão: o bidê tradicional, fixado no piso; – Bidê suspenso: tem um design mais moderno e dá a impressão de que a louça está “flutuando” no ar. O encanamento precisa de ajuste especial, já que as saídas da tubulação vem na parede. – Bidê eletrônico: é um sistema mais moderno e mais caro, onde o sistema do bidê é embutido no louça do vaso, ajudando a economizar espaço.   bide-banheiro-bicolor  

Vantagens do bidê de banheiro 

Apesar de ser um item controverso, instalar um bidê de banheiro tem sim suas vantagens. São ela: – fazer a higiene íntima adequada após o uso do vaso sanitário; – economizar tempo, pois um banho demora mais que o uso do bidê; – facilitar o dia a dia de idosos ou de pessoas portadoras de necessidades especiais; – auxiliar na higiene das crianças de forma rápida.   bide-banheiro-padrao   Destacamos também alguns detalhes estéticos como vantagens: – variedade de formatos: oval tradicional, redondo, mini bidê, entre outros;  – diversas opções cores: que vão combinar com o restante da decoração do banheiro; – tipos de acabamento diferentes: existe, inclusive, bidês com revestimento antibacteriano. Com um bom planejamento de obra você pode incluir o bidê do layout do seu banheiro e aproveitar todos os seus benefícios.  DICA: não coloque bidê no lavabo. Deixe a peça para o banheiro da família para ter um controle de uso mais eficiente e privado.  

Entendeu como instalar bidê de banheiro funciona?

Agora que você sabe como instalar bidê de banheiro, os tipos e as vantagens da peça, pode escolher um para colocar na sua casa. Confira todas as ofertas da seção de Bidê no site da Telhanorte e faça o pedido completo com todos os itens necessários para instalação. Precisa de outros materiais? Aproveite as ofertas completas da seção de Banheiro e aproveite para fazer seu pedido online!

Edição: Thais Junqueira

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...