Como instalar bidê de banheiro: GUIA prático em 7 passos | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Como instalar bidê de banheiro: aprenda o passo a passo

Como instalar bidê de banheiro: aprenda o passo a passo

como-instalar-bide-banheiro-2

| Banheiro

Está construindo ou reformando seu banheiro e planeja colocar um bidê, mas quer saber antes o passo a passo de como instalar bidê de banheiro? Então você chegou ao post certo!

O bidê é um item que sempre gera uma certa controvérsia. Primeiro, por causa do espaço, pois é uma louça extra no ambiente. Segundo, porque nem todo mundo aprova a funcionalidade do item, considerando-o até anti-higiênico.

Porém, o bidê facilita sim a higiene íntima tanto dos adultos quanto de crianças e idosos que preferem se limpar com água após o uso do vaso sanitário.

Além disso, o bidê é mais rápido do que um banho, ajudando no conforto e bem estar de todos. Continue lendo e entenda como instalar bidê de banheiro.

Guia de como instalar bidê de banheiro

banheiro-com-bide-flutuante

Se você está construindo, planejar um bidê no banheiro é mais fácil do que em uma reforma. Isso porque é necessário ter os canos de escoamento e de abastecimento de água esquematizados na rede hidráulica.

Outro detalhe importante é se o bidê vai ter apenas regulagem de temperatura (com água quente e fria) ou apenas água fria. Dessa forma, dependendo da estrutura do banheiro será necessário fazer alguns ajustes no encanamento.

Essa escolha também vai influenciar no tipo de torneira/misturador. Existem modelos de bidê:

– com as torneiras separadas (uma para água fria e outra para água quente. Nesse caso, a regulagem de temperatura da água é feita manipulando as duas manualmente);

– com torneira única, só para água fria;

– com misturador único que regula a água quente e fria na mesma alavanca. 

Outro detalhe importante antes da instalação é o posicionamento do bidê. Ao construir, planeje desde o início onde ele vai ficar.

De preferência, mantenha a peça ao lado do vaso para facilitar a movimentação de um para o outro. As louças sanitárias podem ficar na área comum ou ter uma área reservada com porta, dando mais privacidade para o momento da higiene íntima. 

Como instalar bidê de banheiro

Para não correr risco de instalar bidê de banheiro errado, peça para um bombeiro hidráulico te auxiliar no passo a passo. 

Abaixo resumimos os principais pontos de como instalar bidê de banheiro:

1. Faça os três ou dois furos necessários para a entrada e para o escoamento de água. Se o sistema tiver duas temperaturas, serão duas entradas de água — uma para a fria e outra para a quente. Já se tiver apenas água fria, vai ser preciso de apenas uma entrada de água.

2. Posicione todas as peças de ajuste nos canos da parede e de escoamento e também nos tubos que sairão da louça do bidê. Deixe-os no ponto para o encaixe final.

3. Alinhe a louça do bidê com o vaso (use o nivelador e a trena) e marque o desenho da base da louça e os furos laterais com a ajuda de um lápis.

4. Coloque a peça do bidê de lado. Com a ajuda de uma furadeira, fure o chão e coloque as buchas que vão encaixar os pinos laterais.

5. Posicione a louça do bidê de acordo com a marcação do chão e faça a fixação dos pinos laterais para “grudar” a louça no lugar.

instalacao-bide-agua-fria

Altura e distância dos canos para a fixação correta dos tubos. Foto: JRRIO.

6. Encaixe os tubos do bidê nas respectivas entradas de água e também na saída de esgoto. Use fita veda rosca para facilitar o processo e evitar vazamentos.

7. Aplique um silicone selante nas bordas da base da louça do bidê para reforçar a fixação da peça no chão. 

Pronto! Espere o tempo de secagem do selante para fazer o teste do sistema.

Abra o registro de água e teste a torneiras, a regulagem de temperatura da água (se houver) e o escoamento. Veja também se não está acontecendo nenhum vazamento nos tubos. 

DICA: se você realmente não gostar ou não tiver espaço para o bidê, instale a ducha higiênica no lugar. Ela fica discreta do lado do vaso, facilitando o acesso para fazer a higiene.

bide-banheiro-com-tampa

>>> Leia também: Como fazer hidráulica de banheiro: Tutorial + lista de itens

Tipos de de bidê

O passo a passo acima de como instalar bidê de banheiro é feito para os bidês de chão. A instalação varia de acordo com o tipos de bidê. São eles:

Bidê de chão: o bidê tradicional, fixado no piso;

Bidê suspenso: tem um design mais moderno e dá a impressão de que a louça está “flutuando” no ar. O encanamento precisa de ajuste especial, já que as saídas da tubulação vem na parede.

Bidê eletrônico: é um sistema mais moderno e mais caro, onde o sistema do bidê é embutido no louça do vaso, ajudando a economizar espaço.

bide-banheiro-bicolor

Vantagens do bidê de banheiro 

Apesar de ser um item controverso, instalar um bidê de banheiro tem sim suas vantagens. São ela:

– fazer a higiene íntima adequada após o uso do vaso sanitário;

– economizar tempo, pois um banho demora mais que o uso do bidê;

– facilitar o dia a dia de idosos ou de pessoas portadoras de necessidades especiais;

– auxiliar na higiene das crianças de forma rápida.

bide-banheiro-padrao

Destacamos também alguns detalhes estéticos como vantagens:

– variedade de formatos: oval tradicional, redondo, mini bidê, entre outros; 

– diversas opções cores: que vão combinar com o restante da decoração do banheiro;

– tipos de acabamento diferentes: existe, inclusive, bidês com revestimento antibacteriano.

Com um bom planejamento de obra você pode incluir o bidê do layout do seu banheiro e aproveitar todos os seus benefícios. 

DICA: não coloque bidê no lavabo. Deixe a peça para o banheiro da família para ter um controle de uso mais eficiente e privado.

Entendeu como instalar bidê de banheiro funciona?

Agora que você sabe como instalar bidê de banheiro, os tipos e as vantagens da peça, pode escolher um para colocar na sua casa.

Confira todas as ofertas da seção de Bidê no site da Telhanorte e faça o pedido completo com todos os itens necessários para instalação. 

Precisa de outros materiais? Aproveite as ofertas completas da seção de Banheiro e aproveite para fazer seu pedido online!