Leitura: 6 min

Como instalar exaustor no banheiro: guia sem erros

Saiba como instalar exaustor no banheiro e quais são as ferramentas, cuidados e a preparação necessária para fazer a instalação correta.

Quer melhorar a ventilação do banheiro ou criar uma saída de ar no cômodo? Aprender o passo a passo de como instalar um exaustor no banheiro é a alternativa mais utilizada nesses casos. Quando alguém precisa usar o banheiro em seguida de outra pessoa pode gerar um certo desconforto, principalmente, quando só existe um banheiro na casa. Para amenizar os odores, instalar exaustores é uma saída simples para evitar esses conflitos e dar mais conforto a todos. Em apartamentos, é comum não ter um basculante como saída externa para ventilar e circular o ar. Nesse caso, os exaustores também podem ser usados para renovar o ar do ambiente. Se identificou com alguma dessas necessidades? Continue lendo e confira como funciona o passo a passo de como instalar exaustor no banheiro.

Passo a passo: como instalar exaustor no banheiro

Para te ajudar a entender o que é necessário para instalar um exaustor no banheiro, descrevemos abaixo um guia com todas as etapas de instalação. Vale destacar de antemão que a execução da instalação deve ser feita por um profissional, pois exige o manuseio de ferramentas elétricas e outros detalhes técnicos para garantir a execução correta. Continue lendo e saiba o que é necessário para fazer esse trabalho:

1. Ferramentas elétricas e manuais necessárias

Além de ferramentas elétricas, também são usadas uma pequena lista de ferramentas manuais. As principais utilizadas são: – esmerilhadeira angular para fazer o furo em cerâmica e azulejo; – lâmina de serra manual (alternativa para abrir o furo em forro de gesso); furadeira para fazer os furos de fixação do exaustor; chave de fenda para fixar os parafusos; – compasso para marcar o diâmetro do furo; fita isolante para isolar a fiação; alicate de bico meia cana.

2. Equipamentos de proteção individual

Nos casos em que para instalar exaustor no banheiro é preciso abrir o buraco em uma parede revestida com azulejo ou porcelanato, será preciso fazer o corte com a esmerilhadeira angular. Essa ferramenta elétrica exige alguns cuidados no manuseio. Por isso, reforçamos aqui a importância da instalação ser feita por um profissional. Para manusear a ferramenta será preciso de: – óculos de proteção; – máscara de segurança; – luvas de vaqueta ou de raspa; – protetor auricular. Já se o furo for feito no teto e o forro for de gesso, fazer o corte será bem mais prático, mas não abra mão do óculos e da luva para evitar que a poeira (mesmo que pouca) caia nos olhos ou que se corte as mãos.

3. Preparação e marcação

O próximo passo de como instalar exaustor no banheiro é fazer a marcação do corte com o compasso. O diâmetro de abertura necessário vem indicado na embalagem do produto e varia de acordo com o tamanho do mesmo.  Para não errar nem para mais e nem para menos, use o compasso para demarcar com precisão o tamanho correto.  Outro detalhe importante da preparação é em relação a posição que o exaustor vai ficar. Tanto para ver se existirá a necessidade de tubulação para conduzir o ar para uma saída externa quanto a proximidade dos fios para realizar a ligação elétrica.  Com esses dois passos concluídos, a instalação pode prosseguir para o próximo passo. 

4. Execução do corte

O próximo passo é executar o corte. Basta seguir a marcação corretamente para abrir o buraco para encaixar o exaustor no teto ou na parede. Tome cuidado e use todos os EPIs necessários. 

5. Conexões elétricas do exaustor

Depois do corte aberto, o próximo passo de como instalar o exaustor no banheiro é fazer as conexões elétricas do aparelho. Neste momento, existem duas possibilidades: – fazer a ligação elétrica individual para o exaustor com um interruptor separado do interruptor de luz; – fazer a ligação elétrica em conjunto com a ligação da luz. Assim, ao ligar a luz do banheiro o exaustor é acionado em conjunto. É importante vedar o fios corretamente com fita isolante para evitar qualquer problema no futuro ou mal contato entre os fios. Importante: escolha um exaustor compatível com a tensão elétrica da sua casa: 127V ou 220V.

6. Fixação do exaustor

Depois de concluída a parte elétrica, basta encaixar o exaustor no buraco da parede. Para isso é necessário fazer os furos com a ajuda da furadeira com a broca correta. Depois, basta parafusar o exaustor corretamente para fixá-lo na posição correta. Concluída essa etapa, finalize encaixando a grande externa para dar o acabamento da instalação.

7. Acabamento externo

Um detalhe importante no processo de como instalar exaustor no banheiro é fazer o acabamento externo. A finalização depende da estrutura do seu banheiro. É possível fazer a conexão direta com o ambiente externo ou precisar encaixar um duto que em alguns modelos de exaustor já vem com o produto para conduzir até a saída externa mais próxima. Outra alternativa é fazer a ligação com tubos de PVC. Em apartamentos e salas comerciais, a ligação geralmente é feita com a tubulação interna. do prédio e é necessário verificar essas especificidades técnicas antes da instalação. Feito o acabamento externo corretamente a instalação está concluída e o exaustor está pronto para usar.  infografico-instalacao-exaustor-para-banheiro

Passo a passo de instalação do exaustor no banheiro. Foto: Solucenter.

Gostou de aprender como instalar exaustor no banheiro?

Com este passo a passo, você pode verificar todos os detalhes técnicos para verificar se a instalação é viável na sua casa e o que é necessário para fazer a instalação. Para completar o seu kit de ferramentas elétricas e manuais, confira as ofertas e os preços do site da Telhanorte. Aproveite para fazer o seu pedido online com segurança e receber seu pedido em casa.

Posts relacionados

Quando se trata do sistema de descarga, a decisão...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...