Como limpar o excesso de rejunte do piso: 5 melhores dicas | Blog Telhanorte
home > Pisos e Revestimentos > Como limpar o excesso de rejunte do piso: 5 melhores dicas

Como limpar o excesso de rejunte do piso: 5 melhores dicas

Como limpar o excesso de rejunte do piso

| Pisos e Revestimentos

O fim de uma obra é um momento emocionante! Seja ela pequena ou grande, quando uma obra começa nós já ficamos contando os dias para que termine. Entretanto, antes de colocar fim a essa etapa e aproveitar o cantinho renovado é preciso limpar toda a bagunça e sujeira que ficou. Uma dúvida muito comum é como limpar o excesso de rejunte do piso

A primeira dica para ter um resultado de qualidade é não demorar para limpar esse rejunte. No máximo 30 minutos após a aplicação é ideal que você elimine o excesso de rejunte do piso. 

Essa prática reduz o risco de manchas no chão e torna a limpeza muito mais fácil. 

Mas, se você está aqui exatamente porque esse tempo passou e você nem se deu conta, não tem problema. Alguns produtos ainda podem te ajudar a reduzir os dados. Na loja virtual da Telhanorte você encontra uma seção com produtos de limpeza pós-obra, incluindo limpador pós-obra para porcelanato.  

Chega de colocar a carroça na frente dos bois e vamos ao passo a passo completo de como limpar o excesso de rejunte do piso. Vamos direto ao ponto com o guia abaixo. 

Como limpar o excesso de rejunte do piso

A limpeza do excesso de rejunte do piso garante que a instalação tenha um resultado de qualidade, evitando manchas no piso ou revestimento e garantindo que a função de rejunte será cumprida, sem grandes dificuldades.

Para aprender como limpar o excesso de rejunte do piso siga o passo a passo, a seguir: 

  1. O processo de limpeza deve acontecer no máximo 30 minutos após a aplicação do rejunte,
  2. Separe um pano limpo e com ele ainda seco remova a “poeira de obra” que geralmente fica no piso, ao redor do rejunte, 
  3. Após essa etapa, umedeça um pano limpo, ou uma esponja limpa, com água limpa e passo sobre o excesso de rejunte, com a finalidade de removê-lo. Não use detergente neutro ou qualquer outro tipo de produto. Para isso espere até a cura total da instalação,
  4. Após a secagem e frisagem elimine o excesso de produto com um pano seco
  5. Depois de 15 dias de aplicação de rejunte, escove o piso com água e detergente neutro e enxágue.

Seguindo essas etapas de como limpar o excesso de rejunte do piso você terá um piso limpo e sem riscos de manchas.

Caso você tenha esperado mais de 30 minutos para realizar a limpeza, o risco de manchas é maior, mas indicamos que siga o mesmo processo.

Produtos específicos para limpeza devem ser usados apenas após a secagem total da instalação. 

Com a instalação 100% pronta você poderá usar produtos de limpeza pós-obra para limpar rejuntes e porcelanatos. 

Como limpar rejunte seco do piso: manutenção pós-obra

Após a finalização da obra é importante manter uma rotina de limpeza do rejunte

Além de ser parte da etapa de acabamento dos revestimentos, os rejuntes possuem a função de vedar o piso, evitando a entrada de sujeira nas frestas. 

Por isso, além de estética, o cuidado com o rejunte também está relacionado a sua finalidade de proteção ao piso. 

Nessa etapa de manutenção é aconselhável o uso de produtos específicos para rejunte. Eles vão ajudar a eliminar todo o tipo de sujeira, mantendo a aspecto natural da peça, sem que você precise investir muito esforço no processo.

Em ambientes como a cozinha, é interessante que você use um produto desengordurante, periodicamente, para garantir a manutenção do espaço. 

Saber o que não usar ao limpar rejunte seco do piso ou do azulejo, por exemplo, também é importante. Evite produtos abrasivos. Eles podem causar manchas que não vão sair mais, tanto no rejunte, quanto no piso ou revestimento

De maneira geral, criar uma rotina de limpeza, que faça a manutenção constante do rejunte, vai evitar que você tenha problemas maiores com a peça e ainda vai garantir que o esforço seja menor a cada sessão de limpeza.

Em casos de rejuntes já manchados e danificados pelo tempo existe a opção de aplicar um rejunte novo! Como? Confira a seguir!

Como aplicar rejunte sobre rejunte?

Mesmo com uma manutenção de qualidade, é provável que com o tempo o rejunte fique encardido e você queira trocá-lo. Para isso não é preciso retirar todo o revestimento nem o piso. 

Será necessário tirar o excesso de rejunte com um raspador. Tome cuidado com  piso e revestimento, para não danificar a peça. 

Aplique o novo acabamento e, por cima, use um selante impermeabilizante.

Para limpar o excesso de rejunte recém aplicado no piso, siga as mesmas instruções que apresentamos acima. 

Os cuidados com a limpeza pós-obra

Como você viu ao longo deste artigo sobre como limpar o excesso de rejunte do piso, é importante se concentrar em cada etapa de limpeza pós-obra. É isso que irá garantir que o piso ou revestimento mantenha o aspecto desejado, sem manchas ou arranhões. 

Manter sua obra limpa a cada etapa, respeitando o tempo de secagem e as necessidades de cada produto, também contribui para o sucesso final de um projeto. Por isso, fique atento no cumprimento de cada etapa. 

Caso você tenha contratado profissionais para te ajudar, converse com eles para garantir que a limpeza será realizada de maneira adequada. 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor completo de produtos de limpeza pós-obra, além de rejuntes, argamassa,  tudo o que você precisa em material de construção e acabamentos, para grandes obras ou pequenas reformas. Aproveite e confira também nosso setor de pisos e revestimentos para a casa toda! 

Faça seu pedido online e receba tudo em casa, com segurança, qualidade e preço baixo.