Leitura: 8 min

Confira como renovar o rejunte do azulejo da sua casa

Quer renovar o rejunte desgastado do azulejo? Aprenda como trocar, pintar ou limpar com receitas caseiras

  O rejunte da parede está encardido e, por mais que você limpe e esfregue, não consegue fazer com que ele volte a ficar novo? Neste post, vamos dar algumas sugestões de como renovar o rejunte, para ajudar você a resolver esse problema tão desagradável!
Rejunte-Weber-Flex--1Kg-cinza-outono-Quartzolit
Rejunte Weber Flex 1Kg cinza outono Quartzolit (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

Importância do rejunte

Além da parte estética, o objetivo principal do uso do rejunte é vedar as junções de revestimentos como: azulejospisosporcelanatospastilhas e pedras diversas. Os rejuntes trazem proteção, impermeabilização (evitando fissuras, dilatações e  infiltrações) e também aumentam a durabilidade do piso ou azulejo.O rejunte também ajuda no alinhamento, compensando alguma irregularidade que o azulejo possa ter.  Outra função importante do rejunte é proteger o azulejo contra os fatores climáticos, como calor e frio extremos. Como o rejunte é maleável, ele permite que as peças de revestimento dilatem ou contraiam, de acordo com o clima, sem que haja rachaduras e atritos.  

Tipos de rejunte

Rejunte cimentício

É o mais utilizado e também o mais barato. Feito à base de areia, cimento, pigmentos para dar a cor desejada, aditivos e polímeros. Ao adicionar água, se transformam em uma argamassa pastosa. Pode ser utilizado tanto em áreas internas e secas (mais recomendável) como também em áreas externasNo caso de áreas externas e úmidas, é recomendável o uso de aditivos, para uma melhor impermeabilização.   

Rejunte acrílico

Rejunte intermediário, de fácil aplicação, o rejunte acrílico possui a composição semelhante à do rejunte cimentício acrescentado da resina acrílica que proporciona um acabamento mais liso, facilitando na limpeza. É utilizado para áreas úmidas ou que tenham contado direto com água, como banheiroscozinhasáreas de serviço, áreas externas, entre outras.  

Rejunte epóxi

É o rejunte de maior resistência e durabilidade, sendo resistente a fungos e compostos químicos. É utilizado normalmente em áreas externas, como piscinas, saunas e fachadas, por se tratar de um rejunte muito impermeável. Ele é usado também em áreas internas que recebem muita água, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.  

Como renovar o rejunte do azulejo

1. Colocando um novo rejunte

Se você deseja um serviço 100% eficaz, o ideal é você colocar um novo rejunte em seus azulejos. Para renovar o rejunte do azulejo, o ideal é utilizar um raspador de rejunte com aço de tungstênio. Se não tiver, pode utilizar uma espátula. Atenção para não danificar o azulejo!   
Raspador-de-rejunte-vermelho-Cortag
Raspador de rejunte vermelho Cortag (Foto: Acervo / Telhanorte)
  Com cuidado, você fará uma raspagem do rejunte velho ou danificado. Utilize um pano úmido ou uma esponja para retirar todo o pó e resíduos existentes. Depois de bem limpo, utilize um pano seco para retirar a umidade e o restante do pó. Aguarde até que o local fique bem seco. Enquanto aguarde, leia as instruções na embalagem do produto.   
bloco_espuma_29507_1_20200729190456
Bloco Cortag de Espuma Amarelo e Branco (Foto: Acervo / Telhanorte)
  Dependendo do rejunte a ser aplicado, principalmente o epóxi, o tempo de aplicação é limitado. Feito isso, prepare e aplique o rejunte com o auxílio de uma espátula (de preferência, use uma espátula de plástico). Com uma esponja ou pano úmido, vá limpando os excessos com movimentos circulares, para evitar que o rejunte saia. Faça a aplicação em pequenas áreas e vá limpando alternadamente, para que o rejunte não seque demais, dificultando a limpeza. Aguarde o tempo descrito na embalagem para a secagem total.  
Espatula-em-EVA-para-rejunte-amarela-Cortag
Espátula em EVA para rejunte amarela Cortag (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

2. Pintando o rejunte do azulejo

Outra forma indicada de renovar o rejunte do azulejo é pintando. Você encontra atualmente em lojas especializadas produtos específicos para pintar rejunte de azulejos, de fácil aplicação e sem deixar muita sujeira! Alguns produtos já são prontos para o uso, com bico aplicador e esponja. Você pode também fazer uso da tinta epóxi ou da tinta acrílica. Não se esqueça de observar as instruções do fabricante! O procedimento para aplicação tende a ser bem parecido.  – Limpe bem os azulejos. – Passe a tinta com a ajuda de um pincel delicadamente.  – Vá limpando os excessos de tinta com o auxílio de um pano úmido ou uma esponja umedecida.  – Espere a secagem total. Se for necessário, aplique outra demão.   
Leia mais em: Como limpar o rejunte dos ambientes?

3. Limpando o rejunte com dicas caseiras

No dia a dia, o uso de detergente neutro e água são suficientes para manter o rejunte de seus azulejos limpos e bonitos. Mas caso já se encontrem com uma aparência desgastada, apresentamos abaixo algumas sugestões de como recuperar o rejunte.    

Água morna

Para limpezas mais leves, borrife o rejunte com água morna e esfregue com uma escova de cerdas duras.  

Cloro ou água sanitária

Apesar da água sanitária ser um dos produtos mais utilizados na limpeza, não é recomendado fazer o uso constante desses produtos por serem corrosivos. Mas caso não tenha outra opção no momento da limpeza, utilize um borrifador para umedecer os rejuntes e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. Você já notará a diferença! Nos lugares que ainda permanecerem sujos, utilize uma escovinha. Após a aplicação, enxague muito bem e seque os azulejos.   
Veja-Limpeza-Pesada-Cloro-Ativo-2-em-1-1L-1772023
Veja Limpeza Pesada Cloro Ativo 2 em 1 1L (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

Vinagre

O vinagre é um produto que muitas famílias possuem em casa e é ótimo para diversos tipos de limpeza! Usando o mesmo processo da água sanitária ou cloro, borrife o vinagre generosamente e deixe agir por um bom tempo. Depois, com uma escovinha, esfregue delicadamente o rejunte. Enxague e seque para finalizar.   
Escova-Novica-cantos-112-Bettanin-1450026
Escova Noviça cantos 112 Bettanin (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

Bicarbonato

Faça uma mistura com uma parte de bicarbonato, duas partes de água e o suco de um limão espremido. Aplique essa pastinha no rejunte dos azulejos. Aguarde cerca de 10 minutos. Esfregue com uma escovinha, lave e seque.   

Bicarbonato e água oxigenada

Misture uma parte de bicarbonato de sódio com duas partes de água oxigenada. Aplique e deixe agir por 5 minutos. Use uma escovinha para dar o acabamento e limpe com água.    
Confira mais em: Como fazer limpeza pós-obra
 

Produtos de limpeza multiuso

Fáceis e práticos de usar, os produtos multiuso são encontrados facilmente nos mercados e já vêm prontos para uso, bastando apenas borrifar e esfregar com um pano ou esponja. Inclusive, há alguns específicos para banheiros, que tiram o limo dos rejuntes.   
Esponja-Magica-Scotch-Brite-3M
Esponja Mágica unitária azul e branco Scotch-Brite (Foto: Acervo / Telhanorte)
 

Sal, detergente e vinagre

Outra boa opção para limpar os rejuntes é misturar uma medida de vinagre branco, uma de água quente, uma medida de sal e duas colheres de detergente líquido. Passe no rejunte, aguarde aproximadamente 15 minutos e, então, esfregue com uma esponja ou escovinha. Em seguida, lave com água. Evite usar produtos abrasivos, como ácidos, soda cáustica e aguarrás na limpeza dos rejuntes dos azulejos, pois podem corroer e danificar o rejunte, como também o próprio azulejo.  

Gostou das dicas para renovar o rejunte da parede?

Agora que você já sabe como renovar o rejunte, não há mais motivos para deixá-lo encardido. Então, mãos à obra! Aproveite também para conhecer a loja virtual da Telhanorte e encontrar rejuntes, argamassas, espátulas, azulejo e tudo que você precisa para a reforma. Aproveite nosso cartão de crédito Telhanorte e acesse as melhores condições de pagamento do mercado.  
Qual o melhor rejunte para piscina?
 

Edição de Vinicius Marques e João Victor Quintino

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...