Leitura: 6 min

Veja o passo a passo de como aplicar rejunte em piso

Veja o passo a passo de como aplicar rejunte em piso, evitar o desperdício do material e ter um resultado final profissional. Além de dicas para limpar o rejunte

Depois da instalação dos pisos e revestimentos da sua casa é hora de se concentrar em aprender como aplicar rejunte em piso. Além de ser fundamental para o acabamento das áreas com revestimento, o rejunte tem a função importante de vedar as peças e absorver as tensões de prováveis movimentações das peças evitando que quebrem ou sofram outros tipos de danos com dilatações prováveis, por exemplo. 

Escolha e prepare o rejunte certo para a sua necessidade

O primeiro passo de como aplicar rejunte em piso é escolher o rejunte certo, de acordo com a sua necessidade. Entre as informações que você deve conferir ao escolher o rejunte para sua obra estão:
  • Local ideal de aplicação, ou seja, se o rejunte é para áreas internas, externas ou para ambas;
  • Tipos de piso, por exemplo, piso cerâmico, porcelanato ou outros. Existem tipos de rejunte diferentes para cada tipo de piso;
  • Tamanho do revestimento; 
  • Tamanho das juntas
Geralmente, é indicado que o rejunte tenha de 1 a 15 milímetros de espessura:
  • Para juntas de até 5 mm: use rejunte epóxi ou rejunte acrílico (oferece um acabamento mais suave e delicado), 
  • Juntas a partir de 5 mm: use o rejunte cimentício (oferece um acabamento mais áspero, mas não é indicado para áreas externas e úmidas). 
Veja também: Formas de aplicar revestimento no piso ou parede
Os rejuntes de acrílico, normalmente, já são comprados prontos para uso. Já as opções rejunte epóxi e rejunte cimentício, precisarão de uma preparação do produto com águaConfira na embalagem do produto antes de fazer as misturas e siga as instruções compartilhadas.  Pode ser necessário, após a mistura do rejunte com água, deixar essa mistura repousando por alguns minutos antes de aplicá-la. Mais uma vez é importante conferir as instruções da embalagem. 
rejunte-escuro-pisos-revestimento-cinza-marrom-e1635255468419
Rejunte escuro revestido no piso (Foto: Retro Renovation / Reprodução)
Depois do rejunte escolhido e comprado, vamos ao passo a passo de 6 etapas da aplicação. 

#1 Fique atento ao rendimento do produto 

Para comprar a quantidade certa de rejunte, fique atento ao rendimento do produto que, geralmente, é medido por metros quadrados. Peças com 300 mm x 300 mm x 8 mm, com juntas de 5 mm, consomem de 500g a 600g de de rejunte por metro quadrado.  Confira o rendimento do rejunte que você precisa e faça a encomenda do rejunte aqui na loja virtual da Telhanorte. 

#2 Use os equipamentos certos

Você vai precisar de alguns equipamentos como: 
  • Recipiente limpo para fazer a mistura do rejunte (se necessário);
  • Colher de pedreiro;
  • Medidor de água; 
  • Aplicador de rejunte de piso (tipo bisnaga);
  • Desempenadeira de borracha.
Uma forma de economizar no uso do produto é usando um aplicador de rejunte de piso que pode ter o formato de bisnaga de aplicação. Ela é bastante útil para algumas juntas e tipos de rejunte.  Você também pode optar pela aplicação com uma espátula ou desempenadeira de borracha. Elas ajudam a espalhar o rejunte, mesmo quando você opta pela bisnaga. 
aplicação-limpeza-rejunte
Aplicação e limpeza de rejunte (Foto: Blog Policenter / Reprodução)

#3 Use espaçadores

Antes de aplicar o rejunte instale espaçadores entre as peças de cerâmica para assentar os revestimentos. Além de facilitar o alinhamento das peças ajudam no resultado visual. Os espaçadores reduzem as chances de desplacamento por dilatação.  Após a aplicação do rejunte, retire-os com cuidado! Toda delicadeza é pouca para não danificar o piso. 

#4 Limpe as juntas

Antes de aplicar o rejunte limpe todas as juntas para garantir que elas estejam prontas para receber o produto. Pular essa etapa pode prejudicar o resultado do seu piso. 

#5 Aplique o rejunte

Chegamos à etapa central de como aplicar rejunte em piso. Como falamos, é possível usar uma bisnaga de aplicação ou uma desempenadeira de borracha. Coloque o produto e posicione a desempenadeira a 45 graus para aplicar o produto, pressionando para que o rejunte realmente acesse o interior das juntas Atenção: ao rejuntar pisos antiderrapantes coloque uma fita crepe na borda do revestimento. O ideal é que revestimentos e rejunte não tenham contato para evitar o desgaste da peça.

#6 Faça o acabamento 

Entre 15 e 30 minutos após a aplicação do rejunte realize o acabamento. Com o rejunte ainda úmido passe levemente uma esponja macia e umedecida com água sobre os rejuntes. Você também pode usar um fresador plástico (sem afundá-lo na junta). Evite passagem de pessoas e cargas pelo local durante o período entre 48 e 72 horas após a aplicação. A cura total pode chegar a 7 dias.
Leia mai em: Como combinar piso e parede: dicas para arrasar na decoração

Como substituir rejunte de piso?

Caso você esteja trocando o rejunte de um piso já instalado e que já tinha rejunte, é preciso ter atenção a alguns detalhes sobre como substituir rejunte de piso
  • Passo 1
É importante retirar o rejunte antigo, raspando as juntas para desgastá-las até o limite. Esse é um processo que exige atenção e cuidado para não danificar o piso. 
  • Passe 2
Retire o excesso de pó e resíduos com uma bucha molhada e, posteriormente, passe um pano seco.
  • Passo 3 
Repita todas as instruções que compartilhamos acima sobre como aplicar rejunte em piso. 
rejunte-piso-revestimento-aplicacao
Aplicação de rejunte no piso (Foto: pointer.com.br/Reprodução)

Como limpar rejunte do piso?

Parte fundamental do processo de aplicação do rejunte é a limpeza da massa que fica em excesso sobre o piso. Faça isso usando um pano úmido ou uma espuma feita por detergente neutro. Evite que o rejunte fique seco. Isso dificulta a limpeza das peças e pode danificá-las.  Siga as dicas e recomendações de limpeza que o fabricante compartilhou na embalagem para ter um resultado perfeito.  Existem alguns produtos de limpeza que você usa para limpar rejuntes que já estão secos e instalados. Eles são usados para retirar excesso de sujeira que acumula ao longo do tempo e não para retirar o excesso do produto do piso durante a aplicação. 
Veja mais em: Como limpar o rejunte dos ambientes?
Na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor completo de rejuntes para grandes obras ou pequenas reformas. Aproveite e confira também nosso setor de pisos e revestimentos para a casa toda!  Faça seu pedido online e receba tudo em casa, com segurança, qualidade e preço baixo.

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...