Amplie o ambiente com dicas simples e eficientes | Blog Telhanorte
home > Ambientes Internos > Amplie o ambiente com dicas simples e eficientes

Amplie o ambiente com dicas simples e eficientes

como ampliar um ambiente

| Ambientes Internos

 

Possui uma casa ou cômodo pequeno, mas gostaria de deixá-lo com uma aparência mais ampla? Então confira as dicas que preparamos a seguir!

 

Se sua casa tem aquele cômodo apertadinho e difícil de mobiliar, – uma vez que tudo o que é colocado ali “sufoca” o local – certamente você já tentou entender como ampliar um ambiente usando técnicas de decoração e montagem, não é mesmo?

A verdade é que, com algumas estratégias simples e inteligentes, é possível trazer àquele cômodo estreito ou apertado a sensação de amplitude e aproveitar cada pequeno espaço disponível.

E não pense que é preciso desembolsar uma grande fortuna para atingir seu objetivo. A maioria das ideias trazidas neste post exige baixo investimento financeiro, mas tem um grande retorno!

E aí? Está pronto para criar verdadeiras ilusões de ótica com as nossas dicas?

 

Como ampliar um ambiente com iluminação?

Uma das principais dicas para ampliar apartamentos pequenos, por exemplo, é investir em iluminação indireta, como arandelas ou painéis luminosos. Tais estruturas luminosas chamam o foco para determinados pontos do cômodo (preferencialmente locais decorados com móveis ou objetos mais marcantes, como poltronas e pufes).

Se não houver pontos de destaque na decoração, a sugestão é apostar na iluminação total do ambiente com luzes brancas, como a das lâmpadas de LED. A claridade é uma grande responsável pela sensação de amplitude, então, procure sempre lançar mão dela!

Outra dica importante é sempre permitir a entrada de luz do dia. Quanto mais frescor e luminosidade natural o local absorver, maior será a sensação de fluidez.

 

iliminação-embutida-christopher-rollett

Luzes embutidas (Foto: ArchDaily – Christopher Rollett / Reprodução).

 

Como ampliar um ambiente com cores e texturas?

Usar cores para ampliar um ambiente é uma forma muito inteligente e repleta de possibilidades. A seguir, listamos as principais estratégias para que você avalie e decida qual funcionará melhor em seu cômodo.

 

Cores-neutras-nos-ambientes

Uso de cor neutra no ambiente (Foto: Lívia Quintella – Arquitetura e Interiores / Reprodução).

 

Piso e parede no mesmo tom

Um dos mais conhecidos truques que ajudam a ampliar um ambiente é o truque da continuidade. Isso significa usar a mesma tonalidade no chão e nas paredes, criando, no cômodo, a ideia de que ele é inteiriço e alongado.

Uma dica importante para quem usa essa estratégia é que ela funciona melhor quando falamos de tonalidades claras ou pastéis. Ao pintar todas as paredes e piso com tintas de cor escura, a probabilidade é de causar o efeito contrário, e o ambiente ganhar um ar claustrofóbico.

 

detalhes-da-decoração-da-sala-de-estar

Detalhes com tons neutros na sala de estar (Foto: Archtrends – Portobello / Reprodução).

 

Piso colorido em ambiente claro

Outra dica que ajuda a alongar o espaço disponível em um cômodo é dar cor apenas ao piso. Isso faz com que as paredes pareçam expandidas, e que o ambiente se alargue.

 

Parede de fundo e piso da mesma cor

Quando a parede de fundo do cômodo e o piso têm a mesma cor, cria-se uma ilusão de ótica de alongamento. Isso significa que o espaço parece mais comprido, trazendo a sensação de amplitude ao local.

 

Como a pintura influencia no cômodo

Como a pintura influencia no cômodo (Foto: @Telhanorte / Reprodução).

 

Cores que transmitem sensações

Você já ouviu falar em psicologia das cores? Essa corrente de estudo defende que cada cor contribui para transmitir uma sensação diferente naqueles que entram em contato com ela. O azul, por exemplo, pode transmitir tranquilidade, harmonia e leveza, além de ser um estímulo à intelectualidade. Por isso, é uma cor excelente para ambientes como escritórios ou bibliotecas.

Já o amarelo é uma cor estimulante, associada à criatividade e ao dinamismo. Por isso, é recomendado para ambientes como a cozinha ou o home office.

 

Sugestão de leitura: Cromoterapia: como aplicar no quarto e nos demais ambientes da casa para despertar as sensações desejadas? Acesse e confira!

 

Como ampliar um ambiente com móveis e objetos?

Aqui está o pulo do gato para entender como ampliar um ambiente: saber jogar com móveis e objetos. Por mais que pareçam simples itens de decoração, eles podem ser responsáveis por grandes transformações nos espaços, se utilizados da forma correta.

Quer ver algumas ideias? Então continue a leitura!

 

Truques com espelhos na decoração

Uma das mais conhecidas e mais eficazes formas de ampliar ambientes com decoração é utilizando espelhos, pois por conta do reflexo que produzem, eles podem ser fortes aliados para produzir sensações de espaço e amplitude.

Dê preferência a espelhos grandes, que comecem no chão e terminem no teto. Na hora de escolher a posição ideal, observe bem o que ele irá refletir. Se for possível usar seus reflexos para multiplicar a luminosidade (posicionando o objeto em um local que recebe luz dia, por exemplo), ótimo! Caso não seja, busque uma posição que reflita áreas amplas, como varandas ou corredores.

decoração-com-espelho

Decoração com espelho (Foto: Archtrends – Portobello / Reprodução)

 

Sugestão de leitura: Aprenda truques para decorar com Espelho de parede inteira e os seus segredos!

 

Piso e paredes claros, objetos intensos

Não pense que, para ampliar um espaço, a arquitetura do ambiente pequeno terá de ser totalmente neutra e sem graça. Pelo contrário!

Quando os tons de piso e parede são claros, investir em objetos de decoração intensos ajuda na composição do espaço, uma vez que itens coloridos e chamativos são grandes focos de atenção, desviando a atenção para si mesmos.

O que não vale é exagerar! O bom senso deve estar sempre presente na hora de estudar como ampliar um ambiente, ok?

 

Listras para alongar

Você já deve ter ouvido falar que usar roupas com listras verticais é uma boa estratégia para pessoas baixinhas, não é mesmo? Pois saiba que o mesmo vale para os ambientes! Essas listras dão a sensação de um pé direito mais alto, já as horizontais dão a sensação de um ambiente mais comprido.

Apostar em tapetes, painéis de parede ou estampas de móveis com listras verticais ajuda a causar a impressão de que o lugar é mais amplo e espaçoso!

 

decoracao-sala-de-estar-parede-com-papel-de-parede-listrado-marel-121592-proportional-height_cover_medium

Papel de parede listrado (Foto: VivaDecora / Reprodução).

 

Mobílias com pernas

Se você tem um cômodo pequeno, nada de mobiliá-lo com sofás de capa longa ou estantes do teto ao chão.

Prefira mobílias compactas e com pernas a mostra. Isso ajuda a gerar a sensação de que o espaço é mais alongado, contribuindo para ampliar o ambiente.

 

móveis-com-pernas-para-ambientes-pequenos

Poltrona e sofá com pernas (Foto: Decoración sueca / Reprodução).

 

Minimalismo sempre

A última dica deve estar em sua cabeça durante todo o processo de reformulação do ambiente. Não deixe que o furor de descobrir como ampliar um local faça com que as soluções se tornem problemas! O exagero é o pior inimigo de um espaço pequeno, portanto, foque apenas naquilo que é realmente necessário.

 

Sugestão de leitura: Antes de colocar a mão na massa, não deixe de conferir mais dicas da matéria que fizemos com a tecnóloga em design de interiores Daniela Zarpelon e saiba como ampliar ambientes pequenos.

 

Gostou das dicas?

Viu só como ampliar um ambiente pode ser simples se usarmos as ferramentas corretas?

Agora que você já entendeu como funciona na teoria, que tal partir para a prática?

Tanto as lojas físicas quanto a loja virtual da Telhanorte, contam com uma oferta incrível de diferentes produtos para a sua obra. São itens para a área externa, interna, reforma, construção e até decoração. Temos também a opção do arquiteto de bolso, para você que deseja reformar ou decorar com a ajuda de um profissional.

Comprando pelo nosso site você ainda tem a vantagem de poder adquirir tudo on-line, pelo WhatsApp ou televendas, sem precisar sair de casa!

 

Edição de Álvaro Oliveira e Murilo Bonício