Como usar pastilhas de vidro? Aprenda e decore a casa | Blog Telhanorte
home > Banheiro > Como usar pastilhas de vidro? Aprenda e decore a casa

Como usar pastilhas de vidro? Aprenda e decore a casa

pastilha-de-vidro-pia

| Banheiro

 

Você acha pastilhas de vidro lindas, mas não sabe aplicá-las ou combiná-las em ambientes que não o banheiro ou a cozinha? A Telhanorte te ajuda!

 

A variedade de cores, estilos e formatos das pastilhas de vidro transformaram essa peça na “queridinha” dos projetos de decoração residencial. Saber como usá-las na sua casa te ajudará a criar ambientes muito mais coloridos e estilosos, sem fazer uso da pintura.

E se, automaticamente, você pensou somente em cozinhas ou banheiros decorados com pastilhas de vidro, é hora de ampliar seus horizontes. Afinal, o efeito de mosaico proporcionado por essas peças também pode ser usado na decoração de outros cômodos.

Além da beleza e do brilho, essas peças são resistentes, fáceis de limpar e não exigem muita manutenção. Com tantas vantagens, é difícil resistir à tentação de usá-las para dar mais vida aos ambientes.

No entanto, atente-se! O material não deve ser usado em toda e qualquer situação. Para não errar na mão, confira o guia que preparamos sobre como e onde usar as pastilhas decorativas de vidro.

 

Como usar pastilhas de vidro na sua casa

Por sua versatilidade, as pastilhas de vidro podem ser associadas a todos os estilos de decoração. Contudo, é importante ter em mente que elas precisam harmonizar com os tons que você usar no restante do cômodo.

Isso não significa que elas devam ser da mesma cor… Pelo contrário! Além da opção de brincar com nuances de uma mesma paleta, pode ser interessante mesclar diferentes tons para criar pontos de contraste em ambientes menos coloridos.

O que ocorre é que, às vezes, as cores das pastilhas condizem com as tintas para parede ou itens de decoração, mas, por se tratarem de objetos reluzentes, elas podem acabar destoando da efeito fosco que predomina em um espaço.

Por isso, antes de usá-las, tenha certeza que o seu brilho vai se adequar ao ambiente que você deseja criar. Mas não tenha medo de ousar!

A fim de sair do óbvio, você é livre para apostar nas mais diversas composições e, para isso, não faltam modelos de pastilhas de vidro no mercado para você experimentar.

As pastilhas mais comuns são aquelas já fixadas em uma tela com cores uniformes – como é o caso da pastilha vermelha Vidro Real (adquira já em nossa loja virtual!). A vantagem aqui é que você encontrará uma variedade cromática muito maior do que de outros revestimentos, como os azulejos.

 

Pastilha-de-vidro-vermelha

Pastilha de vidro 30x30cm vermelha Vidro Real (Foto: Acervo Telhanorte).

 

Também é comum encontrar as chamadas miscelâneas, que mesclam cores e padrões diferentes na mesma peça. Uma opção interessante é a composição desse estilo que forma estampas e desenhos. Nosso e-commerce está abastecido com pastilhas miscelânea malta Vidro Real e diversas outras opções para você. Não deixe de conferir.

 

pastilha-mosaico

Pastilha de vidro 31x31cm malta Vidro Real (Foto: Acervo Telhanorte).

 

Existem, também, as peças redondas ou hexagonais, muito usadas pelo design de interiores nos últimos anos. A fim de comprar esse modelo de pastilha Glass branca? Acesse nosso site e destaque suas paredes!

Pastilha-de-vidro-Glass-branca

Pastilha de vidro Glass 31,5×31,7cm branca Portinari (Foto: Acervo Telhanorte).

 

Uma tendência ainda mais recente são as pastilhas tijolinho, que têm formato retangular e são colocadas alternadamente. No mercado, existem opções em vidro, porcelanato ou pedra, cada qual com sua singularidade.

pastilha-vidro-tijolinho

(Foto: Arquidicas / Reprodução).

 

Onde usar pastilhas de vidro

Famosas por sua resistência à umidade, as pastilhas de vidro são muito usadas em banheiro e cozinhas. Nesses dois cômodos, é comum usar faixas horizontais ou verticais do material para proteger áreas sujeitas à água, como a parte posterior das pias.

Por outro lado, o uso do material também ajuda a criar uma sensação de amplitude. Dessa forma, um banheiro com pastilhas de vidro pequenas costuma parecer maior do que realmente é.

Aliás, se você quer saber como ampliar um ambiente, descubra em nosso blog alguns truques simples usando técnicas de decoração e montagem e cheque mais opções de revestimento para parede interna com umidade.

 

Expandindo para outros ambientes

A versatilidade de cores e formatos permite também que as pastilhas extrapolem as fronteiras da cozinha e do banheiro. Por isso, é cada vez mais comum usá-las na decoração de outros ambientes.

Mesmo que esses cômodos estejam pintados com cores menos vivas, não tenha medo de ousar. Aposte na variedade cromática e capriche no visual dos espaços onde você vai relaxar.

Para quem prefere um ambiente retrô, a dica é investir nas miscelâneas, tanto as coloridas como as em preto e branco. Agora, se a ideia é dar um ar mais clean, a pastilha monocromática é a melhor alternativa, principalmente combinada com revestimentos cerâmicos de cores neutras.

Abaixo vemos as pastilhas mescla amolite, um ótimo exemplo para contrabalancear tons muito básicos. Encontre esse e demais modelos acessando a loja virtual Telhanorte.

 

Pastilha-de-vidro-mescla

Pastilha de vidro 30x30cm mescla amolite Vidro Real (Foto: Acervo Telhanorte).

 

Lembre-se, o tamanho das peças deve sempre seguir o tamanho do ambiente.

Você pode, por exemplo, apostar em pastilhas pequenas para cobrir a parede inteira de uma varanda — levando mais cor à área externa da sua casa — ou para criar faixas em ambientes nos quais o uso é menos comum — como uma sala de estar ou um quarto — e obter aquele toque de sofisticação.

Porém, se a ideia é revestir áreas maiores, como piscinas, pisos ou muros, o ideal é usar pastilhas de vidro grandes. As pastilhas Mescla Safira da Royal Gres são uma boa pedida para esse uso e também estão em nossa loja virtual!

Pastilha-de-vidro-Mescla-azul

Pastilha de vidro Mescla Safira 30x30cm azul Royal Gres (Foto: Acervo Telhanorte).

 

Sugestão de leitura: Por falar em piscinas, não se esqueça que o revestimento delas merece um cuidado especial. Confira qual o melhor rejunte para piscina e evite problemas na sua área de lazer.

 

Como colocar pastilhas de vidro

Após conhecer as qualidades e aplicações das pastilhas de vidro, é importante que você conheça, também, uma pequena desvantagem.

A instalação do material exige muito cuidado, pois uma aplicação mal feita pode facilitar o aparecimento de mofo nas suas paredes.

Por isso, essas peças devem ser colocadas por pessoas que realmente entendem desse tipo de serviço. Não pense duas vezes antes de chamar um profissional qualificado!

Caso você mesmo vá fazer o serviço, tenha em mente que o reboco deve estar bem feito e nivelado. Afinal, o material das pastilhas deixará qualquer defeito da parede bem exposto.

Já o procedimento de instalação é o mesmo de azulejos: sempre de baixo para cima. Isso é necessário porque as pastilhas são pesadas e devem ser bem assentadas para não ficarem tortas. O assentamento pode ser feito com cola para azulejos ou argamassa específica.

E se você quer acertar de primeira na argamassa para aplicar pastilhas de vidro, opte por aquelas que já vêm com o rejunte, para dar um acabamento mais profissional. Nossa sugestão é investir na argamassa Quartzolit para pastilhas internas e externas, a qual você compra facilmente em nosso site.

argamassa-rejunte-pastilhas-quartzolit

Argamassa Quartzolit para pastilhas externo e interno 5Kg cinza platina (Foto: Acervo Telhanorte).

 

O rejunte pode ser branco ou colorido. A vantagem do rejunte incolor para pastilhas de vidro é o preço mais camarada e o fato de deixar as formas mais visíveis.

Esse tutorial passo a passo de como aplicar pastilhas de vidro é perfeito para os iniciantes ou para aqueles que querem se aprofundar mais no processo. Vale a pena dar uma olhada! Aproveite e confira aqui sete dicas infalíveis sobre como limpar rejunte, para sempre manter aquela cara de novo.

 

Onde comprar pastilhas de vidro

Agora que você já sabe como usar pastilhas de vidro na decoração da sua casa, pode ser que surja uma última pergunta: onde comprá-las?

A Telhanorte se orgulha em ser referência quando o assunto é acabamento, pisos e revestimentos. E não é novidade para ninguém que material de construção na Telhanorte é sinônimo de qualidade aliada aos melhore preços.

Então, nem precisa pensar duas vezes! Na seção de Pisos e Revestimentos, você encontrará opções ideais para todos os cômodo da casa, em várias cores e tendências. Não durma no ponto e acesse agora nossa loja virtual para fazer seu pedido.

Encha seu carrinho com as mais belas pastilhas de vidro para deixar sua casa ainda mais estilosa. Parcele tudo em até 8 vezes sem juros e, se desejar, receba as compras no conforto de casa!

 

Edição por Murilo Bonício e Camila Alexandrino