home > Decoração > Como usar pastilhas de vidro: aprenda a deixar sua casa mais estilosa

Como usar pastilhas de vidro: aprenda a deixar sua casa mais estilosa

tema: Decoração
#30 - 13 de maio de 2020

A variedade de cores, estilos e formatos das pastilhas de vidro transformaram essa peça na “queridinha” dos projetos de decoração residencial. Saber como usar pastilhas de vidro na sua casa te ajudará a criar ambientes muito mais coloridos e estilosos.

E se, automaticamente, você pensou em cozinhas ou banheiros com pastilhas de vidro, é hora de ampliar seus horizontes. Afinal, o efeito de mosaico proporcionado por essas peças também pode ser usado na decoração de outros cômodos.

Além da beleza e do brilho, essas peças são resistentes e fáceis de limpar, sem exigir muita manutenção. Com tantas vantagens, é difícil resistir à tentação de usá-las para dar mais vida aos ambientes.

No entanto, o material não deve ser usado em qualquer situação. Para não errar na mão, confira o guia que preparamos sobre como e onde usar pastilhas de vidro.

Como usar pastilhas de vidro

Por sua versatilidade, as pastilhas de vidro podem ser combinadas com todos os estilos de decoração. Mas, antes de usá-las, tenha certeza que o seu brilho vai combinar com o ambiente que você deseja criar.

Você deve ter em mente também que as pastilhas de vidro precisam harmonizar com os tons que você usa para o restante da decoração. Mas isso não significa que elas devem ser da mesma cor.

Além da opção de brincar com diferentes tons de uma mesma cor, pode ser interessante criar pontos de contraste em ambientes menos coloridos. E não faltam modelos de pastilhas de vidro para você experimentar.

As pastilhas mais comum são aquelas já fixadas em uma tela com cores uniformes. A vantagem aqui é que você encontrará uma variedade cromática muito maior do que em outros revestimentos, como os azulejos.

Pastilha-de-vidro-vermelha

Compre esse produto aqui

Também é comum encontrar as chamadas miscelâneas, que mesclam cores, e texturas diferentes. Outra opção interessante são as pastilhas desse estilo que formam estampas e desenhos.

Pastilha-de-vidro-mescla

Compre esse produto aqui

Existem ainda peças redondas e hexagonais, muito usadas nos últimos anos. Uma tendência ainda mais recente são as pastilhas tijolinho, que têm formato retangular e são colocadas alternadamente.

Pastilha-de-vidro-Glass-branca

Compre esse produto aqui

Onde usar pastilhas de vidro

Famosas por sua resistência à umidade, as pastilhas de vidro são muito usadas em banheiro e cozinhas. Nesses dois cômodos, é comum usar faixas horizontais ou verticais do material para proteger áreas sujeitas à água, como a parte posterior das pias.

A decoração de banheiro com pastilhas de vidro não é a única forma de combater a umidade característica desse cômodo. Veja aqui mais opções de revestimento para parede interna com umidade.

Por outro lado, o uso do material também ajuda a criar uma sensação de amplitude. Dessa forma, um banheiro com pastilhas de vidro pequenas costuma parecer maior do que realmente é.

Aliás, se você quer saber como ampliar um ambiente, descubra nesse link alguns truques simples usando técnicas de decoração e montagem.

Expandindo para outros ambientes

A versatilidade de cores e formatos permite também que as pastilhas extrapolem as fronteiras da cozinha e do banheiro. Por isso, é cada vez mais comum usar pastilhas de vidro na decoração de outros ambientes.

Mesmo que esses cômodos estejam pintados com cores menos vivas, não tenha medo de ousar. Use a variedade cromática das pastilhas de vidro para caprichar no visual dos espaços onde você vai relaxar.

Se a ideia é dar um ar mais clean, as pastilhas monocromáticas são a melhor opção, principalmente combinadas com revestimentos cerâmicos de cores neutras. Para quem prefere um ambiente retrô, a dica é investir nas miscelâneas, tanto as coloridas como as em preto e branco.

Você pode, por exemplo, usá-las para para cobrir a parede inteira de uma varanda, levando mais cor à área externa da sua casa. Ou ainda apostar em faixas com pastilhas pequenas para darem um toque de sofisticação a ambientes menos comuns, como uma sala de estar ou até mesmo no seu quarto.

Porém, se a ideia é revestir áreas maiores, como piscinas, pisos e paredes, o ideal é usar pastilhas de vidro grandes. O tamanho das peças deve sempre seguir o tamanho do ambiente.

Pastilha-de-vidro-Mescla-azulCompre esse produto aqui

Por falar em piscinas, não se esqueça que o revestimento delas merece um cuidado especial. Confira então qual o melhor rejunte para piscina para evitar problemas na sua área de lazer.

Como colocar pastilhas de vidro

Após conhecer as qualidades e usos das pastilhas de vidro, precisamos comentar uma pequena desvantagem. A instalação do material exige muito cuidado, pois uma aplicação mal feita pode facilitar o aparecimento de mofo nas suas paredes.

Por isso, essas peças devem ser colocadas por pessoas que realmente entendem desse tipo de serviço. Se não é o seu caso, não pense duas vezes antes de chamar um profissional qualificado.

Caso você mesmo vá fazer o serviço, lembre que o reboco deve estar bem feito e nivelado. Afinal, o material das pastilhas deixará qualquer defeito da parede bem exposto.

Já o procedimento de instalação é o mesmo usado com azulejos, de baixo para cima. Isso é necessário porque as pastilhas são pesadas e devem ser bem assentadas para não ficarem tortas.

O assentamento pode ser feito com cola para azulejos ou argamassa específica. E se você quer saber qual argamassa usar para pastilhas de vidro, opte por aquelas que já vêm com o rejunte para dar um acabamento mais profissional.

Argamassa-de-uso-interno-para-pastilhasCompre esse produto aqui

O rejunte pode ser branco ou colorido. A vantagem do rejunte incolor para pastilhas de vidro é o preço mais camarada e o fato de deixar as formas mais visíveis.

E, para deixar o acabamento perfeito, confira aqui sete dicas infalíveis sobre como limpar rejunte.

Onde comprar pastilhas de vidro

Agora que você já sabe como usar pastilhas de vidro, pode surgir a pergunta: onde comprá-las? A Telhanorte se orgulha em ser referência quando o assunto é acabamento, pisos e revestimentos. Então, você nem precisa pensar duas vezes sobre onde comprar suas pastilhas de vidro.

Na seção de Pisos e Revestimentos, você encontrará opções de pastilhas para cada cômodo da casa, em várias cores e estilos de decoração. E não é novidade pra ninguém que material de construção na Telhanorte é sinônimo de qualidade aliada aos melhore preços.

Então, não durma no ponto e acesse agora nossa loja virtual para fazer seu pedido. Encha seu carrinho com as mais belas pastilhas para deixar sua casa ainda mais estilosa. Parcele tudo em até 8 vezes sem juros e, se desejar, receba as compras no conforto de casa!