home > Materiais de Construção > Lista de material de construção básico: saiba como montar a sua

Lista de material de construção básico: saiba como montar a sua

tema: Materiais de Construção
#30 - 6 de maio de 2020

Construir uma casa do zero é uma empreitada e tanto e não está livre de percalços. Uma das formas de evitar dores de cabeça é não cometer erros no início, como na hora de montar uma lista de material de construção básico.

Saber como montar uma lista de material de construção para sua obra vai mantê-la dentro do orçamento, reduzindo desperdícios e evitando compras de última hora. Além disso, com a lista em mãos, você terá maior poder de barganha com comerciantes e economizará no preço dos produtos.

Mas quais itens são imprescindíveis em uma boa lista de material de construção para uma casa? Veja nesse post tudo o que você vai precisar para tirar seu projeto do papel.

Aprenda a montar uma lista de material de construção básico

A construção de uma casa demanda uma gama variada de produtos. Você vai precisar de materiais estruturais, responsáveis pela edificação, e também de proteção e vedação, para fechar e proteger os ambientes. Sem falar nos artigos de decoração

Para não se perder na elaboração da sua lista, é fundamental dividi-la de acordo com cada etapa da obra. Confira o que você vai precisar em cada um deles.

Materiais para estrutura

O pontapé inicial de qualquer obra é a montagem da estrutura responsável pela sustentação. Nesse momento, você vai precisar de material de construção para laje, vigas e pilares.

A lista para essa etapa da obra deve ter itens bem básicos como:

Em alguns projetos, eventualmente, outro material necessário é a madeira.

CimentoCompre esse produto aqui

Materiais de alvenaria

Nessa etapa é hora de levantar as paredes e ver a casa ganhando forma. Muito dos materiais usados na estrutura têm utilidade na alvenaria da casa, mas há outros artigos específicos.

Na sua lista para esse momento não podem faltar:

  • blocos e tijolos
  • tubos de PVC
  • reboco
  • materiais elétricos, como fiações, conduítes e caixas de luz

TijoloCompre esse produto aqui

Para quem estiver interessado em novas formas conduzir energia pode ser interessante pesquisar mais sobre a eletrofita. Conheça as vantagens e desvantagens desse método revolucionário clicando no link.

Materiais para a cobertura

A terceira fase é a cobertura. Muito mais do que o telhado para proteger a casa, você vai precisar de materiais para a captação de água e também para garantir o conforto termoacústico dos moradores.

Para o telhamento, você terá que comprar telhas, calhas, rufos, madeira e vigões. A lista deve incluir ainda mantas e a caixa d’água.

Telha-portuguesa-de-ceramica

Compre esse produto aqui

Materiais para o acabamento

A etapa final da obra também é a mais prazerosa. Além da sensação de dever quase cumprido, você já comprará produtos específicos para cada cômodo. É hora de buscar material de construção para banheiro, cozinha, sala e quartos.

A variedade de produtos vai depender do seu projeto. Mas, na sua lista básica, certamente estarão:

Vaso sanitarioCompre esse produto aqui

 

Caso a intenção seja deixar a casa pronta para morar, após comprar os itens da lista de material de construção básico, será hora de investir em mobiliário e decoração.

Para deixar sua casa linda e preservar o meio ambiente, veja aqui sete dicas de decoração sustentável.

Como saber a quantidade de material que devo comprar?

A quantidade de material de construção vai ser calculada de acordo com a área. Além do tamanho do imóvel, você terá que medir o tamanho das paredes e outros elementos estruturais, além das áreas a serem pintadas ou revestidas, dentre outros.

A melhor dica aqui é buscar ajuda especializada, com um arquiteto ou um engenheiro. Esses profissionais poderão te ajudar ainda a elaborar um orçamento para tudo que você vai precisar.

De qualquer forma, existem algumas dicas para quantificar alguns materiais. No caso dos tijolos, por exemplo, o segredo é calcule a metragem total, sem tirar da conta portas e janelas.

Faça a conta altura x largura e leve em consideração o tipo e as dimensões do tijolo para saber quantos você vai precisar por metro quadrado. Além disso, adicione 10% a mais para o caso de perdas.

Para pisos e revestimentos, você precisa verificar o rendimento do produto que você vai comprar e dividir pela área para ter uma média de quanto vai precisar. A dica aqui é não se esquecer das áreas de rejuntes e sempre ter uma margem de segurança de entre 10% e 15%.

Para mais informações, confira aqui como escolher o piso ideal para cada ambiente e veja tipos de materiais, custos e dicas para a casa toda.

A mesma lógica acima vale para saber quantas latas de tinta você vai precisar. Mas tenha em mente que o rendimento pode variar de acordo com a marca e o tipo de tinta, além do estado da superfície onde será aplicada.

Considere então comprar 10% a mais para garantir. E, para acertar na escolha, veja aqui sete tipos de tinta para parede.

Quanto vou gastar com uma lista de material de construção básico?

Não é difícil encontrar na internet dicas sobre como fazer orçamento de obra. Mas a forma mais segura de saber o custo de construção de uma casa de forma independente é por meio do CUB, um indicador fornecido pela Câmara Brasileira de Indústria de Construção (CBIC).

A calculadora do CUB é atualizada mensalmente com estimativas do custo por metro quadrado de uma obra em diferentes condições e localizações. Esse cálculo leva em consideração custos com materiais e também com a mão de obra.

No entanto, a melhor forma de saber quanto você vai gastar com a lista de material de construção para uma casa é novamente buscar ajuda especializada. Um profissional competente vai fazer um orçamento baseado não apenas na quantidade do que você vai precisar, mas também na qualidade dos produtos.

Uma boa forma de economizar é optar pela compra online. Dessa forma, você poderá comparar os valores de produtos de fabricantes diferentes e analisar a quantidade que realmente vai precisar, sem se sentir pressionado por vendedores.

E materiais de construção com os melhores preços são a especialidade da Telhanorte. Tanto em nossa loja virtual quanto nas nossas unidades físicas você encontrará produtos de grandes marcas, como Quartizolit, Tigre, 3M, Vedacit e Votoran, entre outras.

Está esperando o que para visitar nossa seção de Material de Construção? Aproveite nossas ofertas e faça sua encomenda. Você pode parcelar o pagamento em até 8 vezes sem juros e as entregas são realizadas em todo o Brasil.