Leitura: 5 min

Descubra o que é porta camarão e onde utilizá-la

Confira diferentes modelos, entenda como funciona e aprenda a instalar a porta camarão na sua casa

  A porta camarão é considerada por muitos um modelo moderno e versátil, que oferece conforto e melhor aproveitamento do espaço para diferentes áreas da casa. Sua principal característica é o tipo de abertura diferente dos modelos tradicionais (que abrem para fora ou para dentro de um ambiente). Ela é uma porta utilizada para dividir ambientes, assim como as portas tradicionais, e pode ser encontrada em diferentes materiais como madeira, alumínio, aço e vidro (com esquadrilhas de outro material). Sua grande e marcante diferença é a forma de abrir. A porta camarão se abre lateralmente. Há dobradiças no meio da porta que permitem seu movimento de abertura e fechamento.  
Veja também: Conheça 7 tipos de portas para sua casa
  Esses cortes no centro, onde ficam as dobradiças, fazem com que a porta tenha duas ou mais folhas. Ao abrir, uma folha fica paralela à outra, recolhendo-se na lateral e permitindo a passagem de pessoas, luz e a corrente de ar.  O funcionamento de abre e fecha, além de contar com o apoio das dobradiças, ainda conta com um trilho, que permite o deslizamento da porta.   
porta-camarao-ambiente-interno-sala-estar-cozinha-casa-madeira-trilho-dobradica
Casa projetada pela arquiteta Carolina Maluhy (Foto: Ricardo Labougle / Casa Vogue / Reprodução)
 

Benefícios da porta camarão

Agora que você conhece o que é porta camarão é mais fácil de entender quais são os seus benefícios.  Sem dúvida, a economia de espaço oferecida é um dos grandes diferenciais desse modelo de porta. Além de ser ótima para a entrada de luz, também permite que você otimize o espaço em apartamentos pequenos, separando, por exemplo, ambientes como banheiro e áreas de serviço, sem precisar perder importantes centímetros com a abertura e fechamento de portas tradicionais.   
o que é porta camarão
Banheiro com porta camarão de vidro laminado (Foto: Besglas / Reprodução)
  Uma outra vantagem da porta camarão está relacionada àquele comum incômodo de portas batendo na parede recém pintada ou no revestimento novo, deixando-o marcado. Com esse modelo, você pode manter o revestimento em bom estado por um bom tempo e com maior facilidade. As portas camarão possuem uma ampla variedade de acabamento e material, bem como designs diferentes. Por exemplo, existem portas lisas, de madeira com detalhes em vidro, de vidro com estrutura de aço e por aí vai. Essa versatilidade pode ajudar você a dar ainda mais personalidade à casa e ambientes.    

Como colocar uma porta camarão?

O passo a passo de como colocar uma porta camarão pode ser um pouco mais complicado do que a instalação de uma porta convencional. Por isso, indicamos que você contrate profissionais qualificados para realizar o serviço. A seguir, listamos as etapas de instalação, vale conferir!
Porta-camarao-de-madeira-Duo-Lisa-210x60cm-com-ferragens-primer-Vert
Porta camarão de madeira Vert Duo Lisa 210x60cm com ferragens primer (Foto: Acervo / Telhanorte)
 
  1. Antes de comprar a porta, meça a largura e altura do vão em que será instalada.
  2. Compre a porta de acordo  com as medidas. Opte por um modelo que já venha com as dobradiças centrais e o trilho para instalar no batente.
  3. Instale o trilho no batente com a ajuda de uma parafusadeira.
  4. Marque o local em que as dobradiças serão instaladas.
  5. Marque com a própria dobradiça o local em que será instalada e faça um talho, usando um formão e um martelo, seguindo as medidas da dobradiça.
  6. Instale a dobradiça com a parafusadeira.
  7. Fixe a porta com os pivôs.
  8. Instale a porta nos trilhos diretamente no batente.
  Importante: Vale ressaltar que recomendamos que a instalação da porta camarão seja feita por alguém especializado neste serviço. Dessa forma, você garante a qualidade na instalação e manutenção da porta, reduzindo o risco de imperfeições e acidentes.  

Onde encontrar porta camarão?

No site da Telhanorte, você encontra um departamento completo de Portas, que inclui diferentes modelos, entre eles, porta de madeira, porta de alumínio e porta de aço. Conheça também nossa sessão de batentes, guarnições e acessórios  
Veja também: Modelos de portas para residências bonitas e funcionais
  Invista em um modelo versátil, moderno, que contribua para a organização e para o aproveitamento de cada cantinho. Tenha a melhor estrutura e acabamentos em sua obra! Faça a escolha, receba tudo em casa e aproveite as melhores formas de pagamento. Navegue pela nossa loja online e compre portas com preços imperdíveis!  

Edição de Vinicius Marques​ e Murilo Bonício

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...