Modelos de portas para residências: 11 opções lindas para usar | Blog Telhanorte
home > Portas > Modelos de portas para residências bonitas e funcionais

Modelos de portas para residências bonitas e funcionais

modelos-portas-residenciais-2

| Portas

Os modelos de portas para residências são um item muito importante da decoração. Além de ser um acessório funcional importante, pois são responsáveis por proteger e delimitar os espaços.

Na hora de escolher o modelo de porta é importante analisar algumas características funcionais dos cômodos para escolher o melhor material, tipo de abertura, acabamento etc.

Se você está construindo ou reformando e vai trocar seus modelos de portas, confira as dicas e uma galeria de fotos completa para se inspirar.

O que analisar antes de comprar portas?

Cada ambiente combina melhor com um estilo de porta devido às características e necessidades que os diferentes cômodos apresentam. 

Além da beleza, a funcionalidade é um requisito super importante. Veja o que analisar antes da compra:

Material da parede

Parede de alvenaria, drywall, gesso. Saiba o tipo de material do qual é feito as paredes para escolher uma porta com um material compatível, nem pesado nem leve. 

Espessura da parede

A espessura também é relevante para escolher os modelos de portas para residências. A lógica é: quanto mais espessa (grossa) for a parede, mais grosso será o batente (marco) e quanto mais fina a parede, mais fino é o bastante.

Abertura da porta

Outro detalhe antes de escolher um modelo de porta é o tipo de abertura desejado: para dentro ou para fora. Além do lado para o qual a porta vai abrir: esquerdo ou direito. 

Local de instalação

O local da porta determina a largura do vão que mais tarde vai influenciar na escolha dos modelos de portas para residências de cada espaço.

A porta de entrada da casa ou a porta da cozinha (nos apartamentos), por exemplo, são os pontos por onde entram os móveis e eletrodomésticos da casa. Por isso, o tamanho do vão deve ser bem pensado.

A área de serviço é outro exemplo, pois o vão da porta precisa comportar a passagem de uma máquina de lavar e a abertura da porta não deve interferir nisso. 

Tipos de dobradiças e fechaduras

Os tipos de dobradiças e fechaduras são itens de acabamento dos modelos de portas para residências importantes, pois em casas litorâneas é preciso escolher peças resistentes a oxidação por influência da maresia. 

Modelos de puxador 

Os puxadores de maçaneta também podem ser encontrados em diversos formatos. Além dos modelos tradicionais, os puxadores bastão — reto ou curvado — são opções mais atuais.

Altura da porta

Os modelos de porta tem duas alturas padrão mais comuns: 2,10 m e 2,15 m. Já as larguras são variáveis e podem ser 60 cm, 70 cm, 80 cm ou 90 cm. 

DICA: deixe uma sobra de 8 cm a mais além da largura da folha da porta para a instalação do batente. Por exemplo, para um modelo de porta de 70 cm você deixar um vão de 78 cm. 

Os detalhes acima são os mais importantes para definir os modelos de portas para residências.

11 modelos de portas para residências

Separamos algumas fotos de modelos de porta para inspirar as escolhas para sua casa:

1. Modelo de porta pivotante 

É um modelo de porta que pivota/roda em cima de um eixo, é mais alta, decorativa e moderna.

modelo-porta-pivotante-madeira

Leia também: Modelos de portas para sala: materiais, cores e dicas de compra.

2. Modelo de porta abre e fecha tradicional

É o modelo básico de porta de madeira que serve para todos os cômodos da casa com diversos acabamentos e pinturas. Precisa fechar bem e abrir e fechar sem ruídos.

porta-tradicional

3. Modelo de porta camarão

É um modelo que fica dentro do vão da porta e quando ela abre dobra no meio e se recolhe para um dos lados.

porta-camarao

4. Modelo de porta veneziana

É um modelo que tem tirinhas na folha da porta que permite a ventilação. Ideal para depósito, varandas, sacadas e rouparias.

porta-veneziana

5. Modelo de porta de vidro

É uma opção moderna para colocar em varandas, pois permite a comunicação fácil com o interior da casa.

porta-vidro

6. Modelo de porta vai e vem 

É uma porta ótima para colocar em cozinhas, mas é importante ter um vidro na folha ou uma escotilha para ver o movimento de entra e sai do cômodo, evitando acidentes.

porta-vai-vem

7. Modelo de porta de ferro

É um modelo que possui recortes trabalhados e acabamento em vidro e podem ser usados como opção para porta de entrada. 

porta-ferro

8. Modelo de porta de aço

É um tipo de porta com um custo-benefício em conta que pode ser liso, com folha de vidro ou veneziana. 

Leia também: Como escolher portas internas: 3 requisitos para observar!

9 . Modelo de porta de PVC

É um tipo de porta ideal para banheiro e casas de praias, locais com bastante umidade que pode fazer as portas estufarem. 

porta-de-PVC

10. Modelo de porta de correr

É o tipo de porta ideal para integrar dois ambientes internos da casa. Existem modelos com roldana embutida na parede e os de roldana aparente, mais modernos e atuais.

porta-correr

11. Modelo de porta mão amiga ou painel

É um tipo de porta que “esconde” um outro cômodo e pode ser aberto parcial ou totalmente com um apelo decorativo super bonito.

porta-mao-amiga-painel

Gostou das dicas de modelos de portas para residências

Agora você está pronto para escolher os modelos de portas para residências novos para sua casa e pode pesquisar diversas opções no site da Telhanorte.

Confira a categoria completa de Portas do site e aproveite para conferir outros detalhes da sua obra como Pisos e revestimentos e mais.

Aproveite as ofertas do site e construa ou reforme pelo melhor preço!