Pendente de alumínio: como e quando usar | Blog Telhanorte
home > Decoração > Pendente de alumínio: como e quando usar

Pendente de alumínio: como e quando usar

decoracao-para-sala-de-jantar-iluminacao-luminaria-pendente-aluminio

| Decoração

 

Entenda como usar pendentes de alumínio na decoração da casa e no projeto de iluminação. Inspire-se com imagens e modelos variados.

 

Os pendentes voltaram com tudo na decoração de casas, seja para ambientes internos, como cozinha e sala, ou ambientes externos, como áreas gourmet. Eles contribuem oferecendo mais estilo e personalidade ao cômodo e podem transformar um ambiente. Entre as opções mais modernas está o pendente de alumínio

 

Acesse em nosso site: Pendentes de Alumínio

Pendente-de-aluminio-Cup-23x23cm-preto-e-dourado-Auremar

Pendente de alumínio Cup 23x23cm preto e dourado Auremar (Foto: Acervo / Telhanorte).

 

A versatilidade do pendente de alumínio

Além de contribuir para a decoração e estilo da casa, o alumínio é um material que possui muitas outras vantagens e por isso deve ser considerado na escolha do pendente ideal para cada ambiente. Entre as melhores características do pendente de alumínio estão: a resistência e leveza do materialversatilidade, durabilidade, elegância e modernidade. O pendente de alumínio é versátil quanto ao formato da luminária, que pode ser retangular, oval, quadrada, cônica e de muitas outras formas.

 

pendentes-luminarias-modernas-estilo-industrial-luz-amarela

Pendentes modernos (Foto: Acervo / Telhanorte).

 

Uma opção que está dominando projetos de decoração é o pendente de alumínio de aramado, super atual e estiloso. Combine com ele a lâmpada de filamento e tenha um ambiente digno de elogios!

 

Pendente-de-aluminio-aramado-estilo-industrial-cobre

Casa moderna com estilo industrial (Foto: Adematt / Reprodução).

 

Um outro ponto que prova a versatilidade do pendente de alumínio é a possibilidade de uso em diferentes estilos de decoração, complementando o estilo ou servindo como contraponto. Por exemplo, ao misturar um estilo clássico com alumínio, você cria um equilíbrio que deixa o ambiente mais atual, sem perder a elegância.

 

pendente-aluminio-estilo-classico-moderno-preto-branca-luminaria-iluminacao

O estilo do pendente contrasta com o ambiente clean da cozinha (Foto: Starlumen / Reprodução).

 

Já em uma decoração no estilo industrial, o pendente de alumínio contribui para reforçar essa característica do ambiente.  

 

Sugestão de matéria: Conheça o estilo industrial e saiba como deixá-lo aconchegante

 

estilo-industrial-sala-moveis-decoracao-madeira-tijolos

Sala de estar em decoração industrial (Foto: CNC Interior / Reprodução).

 

Por último, quando falamos da versatilidade do pendente de alumínio, não podemos esquecer das diversas possibilidades de cores que podem ser incorporadas a esse material, desde o alumínio escovado, mais natural, até opções coloridas em tons rosé, preto, amarelo, vermelho e tantas outras opções, que fazem toda a diferença no resultado final do projeto. 

Pendente-de-aluminio-com-cabo-ajustavel-de-1m-dourado-Circle-grande-Auremar

Pendente de alumínio com cabo ajustável de 1m dourado Circle grande Auremar (Foto: Acervo / Telhanorte).

 

Tipo de pendente ideal para cada necessidade

Sim, os pendentes possuem uma forte característica decorativa e também possuem características funcionais importantes. Eles podem ser usados para a iluminação geral do ambiente, iluminação de trabalho (que oferece uma iluminação mais focada e concentrada em um ponto do ambiente), além da iluminação decorativa, que tem como objetivo iluminar um objeto, móvel ou acessório do ambiente. 

Para a iluminação geral, ou seja, para a iluminação central de todo o ambiente, é importante considerar o uso de uma luminária com a cúpula aramada ou translúcida, dessa forma a luz não tem um único foco e fica difusa, iluminando todo o cômodo. A iluminação geral, proporcionada por uma luminária pendente, pode ser usada, principalmente, em ambientes como sala de estar, sala de jantar e quartos, contribuindo para o relaxamento e para a criação de um ambiente aconchegante. 

 

Pendente-liso-de-vidro-e-aluminio-com-cabo-ajustavel-de-1m-fume-Auremar

Pendente liso de vidro e alumínio com cabo ajustável de 1m fumê Auremar (Foto: Acervo / Telhanorte).

 

Já em lugares como as bancadas de cozinha, para a preparação dos alimentos, um pendente de alumínio com direcionamento focado de luz é uma boa ideia para ajudar na execução das atividades.

 

decoracao-cozinha-gourmet-cozinha-industrial-com-balcao-e-quadro-lousa-studiombsarquitetura-202857-proportional-height_cover_medium

Lousa em superfície da Cozinha (Foto: Studio MBS Arquitetura / Reprodução).

 

No quarto, a iluminação focada pode contribuir para a leitura, sendo ideal para acompanhar a mesa de cabeceira. 

 

 

 

Para a decoração, o pendente de alumínio deve ser instalado de maneira a emitir luz sobre o objeto que deve receber destaque na decoração. 

O ideal, assim como para a iluminação focada, é que a cúpula seja fechada na sua parte de cima, concentrando a iluminação em apenas um ponto.

 

Dicas para instalar o pendente de alumínio

Como dissemos até aqui, usar pendentes de alumínio é uma excelente alternativa, seja para a decoração, como para oferecer maior conforto na execução de atividades geraisEntretanto, é preciso tomar alguns cuidados na instalação, para evitar acidentes. É também preciso considerar bem o local que o pendente será instalado, para que ele não atrapalhe a circulação de pessoas e prejudique o ambiente. 

As medidas padrões são: 

– Para mesas de centro, instalar o pendente a 150 cm a 170 cm do tampo da mesa.

– Para mesas de refeição, a altura do pendente deve ficar entre 80cm a 90cm do tampo da mesa. 

– Para mesas laterais ou cabeceiras, a indicação é que a cúpula fique entre 30cm a 50cm da mesa. 

 

Pendente-Design-TD622-para-1-lampada-E27-vermelho-Taschibra

Pendente Design TD622 para 1 lâmpada E27 vermelho Taschibra (Foto: Acervo / Telhanorte).

 

Gostou das dicas?

Essas dicas vão ajudar você a fazer a escolha certa para criar um projeto de iluminação ou reformar seus pontos de luz com um pendente de alumínio, aproveitando suas vantagens e evitando erros.  Lembre-se sempre de escolher pendentes de marcas de qualidade, que vão garantir a durabilidade da peça.  

Na loja virtual da Telhanorte você encontra as melhores opções de lustres e pendentes para os variados ambientes e diversas necessidades.  Além disso, no nosso site você pode contar com o apoio de um arquiteto de bolso da Telhanorte, com benefícios como:

Elimina todas as dúvidas com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores.

Visualiza seu espaço em 3D e obtém uma lista com produtos, quantidades e preços.

Resolve 1 ambiente em até 2 horas de consultoria 100% online.

Nosso site e lojas físicas também contam com um departamento de Elétrica completo para atender sua obra, com caixas e quadros elétricos, disjuntores e fusíveis, fios e cabos e mais.

Você também pode comprar todas as lâmpadas do seu projeto dentro do setor de Iluminação. Você encontra LED, fluorescente, halógenas, lâmpadas de filamento e mistas. Acesse nosso setor de Lâmpadas e faça um orçamento gratuito.

 

Aprenda em 7 passos como projetar iluminação residencial

 

Edição: Vinicius Marques e Murilo Bonício