4 tipos de porcelanato para a área externa | Blog Telhanorte
home > Área Externa > 4 tipos de porcelanato para área externa

4 tipos de porcelanato para área externa

porcelanato-ambiente-externo-garagem-resistencia-piso-chao

| Área Externa

 

Conheça alguns modelos de porcelanato para áreas externas como varanda, quintal, espaço da piscina e demais ambientes…

 

Tem uma varanda, quintal, piscina ou calçada na sua casa e quer dar um upgrade na decoração? Comece pelo piso, escolhendo um dos tipos de porcelanato para área externa.

O porcelanato é um tipo de cerâmica feito de rochas e argila, muito usado em projetos de construção ou reformas de casas e apartamentos.

Para os ambientes externos, a resistência e o caráter antiderrapante do piso que será instalado são pontos importantes para se considerar. Além disso, as peças escolhidas valorizam também toda a decoração do ambiente, podendo dar mais acolhimento, conforto e segurança para as áreas de lazer da família.

Por isso, antes de se perguntar qual tipo de porcelanato é o melhor?”, pense no efeito que você planeja dar à decoração do ambiente – com os móveis, plantas e outros detalhes decorativos do projeto. Assim, você vai poder escolher qual é o mais adequado entre os modelos existentes no mercado!

Os tipos de porcelanato externo que vamos mostrar neste post são:

– Porcelanato amadeirado;

– Porcelanato marmorizado;

– Porcelanato cimentício;

– Porcelanato pedra.

 

Confira em nosso site: Porcelanatos

Porcelanato-Malibu-Ocean-externo-acetinado-bold-20x20cm-azul-Portobello

Porcelanato Malibu Ocean externo acetinado bold 20x20cm azul Portobello (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Características: entendendo o porcelanato

Existem dois tipos básicos de porcelanato:

Porcelanato técnico: é uma peça inteira, feita apenas pela massa, sem camada de esmalte na superfície externa.

– Porcelanato esmaltado: recebe uma camada de esmalte na superfície exposta.

 

Entre os variados acabamentos de porcelanato, há três principais:

acabamento natural: é fosco, ou seja, sem brilho e tem a superfície lisa;

acabamento polido: é brilhoso, com a superfície lisa;

acabamento externo: é antiderrapante, ou seja, sua superfície é mais áspera.

 

Sugestão de matéria: Descubra como escolher um porcelanato amadeirado para sua casa, se inspire com imagens de ambientes com porcelanato amadeirado e aprenda como instalar o porcelanato no piso

 

Como nosso foco neste post são os tipos de porcelanato para área externa, vale destacar que a aspereza da superfície não quer dizer que o revestimento é poroso. Pelo contrário, uma das vantagens do porcelanato é que ele tem um nível baixo de absorção de água!

Entre os demais benefícios de se utilizar o porcelanato em áreas externas, estão:

É resistente: não desgasta e pode durar anos, seguindo uma manutenção adequada;

É lavável: pode ser limpo com água e sabão quando necessário, sem danificar a peça;

É seguro: permite a circulação de pessoas, sem grandes perigos de escorregar, já que tem uma superfície antiderrapante;

É versátil: cada tipo de porcelanato possui diversos modelos, estilos, formas e cores;

É impermeável: a impermeabilidade do porcelanato externo é alta.

 

Tipos de porcelanato para a área externa | LISTA

Alguns ambientes externos que podem ser revestidos com o porcelanato são calçadas, área da piscina, piso da área gourmet ou da churrasqueira, varandas, etc.

Uma dica básica para o piso de ambientes descobertos é usar o porcelanato externo que, mesmo com uma textura mais áspera, não perde na qualidade do design.

Para escolher o porcelanato externo ideal, é importante ter em mente a proposta de decoração. Ele será rústico, clean ou moderno? Terá plantas, algum ponto de cor vibrante ao redor? O piso precisa harmonizar com todos as outras partes do ambiente.

Pensando em te ajudar, separamos quatro tipos de porcelanato para a área externa – com efeitos diferentes – que combinam bastante com ambientes abertos e de lazer da casa. 

 

1. Porcelanato externo amadeirado

Colocar um piso de madeira de verdade tem um custo bem alto. As peças precisam ser impermeabilizadas e resinadas antes da instalação e irão demandar manutenção periódica, para conservarem um acabamento bonito. Para otimizar o orçamento do projeto de construção ou reforma, a melhor alternativa é usar tipos de porcelanato para área externa que parecem madeira.

 

ambiente-castano-porcelanato-externo-amadeirado

O porcelanato amadeirado, ao contrário da madeira, absorve pouco nível de água (Foto: Villagres / Reprodução)

 

Sugestão de matéria: Confira como usar madeira na decoração de diversos ambientes da casa.

 

Os principais modelos do porcelanato amadeirado são os que imitam a madeira natural, rústica, de demolição, mogno e entre outros. Os tons do porcelanato amadeirado vão do claro ao escuro e essa é outra vantagem, pois o revestimento combina com diversas propostas de decoração.

 

2. Porcelanato externo marmorizado

O mármore é uma rocha muito valorizada na construção civil e residencial, ou seja, cobrir uma área extensa pode ser um investimento bastante alto. Por isso, use a pedra original na bancada da área gourmet e use o porcelanato marmorizado para revestir o piso.

 

porcelanato-externo-marmore

O porcelanato é uma ótima opção para áreas externas (Foto: Vilma Meireles / Reprodução)

 

Além de ser um material bastante resistente à ação do tempo, assim como os outros tipos de porcelanato para a área externa, esse é praticamente impermeável. Ou seja, não absorve água ou umidade, podendo ser lavado – com o devido cuidado – sem perder o acabamento.

Outro ponto positivo do porcelanato que parece mármore é que a capacidade antiderrapante é alta e o torna mais seguro de caminhar (a pedra de mármore original é lisa e escorregadia!).

 

3. Porcelanato externo padrão cimento queimado

O cimento queimado é outro acabamento que pode ser encontrado entre os tipos de porcelanato para a área externa. 

Esse revestimento virou sensação entre os arquitetos, tanto como opção para o piso externo, quanto para o interno – principalmente na composição do estilo industrial.

A proposta desse porcelanato pode parecer simples e rústica, mas dependendo da escolha dos móveis e outros elementos a decoração ganha resultados surpreendentes. 

 

porcelanato-externo-cimento-queimado

O porcelanato cimento queimado é ótimo para ambientes em estilo industrial (Foto: David Hertz & Studio of Environmental Architecture / Reprodução)

 

O revestimento original com cimento deve ser feito por um profissional especialista neste tipo de material, já que é uma técnica bastante específica – o que eleva os gastos com a mão de obra. O porcelanato, por sua vez, pede uma habilidade técnica mais simples, podendo diminuir, assim, os custos da obra.

 

Sugestão de matéria: Conheça o estilo industrial e saiba como deixá-lo aconchegante

 

4. Porcelanato externo padrão pedras naturais

Pedras como o granito, o basalto e a miracema fazem um acabamento lindo nas áreas externas da casa, porém essa beleza também tem um valor mais elevado.

Se o seu orçamento está mais enxuto, mas você quer um efeito semelhante, existem tipos de porcelanato para a área externa que imitam tais pedras. Os diferentes desenhos valorizam o piso e permitem criar um projeto de decoração criativo.

Uma dica de aplicação do porcelanato externo de pedra é nas calçadas e varandas. 

 

porcelanato-externo-pedra

Peças de porcelanato que imitam pedras naturais (Foto: Eliane / Reprodução)

 

Melhor lugar para comprar porcelanato

Agora que você sabe tudo sobre os tipos de porcelanato para a área externa, pode conferir as opções de acabamento e cores disponíveis no site da Telhanorte.

Na seção de Porcelanatos, você vai encontrar peças de porcelanato externo de 45 x 45 cm ou 60 x 60 cm de marcas reconhecidas do mercado, como Portobello, Delta, Incepa e muito mais.

Aproveite que dá para comprar o seu porcelanato online e recebê-lo em casa, junto dos demais itens que você precisa para a obra!

 

Edição de Vinicius Marques e Murilo Bonício