Qual o melhor tipo de sofá para apartamento? | Blog Telhanorte
home > Decoração > Qual o melhor tipo de sofá para apartamento?

Qual o melhor tipo de sofá para apartamento?

sofá-canto-azul

| Decoração

Quer dar uma nova cara para seu lar e ao mesmo tempo precisa de um sofá para receber visitas e assistir aquele filminho no final de semana? Então confira as melhores dicas de sofás para apartamentos

 

Antes de escolher o melhor tipo de sofá para apartamento, você precisa considerar alguns critérios que te ajudarão na escolha, como:

O sofá é, geralmente, o móvel que mais se destaca no ambiente, por isso, precisa ser bem escolhido para ornar com a decoração do restante do espaço. Com nossas dicas, você vai acertar na escolha do melhor tipo!

 

Qual o melhor tipo de sofá para apartamento?

Você já deve ter visto dezenas de sofás antes de chegar até aqui. Todos parecem lindos na internet, mas qual funciona melhor para você e para o seu apartamento? 

Você não é o único com essa dúvida. Definir qual o melhor tipo de sofá para apartamento é uma missão complicada e requer atenção para não cometer erros. Então vamos às nossas dicas! Anote-as!

 

1. O tipo de uso do sofá

Em casas muito pequenas, o sofá é usado às vezes como cama para visitantes ou mesmo para um dos moradores, quando são muitas pessoas dividindo o mesmo espaço. Em outras situações, o sofá é usado para receber visitas em casa e conversar, ou para sentar com os amigos e ver um filme no final de semana. Antes de escolher seu modelo, considere esses pontos e defina qual vai ser o uso principal do móvel.

 

sofá-reto-amplo

Sofá amplo em padrão reto (Foto: Plantas de Casas / Reprodução)

 

2. As medidas da sala

Também é preciso considerar o tamanho do espaço disponível para a colocação do novo item de decoração. Muitos apartamentos possuem salas pequenas, que comportam apenas um sofá de dois ou três lugares, bem como outros possuem espaço mais amplo, permitindo que mais de um seja colocado, tornando o living room mais aconchegante.

Primeiro de tudo, tome nota das medidas disponíveis, para isso, você vai precisar de uma trena, papel e caneta!

Comece medindo todas as paredes da sala de ponta a ponta. Geralmente os sofás se encontram de frente a televisão. Considere a distância entre o aparelho e o sofá, para não ficar perto ou longe demais.

 

sala-de-estar-sofá

Sala de estar com espaço amplo para o sofá (Foto: Revista Visual e Design / Reprodução)

 

Leia mais em: O sofá ideal para sala pequena: guia de decoração

3. Tamanho do sofá

Sabendo qual o uso do móvel e o espaço disponível para instala-lo, é hora de analisar os tamanhos de sofás disponíveis no mercado e qual se adequa melhor às suas necessidades. Os tamanhos podem influenciar diretamente no preço final do produto e até na taxa de entrega, então vale a pena ter tudo na ponta do lápis antes de ir a alguma loja ou acessar um site de vendas.

Se a maior parede for menor do que 2,5 m o melhor tipo de sofá para apartamento é o de 2 lugares. Entretanto, se a parede for maior do que 2,6 m você poderá optar por tamanhos de sofá para 3 lugares ou mais.

 

sofá-grande-canto

Sofá de canto grande (Foto: Viva Decora / Reprodução)

 

4. A posição do sofá

Sim, essa informação também deve ser usada para definir qual o melhor tipo de sofá para apartamento. Por exemplo, se você desejar usar o sofá para dividir ambientes é preciso considerar que ele deve ter pelo menos 70 cm livres em volta dele, para as pessoas circularem tranquilamente. Isso influenciará na medida do sofá escolhido.

Caso o sofá fique encostado na parede você pode seguir as informações do item 3 sobre a relação do número de assentos com a metragem da parede

Uma outra observação sobre esse tópico é que o sofá deve estar a pelo menos 1,1 m de distância da TV. Ou seja, não adianta tentar dar um jeitinho para encaixar um sofá muito grande em um espaço pequeno, não será confortável. 

Além de deixar o ambiente esteticamente desequilibrado, um sofá muito próximo a televisão pode prejudicar sua visão e causar dores de cabeça.

 

sala-de-estar-sofá-tv

Sofá com distância correta da tv na sala de estar (Foto: Viva Decora / Reprodução)

 

5. O formato

Nesse quesito você tem mais liberdade, entretanto, algumas dicas são relevantes. Por exemplo, caso seu sofá seja posicionado no canto, encostado em uma “esquina” de parede, o ideal é que ele seja um modelo com ângulos mais retos e tenha espumas mais “durinhas” – mas isso não quer dizer que ele seja desconfortável! 

Um sofá mais arredondado ocupa mais espaço e pode ser ideal para sala de estar maiores. Os sofás mais retos são clássicos e atemporais. Já os sofás mais arredondados são mais despojados e deixam o ambiente mais informal. 

Sofás com chaise retrátil são opções que oferecem flexibilidade, também permitindo um uso melhor do ambiente. Por ter uma facilidade em estender seu tamanho, são ideais para quem gosta de se esticar todo no móvel! Mas antes de escolhê-lo, confira se o tamanho do seu ambiente comporta a abertura do chaise.

 

sofá-chaise

Sofá chaise na sala de estar: espaçoso e moderno (Foto: Dicas Decor / Reprodução)

 

6. Material

O tipo de tecido também vai influenciar no tipo de sofá que você vai escolher. Nesse aspecto você deve considerar o tipo de uso do sofá e seu próprio gosto pessoal

Se sua casa tem crianças ou animais de estimação, certamente a melhor escolha é de um tecido resistente e que possa ser lavado, sem prejudicar sua estrutura ou cor. Pensando nisso, os sofás em sarja são mais baratos e altamente resistentes.

Outra opção comum são os sofás de pele ou pele sintética, geralmente imitando couro. Muito resistentes e com boa durabilidade, são uma boa escolha. Também existem sofás com tratamento aquaclean que permite a remoção fácil de sujidades. E os sofás de veludo são clássicos e ideais para casas e apartamentos com temperaturas mais frias.

 

Veja também: Como fazer limpeza de sofá em casa

 

7. As cores

É claro que você também deve considerar as cores do sofá para escolher qual o melhor tipo de sofá para apartamento. Bege e cinza são opções clássicas para quem deseja combinar a decoração com objetos estampados, almofadas e até mesmo o tapete.

Cores escuras causam a impressão de que o ambiente é menor, já cores mais claras dão amplitude para o ambiente. Por isso, um sofá ideal para sala pequena é o com cores mais claras.

 

sofá-claro

Sofá em cor clara aumentando amplitude do ambiente (Foto: Plano&Plano / Reprodução)

 

8. Defina seu estilo

Por último: defina seu estilo. A parte mais importante de todas as dicas que demos até agora é essa.

Saber qual formato, cor, tamanho e modelo são mais a sua cara é extremamente importante, afinal, sofás ficam por muito tempo conosco e nada pior que escolher um móvel e depois de um tempo passar a detestá-lo.

Se você tem um estilo mais moderno, optar por sofás coloridos pode ser uma opção interessante. Só tenha cuidado ao escolher os demais itens da decoração para que eles não “briguem” entre si.

Pessoas mais clássicas se identificam com sofás mais retos e com cores mais sóbrias. O preto pode adicionar uma modernidade ao ambiente, entretanto, evite-o se o apartamento for pequeno. 

 

Escolha sem medo e deixe a casa com a sua cara!

Depois de ter escolhido o sofá ideal para sua sala, você pode visitar uma de nossas nossas lojas físicas ou o site da Telhanorte e conferir tudo sobre decoração e organização da casa, para montar o ambiente dos seus sonhos! Lembrando que se precisar da ajuda de um dos nossos colaboradores, nós te atendemos também pelo WhatsApp! É rápido, prático e não precisa sair de casa! 

 

Edição de Camila Alexandrino e Murilo Bonício