Leitura: 5 min

Telhanorte e Tumelero fazem parte do grupo Saint-Gobain. Saiba mais!

A divisão Distribuição Brasil do grupo faz da Telhanorte Tumelero a maior rede varejista de material de construção. Conheça mais sobre nossa história e confira serviços exclusivos!

Você já ouviu falar da Tumelero? Junto da Telhanorte, ela integra a divisão Distribuição Brasil do grupo francês Saint-Gobain, referência mundial em construção sustentável. Além da Distribuição Brasil, há outras marcas Saint-Gobain presentes ao longo de todo o território brasileiro. No ano 2000, a Telhanorte foi integrada pelo grupo, passando a ser uma marca Saint-Gobain. Já a Tumelero, grande nome na área de material de construção no Rio Grande do Sul — RS, integrou-se à Distribuição Brasil em 2017, formando assim a Telhanorte Tumelero.

Continue lendo a matéria para saber mais sobre o Grupo Saint-Gobain e essa grande marca varejista do Rio Grande do Sul. Tudo que você precisa para a sua casa você também encontra na Tumelero!

Origem da Saint-Gobain

O Grupo Saint-Gobain é considerado uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo e o Brasil faz parte dos cinco mercados mundiais mais importantes para a empresa. Ela foi fundada há mais de 350 anos, na França, por Jean-Baptiste Colbert, ministro francês da época, com sua produção focada em vidros e espelhos. A empresa foi responsável por envidraçar o Palácio de Versalhes, por determinação do rei Luís XIV.

Versailles in 1668, pintado por Pierre Patel (Reprodução)

Ao longo dos anos, o Grupo Saint-Gobain passou a diversificar sua produção e atividades, tornando-se hoje um dos maiores conglomerados industriais do mundo. Em 1937, o grupo chega ao Brasil, realizando diversas conquistas e aquisições ao passar das décadas — entre elas, a integração da Telhanorte Tumelero.

Atualmente, a Saint-Gobain está presente em 70 países, com mais de 170.000 colaboradores, 1.000 fábricas e 4.000 pontos de venda. No Brasil, o grupo está nas 5 regiões do país com 57 fábricas, 3 mineradoras, 3 escritórios comerciais, mais de 12.000 colaboradores, 34 centros de distribuição, 75 lojas, 1 centro de pesquisa e desenvolvimento e R$ 8.1 Bilhão em vendas.

Conheça a história e importância da Tumelero no Rio Grande do Sul

Fundada em 1º de novembro de 1967, por Melson José Tumelero, as Lojas Tumelero Materiais de Construção deram início às suas atividades na Avenida Assis Brasil 7611, em Porto Alegre. Com apenas 10 funcionários, a primeira loja comercializava madeiras, ferragens e produtos de uso colonial. No ano seguinte, a empresa se mudou para a sede própria, onde a sua loja Matriz e a administração central continuam até hoje, na Avenida Assis Brasil, 5577.

No decorrer dos anos, a Tumelero Materiais de Construção foi ampliando sua linha de produtos e profissionalizando sua equipe. Em pouco tempo, a empresa já era referência no ramo de materiais de construção e decoração, sendo procurada cada vez mais por quem tinha interesse em construir, reformar e decorar a sua casa.

tumelero-matriz-porto-alegre-loja-antes-depois
Fachada da loja matriz da Tumelero antes e depois da reforma (Foto: LS Eng. / Reprodução)

Edifício Ely

O Edifício Ely, prédio histórico localizado no centro de Porto Alegre, foi construído em 1922 pelo arquiteto Theodor Wiederspahn, projetado para ser uma loja do comerciante Nicolau Ely. Em 1982, foi adquirido pela Tumelero Porto Alegre, passando a ser uma unidade famosa da rede varejista de materiais de construção, além de um grande patrimônio e referência da cidade.

O Edifício Ely é um grande marco em Porto Alegre (Foto: Ricardo André Frantz / Historiasvalecai / Reprodução)

Tumelero, referência no estado do Rio Grande do Sul

Hoje, a Tumelero conta com 29 lojas distribuídas no estado do Rio Grande do Sul, além da loja virtual, oferecendo mais de 50 mil itens de 6 mil marcas diferentes aos seus clientes. Tudo isso com um suporte tecnológico que permite que todas as unidades da Tumelero  fiquem interligadas online ao Sistema Central de Processamento. A perfeita combinação de tecnologia e mão de obra altamente especializada fornece todo o tipo de informação referente a estoques, clientes, crediário, caixas, comunicação entre lojas e auxilia os consultores de vendas a agirem com rapidez e eficiência junto aos seus clientes.

No catálogo Tumelero, você encontra diversos departamentos como Pisos e Revestimentos, Climatização, Iluminação, entre outros. Há uma variedade enorme de produtos que você pode encomendar, sem sair de casa. Dentre eles, você encontra porcelanatos, ventilador de teto, suportes para TV, balcão de cozinha, portas de alumínio, churrasqueira pré-moldada, torneira para cozinha, janelas e muito mais!

Viva a sua casa com a Telhanorte Tumelero

A Telhanorte Tumelero está presente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. O estado de São Paulo é o que apresenta a maior variedade de marcas da empresa, sendo 46 unidades da Telhanorte, 8 da Telhanorte Já, 2 da PRO Telhanorte, uma da Telhanorte Conceito e uma unidade do Obra Já. A Tumelero é uma marca exclusiva do estado do Rio Grande do Sul, contando com 28 unidades. 

A Telhanorte Tumelero caminha junto de você do começo ao final de qualquer obra, mudança ou reforma, apresentando produtos exclusivos, serviços especializados, preços baixos e qualidade inquestionável. Além disso, a empresa ainda ganhou, no ano de 2021, a certificação Great Place To Work ® Brasil, demonstrando ser um excelente lugar para se trabalhar.

Por Vinicius Marques | Edição de Stéphanie Durante

Posts relacionados

Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....
A nova marca de Tintas Royal Color representa um marco significativo para a Telhanorte Tumelero, pois amplia seu portifólio e...
A a rede varejista de material de construção Telhanorte amplia o leque de serviços ao consumidor. Desde agosto, qualquer cliente...