Leitura: 13 min

Homecenter: encontre tudo que você precisa para a sua obra em um só lugar

De um modo geral, quem tem o desejo de construir e/ou reformar vai a um homecenter. Da mesma forma, quem deseja pintar, decorar e iluminar ambientes ou até comprar produtos de acabamento também visita esse tipo de loja, que é conhecido porreunirvários setores em um único lugar.  

Neste post, vamos explicar em detalhes o que é um homecenter e quais departamentos são encontrados com frequência nesses espaços. Além disso, o nosso intuito é abordar a ideia de uma loja de materiais de construção inteligente como algo que pode melhorar ainda mais a experiência do cliente. 

O que é um homecenter?

O homecenter é um tipo de loja ideal para quem quer construir ou reformar. Ela oferece produtos para diversos ambientes e decoração de espaços, com uma grande variedade de itens relacionados a reforma, jardinagem e melhorias estruturais. 

Vale destacar que o público desse tipo de loja abrange tanto consumidores residenciais quanto empresas e profissionais de obras e decoração, por exemplo. Alguns departamentos que podem ser facilmente encontrados são: 

  • pisos e revestimentos; 
  • portas e janelas; 
  • segurança e comunicação; 
  • banheiro e cozinha; 
  • elétrica e iluminação; 
  • ferramentas; 
  • tintas; 
  • materiais de construção; 
  • decoração; 
  • e outras categorias. 

 

Entenda o que é homecenter

Quais são os principais setores de um homecenter?

Até agora, vimos uma explicação bem geral sobre o tema. Mas nos parágrafos seguintes, vamos apresentar as principais áreas encontradas em um homecenter para você entender melhor como funciona esse tipo de loja. Confira! 

Materiais de construção

De modo geral, o setor engloba uma grande variedade de produtos voltados para construção e reforma de imóveis. Nesse sentido, é comum o cliente ter muitas dúvidas sobre o que vai comprar, tendo em vista a variedade de itens, marcas e funcionalidades. Por isso, ter um consultor especializado no setor para orientá-lo em sua estadia na loja faz toda a diferença. 

Na prática, além de oferecer uma orientação para a escolha dos itens mais indicados para a reforma e/ou para a construção que o cliente tem em mente, o vendedor pode incluir sugestões e informações técnicas, que vão contribuir para o cliente não apenas comprar o que precisa em sua obra ou reforma, mas também ter uma ótima experiência em todos os sentidos. Tanto na loja quanto no uso diário, o cliente terá a certeza que encontrou itens de qualidade e dentro de suas condições financeiras. Uma das outras vantagens é ter suporte para o cálculo da quantidade necessária de determinado produto.  

Imagine que você quer reformar um cômodo da casa, mas não tem ideia sobre a combinação dos revestimentos. O Projete-se da Telhanorte é um serviço gratuito que pode ser acessado em mais de 20 unidades do nosso homecenter, de modo que você tem o acompanhamento de projetistas e designers especializados. Estes vão oferecer: 

  • orientações técnicas e funcionais de acordo com as tendências atuais do mercado; 
  • visualizar as próprias escolhas no seu ambiente a partir de um desenho 3D; 
  • com antecedência, o cliente pode visualizar mudanças que gostaria de fazer no ambiente utilizando os produtos que comercializamos.
  • fidelização e relacionamento duradouro com o cliente. 
Homecenter: tudo o que sua casa precisa

Muitos dos nossos setores contam com showrooms para apoiar na experiência completa das nossas lojas. O cliente pode verificar, por exemplo, se a porta escolhida tem espaçamento adequado de abertura e fechamento, facilidade no manuseio de janela e segurança de fechaduras, entre outros. Enfim, a Telhanorte pensa em cada detalhe, pois acreditamos que isso não apenas viabiliza a venda, como ajuda a construir confiança,

Ferramentas

Aqui na Telhanorte, os vendedores são especialistas em construção, e não segmentados por área. Entretanto, os profissionais têm conhecimentos suficientes para tirar dúvidas dos clientes nos demais departamentos da loja. 

Ferramentas são indispensáveis em uma casa, tanto em termos de construção quanto de reforma. Pensando nisso, a Telhanorte tem uma equipe de vendedores pronta para ajudar no que for preciso, sendo que os produtos deste departamento vendidos no nosso homecenter são: 

  • chaves de fenda; 
  • chaves ajustáveis; 
  • martelos; 
  • alicates; 
  • serrotes; 
  • fitas métricas. 

Elétrica e iluminação

Nada de comprar produtos de iluminação no escuro! Na Telhanorte, você encontra os nossos itens funcionando, e assim, você consegue testar eficiência da intensidade da luz, altura do lustre, componentes e materiais das luminárias. Isso vale para fitas de led, plafons e lâmpadas de diversos tipos, como: 

  • luminárias (plafons, arandela interna, luminária de embutir e lustres; 
  • iluminação externa (arandela externa, refletores, tartarugas); 
  • lâmpadas; 
  • complementos e acessórios (soquetes, reatores, acessórios de iluminação e luz de emergência); 
  • LED (fita, painel, refletor e lâmpadas). 

Banheiro e cozinha

No setor de banheiro e cozinha, você vai encontrar uma extensa variedade de produtos relacionados à instalação, à decoração e às funcionalidades desses ambientes. Se o seu desejo for comprar uma pia, por exemplo, em um homecenter, haverá várias opções, como pias em aço inoxidável, com cuba simples ou dupla.  

Mais do que produtos, homecenters como a Telhanorte procuram trazer experiência aos clientes. Na prática, em nossas lojas é possível contar com chuveiros e pias para que os clientes consigam analisar o funcionamento no ambiente de instalação. 

Em relação à água do chuveiro, por exemplo, o cliente tem condições de avaliar alguns aspectos, como a forma que o jato de água sai. Assim, ele terá a certeza de que comprou o produto certo, funcionando tal qual foi demonstrado na loja. 

Ainda sobre chuveiros, poderá encontrar chuveiros com aquecimento a gás e com tecnologia de economia de água, bem como acessórios complementares. Duchas higiênicas, suportes e mangueira para chuveiro são alguns exemplos. 

Também são vendidas torneiras neste departamento, com diferentes designs, acabamentos e recursos. Inclusive, é possível comprar torneiras sensíveis ao movimento das mãos — algo bastante comum em shoppings, por exemplo. 

Alguns produtos ficam em exposição na loja, sendo assim, o cliente pode tocar e analisar qual item o atende, de acordo com as suas preferências. Vale destacar também que o cliente não precisa andar por toda a loja para comprar os acessórios de cada departamento, pois pensamos em tudo na Telhanorte. Nesse sentido, ele pode sair da seção de banheiro e, no próximo setor, encontrar acessórios que auxiliarão na instalação e manutenção. 

Decoração e organização

Imagine alguém que está em busca de móveis para o seu lar. Neste caso, é comum sentir a necessidade de sanar dúvidas com um vendedor, com o objetivo de fazer escolhas mais adequadas às suas necessidades e preferências. 

Em casos assim, o profissional pode propor mobílias e outros produtos — a depender do tamanho do espaço que o cliente deseja decorar. O colaborador do homecenter também pode sugerir combinações de cores, estilos e auxiliar no cálculo das quantidades necessárias de cada item, bem como tirar dúvidas sobre a instalação das mercadorias. 

Móveis e acessórios de organização

Na Telhanorte, buscamos cativar o cliente, despertando nele bons sentimentos e emoções. Uma prova disso é a sua experiência na hora de escolher itens de decoração: mais do que uma loja em que a pessoa se sente em casa, planejamos tudo de um jeito único, tendo em vista um relacionamento de longo prazo. 

É possível que as pessoas estejam à procura de determinados itens, como cadeiras, estantes e mesas. Se a ideia envolve adquirir móveis para o quarto, podem ser encontrados em um homecenter mercadorias como puffs, gaveteiros e espelhos. 

Dependendo das suas preferências, as pessoas podem estar em busca de “algo a mais” no setor de decoração e de organização do homecenter. Diante disso, quadros, placas decorativas, porta-retratos, tapetes e almofadas, por exemplo, são itens que podem ser encontrados nessas lojas.  

Talvez, uma das grandes preocupações do público é saber como a sua construção ou reforma vai ficar antes de comprar os produtos.  

Organizadores

Alguns itens desse setor do homecenter que se enquadram na categoria de organizadores são: 

  • prateleiras; 
  • estantes modulares; 
  • cestos; 
  • gaveteiros; 
  • divisórias para gavetas; 
  • suportes para sapatos. 
Entenda o que é homecenter

Jardinagem

Além de itens para o jardim, esse setor de um homecenter pode oferecer produtos focados em paisagismo. Assim, residências e comércios podem apostar na ideia, já que a vegetação é uma parte fundamental no sucesso de um projeto desse tipo. 

Ainda no departamento, é possível encontrar outros produtos, como mangueiras, torneiras e diversos acessórios relacionados à atividade. Assim como em outros setores, no de jardinagem buscamos não apenas vender produtos, mas também experiência, e uma das formas de fazer isso é facilitar a escolha do cliente. 

Em outras palavras, organizamos produtos de jardinagem na loja de modo que o cliente tenha mais clareza de quais plantas combinam com a piscina, churrasqueira ou quintal.  

Inclusive, dependendo do tipo de solo, do clima da região onde o comprador mora e da luz solar disponível, o vendedor do estabelecimento pode orientá-lo em relação às plantas adequadas às características apresentadas. 

Já em relação ao paisagismo, o vendedor pode ajudar o público sugerindo combinações de espécies, considerando também as opções de vasos disponíveis e a escolha de ferramentas e outros materiais. 

Na Telhanorte, nossa preocupação não é somente em vender produtos de jardim, mas proporcionar ao cliente uma experiência única. Se a intenção da pessoa é ter um jardim florido, mas não sabe por onde começar, nossos funcionários podem orientar quanto às principais ferramentas usadas em jardinagem. 

Pintura

Se o cliente tem o intuito de pintar paredes e superfícies, existe um setor do homecenter com itens específicos para a atividade. Alguns dos principais produtos que podem ser encontrados no departamento são: 

  • tintas à base de água e óleo, acrílicas e epóxi; 
  • vernizes; 
  • pincéis e rolos de pintura; 
  • bandeja e fitas adesivas para pintura; 
  • lixas; 
  • espátulas; 
  • estiletes. 
 

Portanto, caso você tenha a intenção de — além de decorar a sua casa — fazer a pintura de paredes e de outras superfícies, é recomendável contar com o suporte de um vendedor. Afinal, existe uma infinidade de itens e especificações. 

Acabamentos

O setor de acabamentos em um homecenter oferece uma variedade de produtos para finalizar e decorar os ambientes. Na prática, bons exemplos são pisos, revestimentos, portas, janelas, fechaduras e acessórios. 

Caso o cliente não tenha uma ideia clara do piso que deseja colocar na sua casa ou empresa, por exemplo, é possível — e indicado — recorrer a um vendedor. Assim, o profissional poderá oferecer diversas opções, como pisos cerâmicos, porcelanatos, laminados, vinílicos e de madeira, que se alinham às preferências do comprador.  

Além disso, o colaborador pode dar informações adicionais sobre a durabilidade e a resistência do material, bem como acerca da facilidade de instalação e de manutenção. Já na parte de revestimentos, ele pode orientar o consumidor em relação a azulejos, pastilhas, cerâmicas decorativas, papéis de parede e pedras naturais, por exemplo.  

Em algumas lojas da Telhanorte, o cliente pode testar as principais funcionalidades da porta, como abrir, fechar, segurança da maçaneta, materiais que compõem os produtos como vidros, metais e madeira e dimensões.  

O material com o qual são feitas as portas e as janelas também é importante, justificando a ajuda de um vendedor. Nesse sentido, existem, por exemplo, janelas de alumínio, de PVC e de vidro temperado, de modo que o colaborador poderá ajudar o cliente a escolher a opção ideal com base em fatores ligados à segurança e ao isolamento térmico e acústico. 

Por que comprar em um homecenter?

Como vimos até aqui, uma loja de materiais de construção pode reunir vários setores em um só espaço, a depender das necessidades dos clientes. Desse modo, os consumidores passam a ter acesso a itens de alta qualidade, que vão trazer um ar bonito e moderno ao ambiente que desejam construir e/ou reformar. 

A seguir, confira as principais vantagens de comprar em um homecenter! 

Variedade de produtos

Como dito, os homecenters são conhecidos por oferecer uma ampla variedade de itens do lar em um único local. Isso significa que o cliente pode encontrar tudo de que precisa para construção, reforma, decoração e de jardinagem, por exemplo, evitando a necessidade de visitar várias lojas diferentes. 

Preços competitivos

Geralmente, os homecenters oferecem preços competitivos devido ao seu volume de vendas e à sua capacidade de negociar diretamente com os fabricantes e os distribuidores. Além disso, os estabelecimentos frequentemente fazem promoções e disponibilizam descontos sazonais e programas de fidelidade para profissionais e clientes, visando atrair clientes. 

Atendimento especializado

No caso da Telhanorte, nosso cliente conta com um vendedor especializado em materiais para construção, que vai acompanhá-lo em todas as seções, apoiando com conhecimento técnico e sugerindo produtos e soluções de acordo com a sua necessidade. 

O que é um homecenter inteligente?

Um homecenter inteligente é um ambiente que incorpora tecnologias e recursos avançados, visando oferecer a melhor experiência aos clientes e a otimização das operações internas. Na prática, um dos aspectos que caracterizam uma loja de materiais de construção inteligente é a automação — seguida da digitalização. 

Além disso, o uso de soluções tecnológicas facilita bastante o dia a dia dos clientes, já que eles não terão dificuldade na hora de encontrar as mercadorias de que precisam. Alguns desses recursos incluem: 

  •  plataformas digitais como aplicativo e site que contam com ofertas e descontos exclusivos; 
  •  comunicações nos ambientes digital e físico que apoiam com informações para te ajudar a escolher o produto ideal;  
  •  serviços Personalizados: Apoiamos em todas as etapas de compra, como oferta de seguros, empréstimos, assistência saúde e residencial;  
  •  acompanhamento da entrega. 

 

Ou seja, por meio de um homecenter inteligente, os clientes têm acesso a opções de compra mais personalizadas. Na prática, o que acontece é um processo de análise de dados, de modo que a loja pode oferecer produtos mais adequados às preferências e às necessidades das pessoas, independentemente do setor. 

Outro ponto de destaque é a integração online e offline. Usualmente, essa “combinação” acontece da seguinte forma: os compradores acessam o homecenter online e, caso os itens procurados estejam em estoque, eles têm a possibilidade de efetuar a sua compra e retirar na loja mais próxima. 

E na Telhanorte não é diferente! Somos um homecenter inteligente que viabiliza a compra de materiais de construção online ou em lojas físicas, oferecendo uma solução completa para otimizar (ainda mais) a sua obra. Temos mais de 40 lojas e multicanais, que entregam muito mais do que produtos de qualidade, mas também personalização e experiência. Acesse o nosso site para saber mais!  

Posts relacionados

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto receber...