Ninguém quer ter que lidar com mofo, goteiras, infiltrações e outros problemas piores graves, né? Então, confira os tipos de manta impermeabilizante adequados
Lajes e telhados com diferentes tipos de infiltrações e vazamentos podem desestabilizar a construção e até provocar desabamentos, então evitá-las deve ser uma prioridade máxima de segurança. Assim, escolher a manta impermeabilizante mais apropriada é essencial, porque deixará sua obra protegida da ação da chuva e livre dos riscos da umidade de ambientes fechados. Mas você sabe quais tipos de manta impermeabilizante podem ser usadas para proteger a obra?Veja mais em: 8 Tipos de Telha, Tipos de Infiltração
Manta líquida
Feita à base de resina acrílica, é o produto mais utilizado na impermeabilização de superfícies. Podendo ser aplicadas com rolo de pintura ou trincha, mantas líquidas são especialmente indicadas para lajes intransitáveis, mas podem ser utilizadas para cobrir outras áreas expostas como muros e beirais de varanda, também. Além disso, podem ser aplicadas em áreas internas da casa ou misturadas a massas colantes para o assentamento de alvenaria e acabamento. Vale dizer que há diversos modelos de manta líquida, cada um com sua devida função. Alguns são capazes de refletir a luz do sol e, assim, reduzir a temperatura interna dos ambientes.Aplicação das mantas líquidas
A manta líquida é bem simples e prática de ser colocada na laje. Ela já vem pronta para uso e você só vai precisar de um recipiente para misturar o produto e um rolo para fazer a aplicação. Antes de começar a aplicação, não se esqueça de:- Limpar e regularizar a superfície com argamassa. No caso da manta líquida impermeabilizante para telhado, a superfície também deve estar sem rastros de gordura.
- Secar totalmente a superfície. No caso de lajes recém-concretadas, a recomendação dos fabricantes é que se aguarde pelo menos 15 dias para aplicar a manta líquida.
- A aplicação deve ser feita em três demãos, de maneira cruzada (alternando entre aplicação horizontal e vertical) e com um intervalo de três horas entre cada uma delas.
- Antes de começar, não se esqueça de mexer bem o produto para que ele fique homogêneo.
- A maioria dos fabricantes sugere que a primeira demão seja diluída em água, na proporção de 10%. Já a segunda e a terceira devem ser realizadas com o produto na sua forma natural.
- Se chover, a área tem que ser protegida com uma lona para evitar o contato com a água e a aplicação só poderá ser retomada após alguns dias de estiagem, para que a superfície esteja seca novamente.
- A manta líquida não deve ser aplicada em superfícies abaixo de 10ºC ou acima de 35ºC. Temperaturas fora deste limite podem comprometer os processos químicos de cura do produto.
- O tempo de secagem da manta líquida, após a finalização das três demãos, é de normalmente três dias, mas varia de acordo com a superfície. Verifique o tempo correto nas especificações do produto.
- Faça um teste com água ou outro líquido para testar a impermeabilização, ao final do processo.
- O tipo de superfície também influencia no rendimento da manta líquida, mas é comum fazer um cálculo de pouco mais de meio metro quadrado para cada litro do produto. Dessa forma, um balde de 18 litros, por exemplo, é o mais indicado para superfícies de 10m².
Manta asfáltica
Esse produto leva asfalto modificado na sua composição e outros materiais que potencializam a sua durabilidade e resistência. Esse modelo tem formatos e acabamentos diferentes para cada tipo de superfície:- Manta asfáltica aderida: esse é certamente o modelo mais utilizado, uma vez que pode ser aplicado tanto em lajes de cobertura como em outras áreas descobertas, como varandas e até piscinas. A aplicação é feita por meio da aderência com maçarico ou da aderência com asfalto aquecido.
- Manta asfáltica flutuante: nesse caso, a manta apenas envolve a superfície, sem aderir à base. Sua aplicação é especialmente indicada para locais propensos a sofrerem deformações.
- Manta ardosiada: esse tipo de manta possui a face superior revestida com grânulos minerais (grãos de ardósia) e é recomendado para coberturas não transitáveis, como cúpulas ou edificações com pequenas deformações.
- Manta aluminizada: trata-se de uma manta auto protegida com uma camada de alumínio, o que funciona também como isolante térmico. É mais indicada para telhados e outros locais intransitáveis e podem ser autocolantes ou aplicadas com asfalto e com maçarico.
Aplicação das mantas asfálticas
Como vimos acima, a aplicação da manta asfáltica é mais trabalhosa e não deve ser realizada por leigos. O trabalho requer um profissional especializado e uso de maçaricos e equipamentos de proteção individual. O trabalho deve ser feito com muito cuidado e alguns tipos de manta necessitam mais de uma demão. Deve-se ter uma atenção redobrada aos locais onde ficam os ralos e juntas. Esses são pontos mais vulneráveis no processo de impermeabilização.Onde comprar manta impermeabilizante
Agora que você já sabe tudo que precisa para aplicar a manta impermeabilizante em telhados e lajes, é hora de saber onde comprar a sua. E a Telhanorteé a resposta que você procura! Além da manta, você também pode precisar de produtos específicos para paredes e rodapés. Visite nossa seção de Impermeabilização e Vedação e encontre tudo para proteger sua obra.Edição: Vinicius Marques e Murilo Bonício