Leitura: 5 min

Confira modelos de pisos cerâmicos para a sua casa

Entenda como se classificam as peças de cerâmica de acordo com a resistência do material. Confira opções de acabamentos e saiba as vantagens de usar a cerâmica no piso

  Os tipos de pisos cerâmicos variam de acordo com a resistência das peças e os acabamentos. Entender a capacidade do material é o que orienta qual cerâmica será melhor para cada ambiente da casa. A seguir falamos de dois fatores essenciais para avaliação de um piso cerâmico. Confira!  

1. Classificação A, B e C de resistência

A primeira característica dos tipos de pisos cerâmicos é a resistência que o material oferece. Há no mercado as classificações principais: 1- Piso cerâmica tipo A: são os modelos premium dos tipos de pisos cerâmicos. Resistentes e sem defeitos visíveis, têm garantia oferecida pelos fabricantes, além de não danificarem com produtos químicos. 2- Piso cerâmico tipo B e C: são os modelos intermediários. Apresentam defeitos visíveis nas peças, mas têm boa resistência e garantia de fábrica.  3- Piso cerâmico tipo D: são os modelos mais simples dos tipos de pisos cerâmicos que, além de terem defeitos visuais nas peças, não possuem garantia de resistência.   
Sugestão de matéria:  Como tirar risco do piso laminado
 

2. Índice PEI de resistência ao desgaste 

A escala PEI vem do inglês Porcelain Enamel Institute (Instituto da Porcelana/Cerâmica Esmaltada) e classifica a resistência à abrasão das peças de cerâmica esmaltada, de acordo com os valores abaixo:  
tabela-classificacao-pei-pisos
Capacidade das peças cerâmicas instaladas no piso (ArqTema / IAU USP / Reprodução)
 

Confira algumas opções de acabamentos!

Existem outras opções de pisos e revestimentos considerados mais nobres e bonitos, porém os pisos cerâmicos não ficam atrás! Os modelos de pisos cerâmicos são tão diversificados quanto os de porcelanato. Além dessa variedade, a cerâmica também possui no mercado acabamentos diferentes para o piso. Confira algumas opções no site da Telhanorte:  

1. Brilhante

 

Confira no nosso site: Piso Carrara HD brilhante 61x61cm cinza Formigres

   

2. Acetinado

 

Confira no nosso site: Piso cerâmico Inove Plus acetinado bold 62x62cm bege Royal Gres

 
Sugestão de matéria: Inspire-se com os principais pisos de madeira

3. Acetinado rústico

 

Confira no nosso site: Piso Cerâmico Classic Navona Savane Acetinado Retificado Comp: 53 cm. X Larg: 53 cm. Marrom

 

4. Acetinado antiderrapante (para uso externo)

 

Confira em nosso site: Piso cerâmico Eliane Horus White e Piso cerâmico Eliane Habitat Concreto

 

Vantagens de escolher a cerâmica para o piso residencial

A cerâmica é produzida da argila e, como vimos, tem resistência e modelos diferentes que valorizam cada ambiente. Confira as vantagens de apostar nesse piso!  

1. Variedade de modelos

Os tipos de pisos cerâmicos possuem uma variedade excelente de modelos, que ajuda a colocar a criatividade em prática na hora de decorar — sim, o piso é parte da decoração! Existem modelos de cerâmica estampada, que imitam outros materiais como madeira, pedras e concreto.  

2. Resistência

Como já destacamos, os tipos de pisos cerâmicos têm uma variedade de resistência que permite utilizá-los em todos os cômodos da casa, a depender da funcionalidade e uso de cada espaço.  

3. Preço acessível

Comparado a outras opções como o porcelanato, o piso cerâmico tem um excelente custo-benefício, sem perder em qualidade e beleza.  

4. Durabilidade

Os pisos de cerâmica são escolhas duráveis e podem resistir até 20 anos se forem instalados em lugares apropriados e o assentamento das placas for feito de maneira correta.  

5. Facilidade de limpar

Esse tipo de piso pode ser varrido ou limpo apenas com água e sabão neutro. É importante destacar a atenção que deve ser dada ao rejunte, para não deixá-lo encardir, especialmente os brancos.  

Gostou de conhecer sobre tipos de pisos cerâmicos?

Agora que você sabe o que avaliar na hora de escolher os tipos de pisos cerâmicos, pode fazer sua compra com a certeza de que vai acertar no modelo! E como qualidade é importante, a Telhanorte selecionou as melhores marcas e fabricantes de piso para a categoria de Pisos Cerâmicos! Confira e aproveite para completar seu pedido com outros itens para assentamento como Acabamentos para piso, Argamassa e Rejunte. Comprando online, você tem mais comodidade e paga com segurança. Aproveite as ofertas e viva a sua casa!    

Edição de Vinicius Marques e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...