Pisos cerâmicos: variedade de resistência e acabamentos | Blog Telhanorte
home > Pisos e Revestimentos > Pisos cerâmicos: variedade de resistência e acabamentos

Pisos cerâmicos: variedade de resistência e acabamentos

piso-ceramico-ceramica-resistencia-acabamento-brilho-claro-antiderrapante

| Pisos e Revestimentos

Entenda como se classificam as peças de cerâmica de acordo com a resistência do material. Confira opções de acabamentos e saiba as vantagens de usar a cerâmica no piso

 

Os tipos de pisos cerâmicos variam de acordo com a resistência das peças e os acabamentos. Entender a capacidade do material é o que orienta qual cerâmica será melhor para cada ambiente da casa. A seguir falamos de dois fatores essenciais para avaliação de um piso cerâmico. Confira!

 

1. Classificação A, B e C de resistência

A primeira característica dos tipos de pisos cerâmicos é a resistência que o material oferece. Há no mercado as classificações principais:

1- Piso cerâmica tipo A: são os modelos premium dos tipos de pisos cerâmicos. Resistentes e sem defeitos visíveis, têm garantia oferecida pelos fabricantes, além de não danificarem com produtos químicos.

2- Piso cerâmico tipo B e C: são os modelos intermediários. Apresentam defeitos visíveis nas peças, mas têm boa resistência e garantia de fábrica. 

3- Piso cerâmico tipo D: são os modelos mais simples dos tipos de pisos cerâmicos que, além de terem defeitos visuais nas peças, não possuem garantia de resistência. 

 

Sugestão de matéria: Aprenda como tirar risco do piso laminado e confira dicas para prolongar a durabilidade do piso vinílico!

 

2. Índice PEI de resistência ao desgaste 

A escala PEI vem do inglês Porcelain Enamel Institute (Instituto da Porcelana/Cerâmica Esmaltada) e classifica a resistência à abrasão das peças de cerâmica esmaltada, de acordo com os valores abaixo:

 

tabela-classificacao-pei-pisos

Capacidade das peças cerâmicas instaladas no piso (ArqTema / IAU USP / Reprodução)

 

Confira algumas opções de acabamentos!

Existem outras opções de pisos e revestimentos considerados mais nobres e bonitos, porém os pisos cerâmicos não ficam atrás! Os modelos de pisos cerâmicos são tão diversificados quanto os de porcelanato. Além dessa variedade, a cerâmica também possui no mercado acabamentos diferentes para o piso. Confira algumas opções no site da Telhanorte:

 

1. Brilhante

 

Confira no nosso site: Piso Carrara HD brilhante 61x61cm cinza Formigres

 

 

2. Acetinado

 

Confira no nosso site: Piso cerâmico Inove Plus acetinado bold 62x62cm bege Royal Gres

 

Sugestão de matéria: Inspire-se com os principais pisos de madeira e também os pisos de cerâmica amadeirados!

 

3. Acetinado rústico

 

Confira no nosso site: Piso Cerâmico Classic Navona Savane Acetinado Retificado Comp: 53 cm. X Larg: 53 cm. Marrom

 

4. Acetinado antiderrapante (para uso externo)

 

Confira em nosso site: Piso cerâmico Eliane Horus White e Piso cerâmico Eliane Habitat Concreto

 

Vantagens de escolher a cerâmica para o piso residencial

A cerâmica é produzida da argila e, como vimos, tem resistência e modelos diferentes que valorizam cada ambiente. Confira as vantagens de apostar nesse piso!

 

1. Variedade de modelos

Os tipos de pisos cerâmicos possuem uma variedade excelente de modelos, que ajuda a colocar a criatividade em prática na hora de decorar — sim, o piso é parte da decoração! Existem modelos de cerâmica estampada, que imitam outros materiais como madeira, pedras e concreto.

 

2. Resistência

Como já destacamos, os tipos de pisos cerâmicos têm uma variedade de resistência que permite utilizá-los em todos os cômodos da casa, a depender da funcionalidade e uso de cada espaço. 

 

3. Preço acessível

Comparado a outras opções como o porcelanato, o piso cerâmico tem um excelente custo-benefício, sem perder em qualidade e beleza.

 

4. Durabilidade

Os pisos de cerâmica são escolhas duráveis e podem resistir até 20 anos se forem instalados em lugares apropriados e o assentamento das placas for feito de maneira correta.

 

5. Facilidade de limpar

Esse tipo de piso pode ser varrido ou limpo apenas com água e sabão neutro. É importante destacar a atenção que deve ser dada ao rejunte, para não deixá-lo encardir, especialmente os brancos.

 

Gostou de conhecer sobre tipos de pisos cerâmicos?

Agora que você sabe o que avaliar na hora de escolher os tipos de pisos cerâmicos, pode fazer sua compra com a certeza de que vai acertar no modelo! E como qualidade é importante, a Telhanorte selecionou as melhores marcas e fabricantes de piso para a categoria de Pisos Cerâmicos!

Confira e aproveite para completar seu pedido com outros itens para assentamento como Acabamentos para piso, Argamassa e Rejunte. Comprando online, você tem mais comodidade e paga com segurança. Aproveite as ofertas e viva a sua casa!

 

Piso cerâmico amadeirado: confira dicas!

 

Edição de Vinicius Marques e Camila Alexandrino