Leitura: 6 min

Tudo o que você precisa saber antes de comprar um mictório

Principais tipos de mictório, materiais, formatos, modelos. Confira como escolher e quando usar cada um, preço e mais!

Quando falamos em mictório, estamos nos referindo a um tipo de vaso sem assento sanitário, comumente encontrado em banheiros públicos masculinos. Eles ajudam a otimizar o espaço, permitindo que um número maior de pessoas utilize o banheiro ao mesmo tempo. 

Os diferentes tipos de mictório aparecem com frequência em ambientes com grande movimentação de pessoas, como escolas, estádios, restaurantes, bares, academias, shoppings e outros locais. Os modelos de mictório variam quanto ao:

  • capacidade: tipos de mictórios coletivos ou individuais;
  • material: geralmente, em aço inox, porcelana ou poliéster reforçado com fibra de vidro;
  • modelo: calha, cubeta e contra-parede;
  • formato: retangulares, ovais e redondos.

 

A seguir, vamos apresentar cada um deles para que você possa escolher o que melhor se adapta à sua obra ou reforma

 

Tipos de mictório

Calha

Esse tipo de mictório é encontrado no formato retangular, lembrando o formato de uma calha e pode ser usado, simultaneamente, por mais de uma pessoa. Os três materiais mais usados para esse tipo de acessório para banheiro são:

  • Aço inox;
  • Poliéster reforçado com fibra de vidro;
  • Porcelana.

É uma boa opção para banheiros pequenos, afinal:

  • a instalação na parede otimiza o espaço;
  • facilita a instalação do encanamento;
  • não atrapalha a circulação.

 

Por falar em encanamento, independente do tipo de mictório escolhido, é importante conferir se a instalação hidráulica do local permite o uso desse material ou se serão necessárias reformas e adaptações. Converse com um profissional da área e encontre tudo o que você precisar no departamento de Hidráulica da loja virtual da Telhanorte.  

 

 

Cubeta

O tipo de mictório cubeta é individual e o modelo mais comum em banheiros. Pode ser encontrado em diferentes formatos, desde redondos, quadrados ou mesmo retangulares na vertical. Também é versátil em relação ao material do qual pode ser feito: seja inox, cerâmica, porcelana ou poliéster reforçado com fibra de vidro. Se você tem mais espaço e deseja oferecer um pouco mais de privacidade e conforto para quem vai utilizar o mictório, essa é uma boa solução.

 

Mictorio-de-ceramica-gelo-Deca
Mictório de cerâmica gelo Deca (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Mictorio-de-louca-sifonado-areia-Icasa
Mictório de louça sifonado areia Icasa (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Contra a parede ou de piso

Nesse modelo, o mictório percorre toda a parede, indo até o chão, onde está o ralo. Logo, a urina vai direto para o encanamento comum do local. Pode ser um pouco mais difícil de ser encontrado. É bom lembrar que, mesmo entre esses modelos, existem diferentes tipos de design de mictório, desde opções mais clássicas e simples, até modelos mais atuais, modernos e sofisticados. Isso sem contar na variação de cores, como branco, preto, inox ou mesmo colorido. 

Assim como todos os acessórios do banheiro, o mictório também interfere no resultado final da decoração e estilo do ambiente. Por isso, considere também esse fator para a escolha do tipo de mictório ideal para a necessidade do ambiente que está sendo construído. 

Na loja virtual da Telhanorte você encontra um setor completo de Mictórios. Não deixe de conferir!

 

 

Instalação dos Mictórios

Geralmente, a instalação de mictórios não é muito complexa, entretanto, é importante fazer a ligação de cada peça com a tubulação de esgoto, para que a urina possa ser encaminhada ao descarte. Geralmente, ao comprar um mictório, você adquire junto um conjunto de itens para instalação de sistemas hidráulicos e de fixação.

É ideal buscar ajuda de um profissional para evitar qualquer tipo de erro na instalação e comprometimento da rede hidráulica do local. 

Conjunto-de-instalacao-para-mictorio-M712-Deca
Conjunto de instalação para mictório M712 Deca (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Lembre-se de escolher a descarga ideal

É claro que além do mictório em si é importante se preocupar com a descarga que vai ajudar a eliminar a urina da peça, preparando o mictório para que possa ser usado com conforto pela próxima pessoa. Confira se o tipo de mictório que você escolheu já acompanha um mecanismo de descarga. Existem diferentes tipos, entre eles:

  • manual, que é preciso que cada usuário acione;
  • automática, com um sensor que libera água depois do uso do mictório;
  • com temporizador, que libera água de tempos em tempos, para garantir a higienização constante do acessório.

 

É necessário escolher a opção que mais ajuda na manutenção da limpeza, higiene e controle de odores do local em que o mictório será instalado. Além disso, existe uma variação de preços que deve ser considerada, a depender do seu orçamento. Clique nos links das legendas abaixo e confira mais sobre os modelos selecionados!

 

Valvula-de-descarga-para-mictorio-embutida-com-sensor-Decalux-inox-Deca-792365
Válvula de descarga para mictório embutida com sensor Decalux inox Deca (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

Valvula-de-descarga-para-mictorio-com-fechamento-automatico-cromado-Deca
Válvula de descarga para mictório com fechamento automático cromado Deca (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

valvula-de-descarga
Válvula de Descarga Deca para Mictório com Fechamento Automático Decamatic Eco Cromado (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

 

Escolha seu mictório e compre com melhor preço

Agora que você conhece os diferentes tipos de mictório para banheiros é hora de escolher o que vai estar no ambiente que você está criando ou construindo. Um outro ponto importante é garantir a compra de produtos de marcas de qualidade, garantindo a durabilidade e o uso ideal da peça. 

Assim como vasos sanitários comuns, os mictórios podem durar muitos anos se forem de marcas de qualidade e receberem a devida higienização. Na loja virtual da Telhanorte, você encontra as marcas de vaso sanitário: Deca, Celite e Icasa.

São diversos tipos de mictórios, com sifão, opções de descargas, cores e formatos variados. Não se esqueça que um banheiro, mesmo com mictório, precisa de um espaço para um vaso sanitário tradicional! Por isso, lembre-se de colocar na lista de compras um vaso sanitário, descarga e assento.

Além disso, temos um setor completo de Hidráulica para que você possa comprar os acessórios necessários para a instalação ou reforma do banheiro, para receber esse novo acessório. Veja também a nossa categoria de Materiais de Construção.

 

Edição de Murilo Bonício e Vinicius Marques

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....