Tipos de tubos para água quente: aprenda a escolher sem erro | Blog Telhanorte
home > Hidráulica > Tipos de tubos para água quente: principais materiais e cuidados para instalação

Tipos de tubos para água quente: principais materiais e cuidados para instalação

tipos-tubos-agua-quente-2

| Hidráulica

Quando você escolhe colocar água quente em casa precisa de um planejamento hidráulico especial que envolve, em um primeiro momento, o uso de tipos de tubos para água quente e conexões resistentes a altas temperaturas.

Nos projetos de construção, esse detalhe deve ser pensado desde início da obra. Nas reformas, a adição de tubos e conexões para água quente pode dar um pouco mais de trabalho.

O segredo para acertar é ter a orientação de um engenheiro e de um bombeiro hidráulico experiente na instalação de tubos para água quente.

Está pensando em ter água quente nas pias do banheiro, da cozinha e de outras partes da casa? Conheça quais são os principais tipos de tubos para água quente usados e como eles funcionam.

Principais tipos de tubos para água quente

tubos-conexoes-para-agua-quente

Os tubos e conexões para água quente são fabricados de materiais altamente resistentes e que tem a capacidade conservar o calor no seu interior ou que podem ser isolar termicamente.

Em média, esse tipo de cano suporta até 70º C de temperatura, podendo variar para mais. 

Além de escolher o cano certo, a instalação hidráulica de água quente segue uma norma reguladora padrão que falaremos em seguida.

Mas primeiro vamos conhecer os tipos de tubos para água quente:

Tubo de cobre para água quente

O tubo de cobre é um dos tipos preferidos para passagem de água quente. Principalmente porque ele suporta altas temperaturas e ter uma taxa de manutenção baixa — se for bem instalado pode nem precisar de consertos durante sua vida útil.

Esse diferencial se reflete no preço, um dos mais altos entre os tipos de tubos para água quente. 

Pelo cobre ser um bom condutor térmico, é preciso fazer um isolamento térmico para evitar a perda de calor da água. 

Tubo de CPVC para água quente

O tubo de CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) tem características semelhantes ao PVC  e suporta até 80º C. É uma variedade de tubo para água quente mais barato.

Para fazer a instalação correta é usada uma cola específica para que as conexões criem tubos contínuos. Com isso, a instalação é bastante simples. 

Além disso, o tubo de CPVC para água quente é um material que não está sujeito a corrosão e, por isso, tem uma boa durabilidade. Também é antimicrobiano.

Tubos de PPR para água quente

Os tubos de PPR (Polipropileno Copolímero Random) para água quente é um encanamento que suporta até 95º C.

Este tipo de tubo é bastante utilizado para a instalação de chuveiros e torneiras com variação de temperatura.

O PPR é um material atóxico, não corrói e também não sofre com incrustações. Esses fatores contribuem para a alta durabilidade do material.

Para a instalação é preciso  de mão de obra especializada, pois o processo é mais longo e precisa ser feito com cuidado. Por isso, é indicado para projetos pequenos como casas com poucos cômodos. 

Tubos PEX para água quente

O último dos tipos de tubos para água quente é a tubulação PEX (polietileno reticulado). Ele suporta um variação de temperatura ampla, indo de -100º C até 95º C, ou seja, pode ser usado em redes hidráulicas de água quente e fria.

Um uso tradicional desta tubulação é nas banheiras e chuveiros. 

Por ser um material flexível, é possível criar um encanamento com desenhos curvos. Apesar disso, a instalação bastante simples. 

Bitola de canos e conexões de água quente

Os tamanhos de bitola dos tubos e conexões para água quente variam e depois do material é um detalhe importante que o profissional que estiver coordenando poderá auxiliá-lo na compra.

Em polegadas as medidas dos tubos de água quente são de  ¾ ou ½. Já em milímetros existem opções de tubo de água quente de 15mm ou 22mm. 

NBR 7198: cuidados com os tubos e conexões para água quente

A decisão de usar tipos de tubos para água quente vai exigir alguns cuidados especiais na parte hidráulica da sua casa ou apartamento.

Os canos são resistentes, conseguem manter o calor da água, mas o sistema precisa de alguns cuidados adicionais.

A NBR 7198 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determina como deve ser um ‘Projeto e execução de instalações prediais de água quente’.

Todos os materiais que fazem o ligamento dos tubos e conexões para água quente devem suportar altas temperaturas.

O projeto também inclui o sistema de respiro para permitir a saída de vapor do encanamento. Isso evita criar pressão nos tubos e preserva as conexões, prolongando a vida útil da rede hidráulica. 

Quando a instalação é feita corretamente o fornecimento de água é contínuo e com temperatura estável.

Conhecendo os tipos de tubos para água quente, você conhece fazer escolhas inteligentes para sua obra.

Lembre-se: o projeto hidráulico da sua casa deve ser planejado e executado por profissional que saibam executar as especificidades do projeto. 

Encontre tipos de tubos para água quente online

Agora que você já sabe quais são os tubos e conexões para água quente que podem ser usados na sua obra, confira a categoria completa de Tubos para água quente na Telhanorte.

No site, você encontra tudo o que precisa para a parte hidráulica como tubo para esgoto, caixas d’água, materiais de construção, além tudo para instalação elétrica e mais.

Faça suas compras online com o cartão de crédito da Telhanorte e aproveite as melhores formas de pagamento do mercado! Faça seu pedido e receba tudo em casa!