Leitura: 3 min

Cimento e concreto: quais são as diferenças entre eles?

É normal que algumas pessoas não saibam diferenciar o concreto do cimento, por isso nessa matéria trouxemos algumas diferenças importantes sobre eles.

Se você é um curioso na área de construção ou é um profissional iniciante, se liga nessas informações!!

Cimento

O cimento é um produto produzido através de calcário e outros mineiras. É certo afirmar que dentro de uma construção ele possui uma função totalmente independente e necessária, pois é muito resistente e responsável por interligar outros materiais. Você sabia que existe mais de um tipo de cimento? Confira abaixo alguns deles e suas características:
  • CP I: Cimento Portland Comum

Com uma fórmula de composição simples, esse cimento é ideal para aquela obra que não exige características especiais de outro tipo de cimento, pois essa formulação não possui adicionais (cimento puro, sem modificações).
  • CP II-S: Cimento Portland tipo Comum com Aditivo

Lembra muito o tipo Comum I, porém a sua composição possui o adicional de pozolânico, que é um aditivo que permite que o produto tenha menor permeabilidade, dessa forma, tornando-o a opção ideal para obras com maior exposição a umidade.
  • CP II-E: Cimento Portland Aditivado com Escória de Alto Forno

Pode-se dizer que esse produto é um equilíbrio do comum e do comum com aditivo. O mesmo libera uma quantidade menor de calor quando quando entra em contato direto com a água. Bastante procurado principalmente para obras com teor de calor razoável e lento.
Pó de cimento (Imagem: Hypeness | Reprodução)
Entenda também: Descubra a diferença entre argamassa, cimento, massa corrida e gesso

Concreto

Diferente do cimento, o concreto é um material que para existir depende de adicionais em sua composição. Tais como areia, brita, água e cimento. Para melhorar sua composição, a adição de outros produtos são recomendados. O concreto assim como o cimento, também possui alguns tipos que iremos te mostrar.
  • Concreto convencional

Muito utilizado em obras civis, industriais e peças pré moldadas. Esse tipo de concreto pode ser feito na própria obra com ajuda de uma betoneira ou de forma usinada. Para locomovê-lo é recomendado o uso de carrinho de mão, grua, caçamba, balde.
  • Concreto pesado

Com uma composição de agregados especiais, tais como hematita, magnetita e barita, ele é um material com alta densidade, durabilidade, resistência mecânica e proteção contra as radiações. Muito utilizado em hospitais principalmente em salas de raio x e usinas.
  • Concreto projetado

Muito utilizado no Brasil, esse tipo de concreto possui uma fluidez maior, o que ajuda na aderência com a superfície. Utilizado principalmente em encostas para evitar deslizamentos, túneis e etc. É aplicado com uma máquina que possui um jato adequado para isso.
Leia também:Cálculo de canaletas de concreto por m² construído
Depois das informações acima você já pode dizer que sabe as diferenças entre o cimento e o concreto, né? Que tal agora ir na Telhanorte mais próxima da sua casa e conferir de perto os nossos produtos? Estamos esperando por você!

Por Thais Junqueira | Edição Carolina Oliveira

Posts relacionados

Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...