Leitura: 6 min

Veja 5 dicas para diminuir a umidade no banheiro

Aprenda como diminuir umidade no banheiro mantendo hábitos simples e usando elementos de acabamento que evitam o excesso de umidade

  Ambiente fechado, com pouca ventilação e sem saída de ar? Isso é um prato cheio para o excesso de umidade no banheiro. Se é assim na sua casa, com certeza você quer saber como diminuir umidade no banheiro, não é mesmo? A umidade é uma questão que deve ser levada em consideração desde a fundação quando se trabalha a parte cinza da obra. O terreno da sua casa tem uma grande influência na incidência de umidade em toda área construída, mas também existem outras soluções para diminuir o excesso de umidade no banheiro pós-obra. Quer aprender o que fazer? Continue lendo e aprenda dicas fáceis de como diminuir a umidade no banheiro.

5 formas de como diminuir umidade no banheiro

Banheiro com umidade (Foto: enterprise.shutterstock.com/ Reprodução)
Independentemente de já ter o problema ou querer apenas prevenir, as dicas abaixo de como diminuir umidade no banheiro vão ajudá-lo a prolongar o acabamento do cômodo. Confira as dicas!

1. Deixe a porta aberta depois do banho

Banho com água fria é algo raro nas casas brasileiras, mesmo com o calor que a gente enfrenta por aqui em algumas regiões mesmo no frio, não é verdade? E a água quente do chuveiro potencializa a umidade no ambiente. Então a primeira dica de como diminuir umidade no banheiro é deixar a porta aberta depois do banho. Se o banheiro for bem ventilado, é ainda melhor. Abra o basculante até o final e deixe o ar circular no ambiente para a umidade se dissipar e as paredes secarem. É um jeito simples e prático de melhorar a circulação de ar no banheiro e evitar o mofo nas paredes e rejuntes, consequências da alta umidade.

2. Instale um exaustor

Não tem saída de ar no seu banheiro ou ela é muito pequena? Então outra forma de como diminuir umidade no banheiro é instalar um exaustor. A função do aparelho é justamente remover a umidade do ar, evitando o abafamento do banheiro, além de eliminar os odores do ambiente. Os banheiros que não possuem uma circulação de ar abundante devem ter um exaustor, pois, do contrário, os problemas com infiltrações e mofo pode vir com o tempo. Procure um profissional especializado para instalar o exaustor no banheiro corretamente. É importante fixá-lo no lugar (de preferência, longe da porta) e na altura certa, fazer ligações elétricas e, em muito casos, é preciso furar a parede para que a parte de expulsão fique voltada para uma área externa

3. Use tela de impermeabilização

A tela de infiltração é um material muito útil quando se trata de como diminuir umidade no banheiro. Sua função principal é impedir a infiltração da água nas paredes, principalmente, na área do box que é molhada diariamente. Mas quando a água infiltra na parede ou no chão, o banheiro fica constantemente úmido e mais vulnerável ao mofo. A tela de polipropileno ou poliéster pode ser aplicada entre as camadas da argamassa impermeabilizante que falaremos no próximo tópico como reforço da impermeabilização. Quer saber mais sobre a utilização da tela?  
Leia também o post: Como aplicar tela de impermeabilização e proteger a sua casa
  A tela de impermeabilização é aplicada nas áreas mais vulneráveis como cantos e juntas das paredes, ao redor do ralo e nos locais de drenagem.

4. Aplicar argamassa impermeabilizante

A argamassa impermeabilizante também é uma forma preventiva de como diminuir umidade no banheiro, assim como a tela de impermeabilização. Por isso, o indicado é fazer esse processo antes da aplicação do revestimento para evitar a infiltração. Um dos tipos mais usados é a argamassa polimérica. Ela é vendida em pó como os sacos tradicionais de argamassa e precisa ser preparada com água para ficar na consistência correta para o trabalho. Quando já existe um quadro de umidade que gerou danos ao revestimento do banheiro como estufamento, por exemplo, é necessário removê-los de toda área para aplicar a argamassa de impermeabilização direto na alvenaria. É importante fazer uma camada uniforme em toda superfície da parede e do chão, se for o caso, reforçando nos pontos onde existe mais chances de infiltração e umidade como explicamos no tópico anterior.  Depois de seco, o revestimento é instalado novamente na parede protegendo todo o trabalho feito com a argamassa e a tela.   
Veja também: Revestimento para banheiro: como escolher?
 

5. Escolha uma tinta impermeabilizante

Nossa última dica de como diminuir umidade no banheiro é investir em uma pintura com tinta impermeabilizantes. Seguindo todo as dicas que demos até agora, você terá uma proteção muito eficiente que vai prolongar a vida útil do seu banheiro, reduzindo (e muito!) a chance de ter algum problema. A tinta impermeabilizante é mais cara, porém para não onerar seu orçamento com a obra ou reforma, você pode usá-la em locais mais suscetíveis à umidade como o banheiro e áreas externas. Uma das características desse tipo de tinta é sua capacidade seladora que protege a parede, impedindo que a água penetre no seu interior.

Suba o revestimento do piso para a parede

É muito comum subir o revestimento do piso para a parede quando se trata do banheiro. Isso porque o contato direto da água e da umidade natural do cômodo estragaria facilmente a pintura. O ideal é subir o revestimento até o limite do texto tanto no box quanto na parte de fora do banheiro. Mas se planejar fazer isso apenas na metade da parede da área de fora, por exemplo, complete com uma pintura com tinta impermeabilizante. Assim, você garante um acabamento de qualidade e mantém o piso e uma parte da parede livre do contato com a água.  DICA: para manter o rejunte branquinho, faça uma pastinha de bicarbonato com água e deixe agir de uma a duas horas, borrife água e esfregue o rejunte com uma escovinha de cerdas firmes. Enxague e finalize secando com um pano macio. 

Gostou das dicas de como diminuir umidade no banheiro?

Agora que você já está por dentro sobre como prevenir o excesso de umidade no banheiro, pode planejar sua reforma ou fazer o acabamento da sua casa nova com mais segurança e qualidade. Na Telhanorte, você encontra tudo para construir o Banheiro dos sonhos com os melhores materiais: desde móveis, pias, armários, chuveiros e duchas e muito mais! Aproveite que você pode comprar online para fazer o pedido completo e receber sem precisar sair de casa!

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...