Leitura: 4 min

Veja dicas para aprender como ampliar ambientes pequenos

Procurando dar ao seu apartamento uma impressão mais ampla e arejada? Separamos algumas dicas simples para você

Muitas pessoas, quando se mudam para um novo apartamento, investem uma considerável parte de suas reservas para pintar paredes, decorar o ambiente e mobiliar os cômodos, a fim de deixá-lo mais aconchegante e personalizado. Isso, no entanto, pode acabar surtindo um efeito contrário ao desejado: o apartamento pode ficar muito fechado, saturado de objetos e, em alguns casos, pode se tornar até mesmo sufocante.

Assim, é importante tomar sempre alguns cuidados na hora de planejar a decoração e mobília de seu imóvel. Conversamos com a tecnóloga em design de interiores Daniela Zarpelon, e deixamos aqui algumas dicas essenciais para tornar seu espaço mais amplo, aberto e agradável!

Apartamento-Alto-da-Lapa-São-Paulo-Projeto-CR2-Arquitetura-Fotografia-Fran-Parente

Apartamento com ambientes integrados (Foto: Fran Parente / Reprodução)

 

Um primeiro cuidado a se tomar ao planejar a decoração de seu ambiente é em relação às cores de suas paredes. Como esboçado na imagem acima, há uma certa ilusão de ótica que pode ser criada, ao pintar as paredes e teto conforme cada um dos exemplos da imagem. “Além desses recursos de pintura”, comenta Daniela, “cores claras tendem a aumentar os ambientes e escuras a diminuir”.

Vale ressaltar que a grande responsável por abrir os ambientes, deixando-os mais amplos, é a luminosidade. A entrada e reflexão da luz do sol traz naturalmente ao espaço maior aconchego e amplitude. Por isso, deve-se não só prestar atenção nos modelos de portas e janelas escolhidos, como também dispor de espelhos ao longo do imóvel, em lugares estratégicos e bem planejados.

Você pode ainda adotar como um grande aliado o uso de papéis de parede. Por exemplo, no uso de desenhos floridos, ou demais padrões de estampas que se repitam, em ambientes naturalmente pequenos, deve-se tomar cuidado para que o tamanho das figuras repetidas seja pequeno e de cor leve. Caso você use figuras relativamente grandes e escuras, pode acabar trazendo a sensação de um ambiente mais apertado.

“Ainda utilizamos outros recursos em papéis de parede, como no uso de listras. As verticais dão a sensação de um pé direito mais alto e as horizontais, um maior comprimento”, complementa Daniela. 

Nada impede você também de usar essas dicas em um cenário contrário. Se tiver um ambiente muito grande ou vazio, e quiser torná-lo mais aconchegante, você pode investir em pintar pelo menos uma das paredes mais escuras, como no caso deste lavabo, renderizado por Daniela Zarpelon, onde se encurtou o ambiente e deu-se a ele uma forma mais definida e quadrada.

 

 

“Outra coisa importante para ampliar espaços pequenos é criar ilusões de ótica”, diz a designer. “Por exemplo, em uma sala pequena, se colocarmos um quadro grande e escuro, o quadro será o ponto focal, o que chamará a atenção de quem entra na sala, distraindo seus olhos e fazendo com que não se perceba o pé direito baixo ou as extremidades do ambiente.”

“Agora imagine a mesma sala com muito mobiliário, nenhum dos recursos de ilusão será suficiente para nos tirar a sensação de espaço pequeno.”

Há ainda uma lista enorme de estratégias possíveis para ampliar seu espaço. Móveis retráteis, ambientes integrados, uso do mesmo piso em diferentes cômodos, estantes suspensas, portas de correr ou mesmo portas camarão.

No entanto, mais importante do que se atentar em utilizar cada uma destas técnicas, é se lembrar de duas dicas essenciais neste momento. A primeira é decorar sua casa com moderação, respeitando o espaço disponível, calculando e planejando antes de comprar qualquer móvel, tinta e artigo decorativo.

Já a segunda dica é se lembrar de que cada casa tem suas próprias particularidades; o que funciona em um ambiente pode não funcionar da mesma maneira em seu apartamento. Por isso, a opinião de um especialista é muito importante para que sua casa se torne um ambiente agradável.

Caso você tenha interesse de conversar com o nosso time de profissionais especializados, confira o serviço de consultoria com o nosso Arquiteto de Bolso. Recomendamos também que você dê uma olhadinha no site da Telhanorte, no departamento de Tintas. E se tiver dúvidas de que cores escolher para suas paredes, leia em nosso blog sobre Como escolher cor para sua parede.



 

Por Vinicius Marques | Edição: Stéphanie Durante

Posts relacionados

Quando se trata de escolher materiais para móveis e...
Escolher o revestimento para cozinha é uma tarefa que...