Como combinar piso e parede: dicas para arrasar na decoração | Blog Telhanorte
home > Decoração > Como combinar piso e parede: dicas para arrasar na decoração

Como combinar piso e parede: dicas para arrasar na decoração

Como combinar piso e parede

| Decoração

Na construção ou na reforma, uma das grandes questões na hora da finalização de uma obra, e iniciar o acabamento, é definir como combinar piso e parede, de forma que o conjunto seja harmonioso, prático, bonito e com estilo. E, vamos combinar, isso é um desafio!

Ainda bem que encontramos uma enorme variedade de opções no mercado especializado! 

Porém, são tantas as possibilidades nesse quesito que acabamos por ficar indecisos e inseguros. 

E se você se sente dessa maneira, uma boa pedida pode ser a contratação de um profissional da área, seja um arquiteto ou um designer de interiores. 

Ele poderá orientá-lo e dar boas sugestões para que você saiba como combinar piso e parede. Afinal, você não é um especialista! Mas, se você confia no seu bom gosto, mãos à obra!  

Tenha sempre em mente que é preciso harmonizar o ambiente, envolvendo as cores, materiais e texturas, para que não fique sobrecarregado e com excesso de informação. 

O importante, antes de iniciar todo o processo, é você descobrir e evidenciar seu estilo, ou seja, aquilo que você deseja e que vai fazer com que se sinta realmente em casa. E tem opções infinitas para alcançar esse objetivo!

Descobrindo como combinar piso e parede

Existe uma variedade enorme de revestimentos, acabamentos, cores, texturas, tamanhos,…

Comece por escolher a cor da tinta para parede que você deseja usar para cada ambiente. 

Depois, analise especificamente esse ambiente, vá decidindo a personalidade que você deseja dar a ele.

É importante lembrar que não existe uma regra específica para se combinar, ou não, piso e paredes. O que se faz necessário é uma harmonização entre os materiais, texturas e cores.

Definindo o estilo da combinação do piso e da parede

Seja formal ou descontraído, é importante dar seu toque de personalidade ao ambiente.

Se você deseja um ambiente bem alegre, como os estilos boho e retrô, tons vibrantes são uma boa opção! 

Opte por pisos claros e utilize nas paredes cores fortes, marcantes. 

Fica bom também ao contrário, piso em tom vibrante e paredes mais claras. Pode ser usado também um mix de estampas.

Como combinar piso e parede

Fonte: Essência Móveis

Se você prefere um estilo mais clássico, use a variedade de tons nas cores bege, marrom, preto e branco. Não tem erro. O contraste entre elas fica perfeito.

Como combinar piso e parede

Caso opte pelo estilo industrial, faça uso de cores baseadas no cinza. Utilize revestimentos que indiquem concreto, aço, metal, tijolos, que combinam entre si.

Leia também: Conheça o estilo industrial e saiba como deixá-lo aconchegante

Quando o assunto são as cores

As cores quentes são usadas, normalmente, para ambientes com grande circulação de pessoas, como salas, cozinhas e corredores. Entre as variações que trazem uma sensação de acolhimento e aconchego estão tons de:

 

 

Já as cores frias trazem uma sensação de calma, tranquilidade e relaxamento. Entre os tons que sempre ficam bem juntos estão: 

 

 

Usadas, normalmente, em ambientes com menor circulação, como quartos e banheiros. 

Como combinar piso e parede

Outra boa opção é fazer uso do contraste. Preto com branco, claro com escuro. Sempre funciona em ambientes maiores.

Outro fator importante a ser observado ao se considerar como combinar piso e parede é o tamanho dos ambientes.

Para ambientes menores, a preferência recai sobre as cores claras e frias, uma vez que dão a sensação de amplitude e melhor iluminação. 

Nesses casos, o piso branco é uma ótima opção. Abuse das cores mais claras nas paredes. 

As cores mais escuras, inclusive o preto, devem ser utilizadas para ambientes maiores, seja nas paredes ou no piso, dando um ar sofisticado ao ambiente.

Como combinar piso e parede

Fonte: Pinterest

O desafio de como combinar piso e parede

Para as paredes, além da já tradicional tinta, existem inúmeros tipos de revestimentos, entre eles:

 

 

Para os pisos também encontramos uma variedade enorme de opções, entre eles:

 

 

Vale observar que pisos lisos e brilhantes devem ser evitados para espaços mais úmidos, como cozinhas, áreas de serviço e banheiros. Apesar de serem fáceis de limpar e secarem mais rapidamente, costumam também ser mais escorregadios. E a sua segurança é o mais importante.

Já os pisos de madeira (tacos, assoalhos, tábua corrida), ou que simulam madeira, são mais indicados para áreas interiores, proporcionando uma sensação de conforto e intimidade. 

Leia também: Como usar madeira na decoração da sua casa? 6 dicas para criar ambientes incríveis!

O importante é combinar a decoração da casa com o estilo de vida de seus moradores. 

Como falamos anteriormente, não existe uma regra pré-determinada para saber como combinar piso e parede. Às vezes, uma mistura inusitada funciona de forma surpreendente!

Como combinar piso e parede

Fonte: Homify

As combinações de diferentes materiais de acabamento são uma tendência atualmente. Madeira e concreto, clássico com moderno, estampas e texturas. Com a enorme gama de opções, é preciso ter cuidado para não exagerar. O equilíbrio é fundamental para se ter um ambiente agradável.

Agora que você já sabe como combinar piso e parede, comece a escolher quais os materiais que irão ser utilizados na sua residência!

Saber como combinar piso e parede, de forma harmoniosa, faz parte do processo para tornar os ambientes de sua casa mais agradáveis, com originalidade e transbordando personalidade. 

Escolha seu revestimento sem sair de casa

Gostou de saber mais sobre como combinar piso e parede?

Para te ajudar na pesquisa de preços e na escolha do piso e revestimento para parede ideal para sua casa, confira o departamento de pisos e revestimentos, bem como a seção de tintas e iluminação aqui na loja virtual da Telhanorte. 

Aproveite também e confira os preços de outros materiais de construção para construir ou reformar com os melhores produtos e preços. 

Você faz sua compra online e recebe em casa ou retira pessoalmente em uma de nossas unidades. Confira as opções no fechamento do pedido e feliz piso e revestimento novo!