Leitura: 6 min

Veja um guia para fazer a limpeza do ventilador portátil

Aprenda como fazer limpeza no ventilador corretamente, quando limpar e cuidados básicos para prolongar a vida útil do seu aparelho

O verão está se aproximando e com ele chegam as altas temperaturas, umidade elevada e o calor intenso. Então é hora de tirar os ventiladores de cima do guarda-roupa para aliviar a sensação térmica. Depois de passar um tempo guardado é importante saber como fazer limpeza no ventilador antes de usá-lo, sabia? Se você é daqueles que sai ligando o ventilador, saiba que isso só vai servir para espalhar poeira pelo seu quarto. Principalmente porque muita gente não guarda o ventilador da forma certa, deixando-o acumular poeira por longos meses. Quer aprender como fazer limpeza no ventilador portátil e evitar problemas respiratórios e alérgicos para você e sua família?  Continue lendo e aprenda o passo a passo e também algumas dicas extras para prolongar a vida útil do seu eletrodoméstico.

Passo a passo: como fazer limpeza no ventilador

O ventilador portátil ou de chão é uma das formas mais barata para fazer a climatização de ambientes da casa.  Existem uma infinidade de modelos no mercado com estruturas variadas e a limpeza é fundamental. Primeiro a do próprio aparelho, segundo a do ambiente no qual ele vai ser utilizado. Então se você fez um investimento em um produto top de linha para sua casa, aprenda o passo a passo de como fazer limpeza no ventilador:

1. Separe os materiais de limpeza

Antes de começar as etapas de como fazer limpeza no ventilador separe os seguintes materiais de limpeza e apoio:
  • chave de fenda;
  • pano macio de microfibra;
  • detergente neutro ou produto multiuso;
  • balde com água;
  • escovinha de limpeza;
  • máscara e luva de proteção (recomendado para quem tem alergias respiratória ou dermatite de contato ou se o ventilador estiver muito sujo).

2. Tire a grade frontal do ventilador

Leve o ventilador para uma área aberta e ventilada da casa e coloque os equipamentos de proteção — luva e máscara.  Para começar o processo de como fazer limpeza no ventilador, remova a grade frontal com a ajuda da chave de fenda. Siga as recomendações do fabricante e tenha cuidado para não quebrar os encaixes ou danificar a estrutura. Lave a grade frontal no tanque com a ajuda da escovinha para facilitar a retirada de pó e outras sujeiras e deixe secando enquanto você cuida do resto. OBS: o ventilador não deve estar ligado durante a limpeza. 

3. Limpe as hélices, a grade traseira e a base

Com a ajuda do pano de microfibra e do balde com água com detergente ou multiuso, o próximo passo de como fazer limpeza no ventilador é limpar as hélices e a grade traseira. Neste passo é importante ter cuidado e fazer movimentos suaves para limpar sem levantar muito pó. Passe o pano quantas vezes for necessário para retirar totalmente a sujeira. Dê atenção especial a grade traseira que tende a acumular mais poeira e é a parte mais trabalhosa do processo.  DICA: se a hélice do ventilador for removível, desenrosque a peça do meio e tire a hélice para limpá-la separada da estrutura. Em alguns aparelhos, é possível remover a grade traseira também. Se se sentir seguro, faça, pois facilita ainda mais o processo.  Aproveite e limpe também a base do ventilador e a proteção do motor, tirando toda sujeira aparente.

4. Recoloque cada parte do lugar

Para finalizar o passo a passo de como fazer limpeza no ventilador, recoloque a grade traseira (se tiver retirado), depois a hélice e, por fim, a grade frontal do ventilador seguindo os encaixes corretamente.  Pronto! Você pode usar esse passo a passo em todos os seus ventiladores portáteis para preservar sua estrutura. OBS: a parte do motor é protegida e você não deve mexer e nem molhá-la. 
 Com as dicas do próximo tópico você vai aprender a evitar o acúmulo de poeira nas partes do aparelho. Confira! 

Quando limpar o ventilador?

Além de saber como fazer limpeza no ventilador, é importante manter uma frequência de limpeza. O detalhe é que a periodicidade da limpeza vai depender muito que como você guarda os seus ventiladores portáteis e também da frequência de uso. Em algumas regiões, o calor é intenso o ano todo e o ventilador quase não sai de operação. Com isso, ele fica exposto ao ambiente e, consequentemente, suja mais. Uma forma de amenizar o acúmulo de sujeira que pode prejudicar muito o motor é guardando o ventilador em um lugar fechado — no guarda roupa ou armário do quarto. Se não tiver um lugar para colocá-lo, use uma sacola para cobrir a parte da grade e do motor. A base vai ficar livre, mas é mais fácil de limpar, concorda? Dessa forma, você tem o ventilador sempre ao alcance para usar e o mantém em boas condições de uso. Nesses casos, a frequência de limpeza pode ser de uma vez por mês. Lembre-se de manter a limpeza da casa em dia também. 😉 
Confira mais em: Como limpar o ventilador de teto em 10 etapas eficientes

Cuidados com o ventilador potátil

Executar o passo a passo de como fazer limpeza no ventilador é um dos principais cuidados para manter a vida útil desse eletrodoméstico tão útil.  Como o ventilador circula o ar do ambiente, a poeira acumulada na hélice se espalha. E quanto maior for o ventilador, mais ar e mais pó circularão no ar se não houver limpeza. Isso prejudica diretamente quem tem alergias respiratórias, olhos sensíveis e até alergias de pele. O armazenamento do ventilador durante o período que ele não está sendo usado também é importante porque evita o acúmulo de poeira no motor, onde a limpeza não alcança. Por isso, mantenha os ventiladores em um local fechado ou amarre uma sacola, como falamos acima, para proteger as partes essenciais — motor, hélice e grades.
Leia mais em: Climatizador ou ventilador: o que é melhor?

Gostou das dicas para fazer a limpeza no ventilador?

Agora que você sabe como fazer limpeza no ventilador e os cuidados para preservar seu investimento pode aproveitar as ofertas de Climatização no site da Telhanorte. Lá você encontra Ar condicionado, Climatizador, Umidificador e, claro, vários modelos de Ventiladores. Com certeza você vai encontrar a opção que está procurando para sua casa! Aproveite as vantagens de comprar online e recebe os produto direto na sua casa! 

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...