Leitura: 5 min

Confira um passo a passo para usar massa para madeira

Tudo sobre como escolher, aplicar e conservar massa para madeira. Aprenda cuidados necessários e dicas pra um acabamento perfeito!

Se você está precisando reformar uma peça de madeira, seja um móvel, piso, porta, revestimento ou qualquer outra superfície com esse material, você chegou ao lugar certo. Aqui vamos apresentar um passo a passo de como usar massa para madeira.  

Mas, afinal, o que é massa para madeira?

A massa para madeira, assim como a massa corrida e acrílica para parede, é usada para nivelar e corrigir imperfeições de uma superfície. No caso da massa corrida, a superfície geralmente é de alvenaria, e a massa para madeira, é claro, é usada para reparar madeira.  A vantagem de usar uma massa para madeira é poder tornar o trabalho mais rápido, já que não exige que você faça misturas de diversos materiais até chegar ao que você precisa. Ela também garante maior segurança para a aplicação de produtos de acabamento na peça evitando uma série de contratempos.  A massa para madeira é muito usada para reforma de peças desse material e deve ser aplicada antes de produtos como tintas e vernizes.  

Qual massa usar para madeira?

Antes de começarmos a falar sobre como usá-la é interessante que você saiba que existem muitos tipos de massa para madeira, logo é importante entender melhor sobre cada opção.  A diferença básica entre os tipos está em relação à cor. Existem sete opções básicas:  
  1. Bege claro (Massa para madeira Cerejeira);
  2. Marrom acinzentado (Massa para madeira Imbuia);
  3. Marrom escuro frio (Massa para madeira Jatobá);
  4. Marrom escuro quente (Massa para madeira Ipê);
  5. Marrom rosado (Massa para madeira Mogno);
  6. Neutra (Massa para madeira branca);
  7. Rosa claro (Massa para madeira Pinus).
  Essa variedade de opções ajuda você a escolher uma opção que vai deixar o acabamento ainda mais alinhado e de acordo com a cor da peça de madeira que será reformada. Todas elas possuem uma composição bem parecida, contudo, a escolha deve ser feita visando um resultado mais próximo do que você está imaginando.  

Como usar massa para madeira?

Como dissemos no início deste artigo, a massa para madeira pode ser usada para corrigir rachaduras, trincas e furos na madeira. Além disso, também é útil para nivelar toda a peça.  Você deve usar a massa antes de aplicar qualquer revestimento de finalização, como o verniz, por exemplo. Ela deve ser usada como base para pintura, deixando a superfície totalmente uniforme. Dito isso, vamos ao passo a passo de como usar massa para madeira:   
  1. Limpe e lixe a superfície que deseja reformar, antes de aplicar a massa;
  2. Limpe o pó formado com um pano úmido;
  3. Aplique a primeira demão de massa para madeira com uma espátula ou desempenadeira de aço; 
  4. Faça movimentos uniformes, acompanhando o sentido da veia da madeira e preencha os espaços;
  5. Aguarde em torno de 30 minutos para secar;
  6. Aplique a segunda demão de massa e espere novamente secar – use quantas demãos forem necessárias para alcançar o resultado que você deseja; 
  7. Lixe a peça de madeira até que fique com um acabamento liso;
  8. Passe um pano úmido para limpar a madeira;
  9. Aplique o acabamento que desejar sobre a peça de madeira – um verniz, por exemplo.
  Alguns lembretes e informações são importantes nesse processo:
  • A massa para madeira costuma murchar depois de seca, entretanto, basta aplicar mais demãos até alcançar o resultado ideal;
  • Lembre-se de aplicar a massa em todos os buracos e espaços com abertura na peça de madeira para garantir um acabamento perfeito ao final do processo de reforma;
  • Também é possível aplicar uma camada de selador antes de aplicar verniz ou tinta na superfície de madeira. 
 
Confira mais em: Tipos de lixas: descubra como não errar na hora de escolher
 

“Misturinha” de massa corrida acrílica com corante

Fazer uma misturinha de massa corrida acrílica com corante xadrez para alcançar a cor mais próxima da madeira é uma opção mas não é a mais indicada. É muito comum que as pessoas busquem por alternativas para fazer a reforma de um móvel ou outra estrutura, entretanto, é importante destacar que esse tipo de solução pode não trazer o resultado esperado. A massa para madeira possui uma composição voltada para a aplicação nesse tipo de material, ao contrário da massa acrílica ou corrida.  Sempre que for construir ou reformar, dê preferência para os materiais adequados, voltados para uma função específica, assim você garante o sucesso do seu projeto.  Lembre-se também de optar por marcas de qualidade, que vão contribuir ainda mais para o resultado final.   
Veja mais em: Massa para Drywall: o que é e guia para instalação
 

Gostou de saber mais sobre os tipos de massa para madeira?

Agora que você já sabe como usar massa para madeira, pode escolher a cor ideal para os seus projetos de reforma de móveis. No site da Telhanorte, temos uma categoria completa com Massas de todos os tipos, entre elas as Massas para madeira e as massas corridas e acrílicas.  Isso sem contar nos setores de ferramentas, portas e janelas, cupinicidas, verniz e stain, tintastintas esmalte. Faça seu pedido online e receba tudo sem precisar sair de casa.  Aproveite também nosso cartão de crédito Telhanorte e acesse as melhores condições de pagamento do mercado. Aqui você encontra as melhores marcas e peças. Tem de tudo e mais um pouco para sua reforma, obra ou construção!  

Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...