Leitura: 5 min

Como usar prateleiras na decoração: 5 dicas para acertar na escolha

Veja como além de ser muito útil na organização, é muito válido usar prateleiras na decoração da casa. Confira algumas dicas, inspirações e sugestões incríveis

Quer deixar sua casa ou apartamento clean e com mais espaço para circulação? Não é à toa que a peça é queridinha dos arquitetos e decoradores, as prateleiras, são funcionais, fáceis de instalar e podem criar desenhos diferenciados nas paredes. Se você  mora em um imóvel pequeno e precisa de maneiras inteligentes para otimizar os espaços, com certeza você vai  aproveitar bastante as dicas e inspirações desse post. Confira e aprenda abaixo como usar prateleiras na decoração para ganhar mais espaço em casa.

Como usar prateleiras na decoração?

Imagine que você tem um espaço vazio na cozinha ou um vão não preenchido no banheiro, mas não o suficiente para encaixar um móvel. A primeira vista parece um ponto perdido na casa. Não se você souber como usar prateleiras na decoração. O objetivo dessas peças é ganhar espaço no ambiente deixando os cômodos mais funcionais. Da cozinha até os quartos, passando pela sala e banheiro é a opção mais prática de executar. Antes de ver algumas fotos para servir de inspiração, confira algumas dicas para acertar na escolha: 1. Escolha o tipo de fixação  Uma das primeiras escolhas sobre como usar prateleiras na decoração é o tipo de fixação que as peças vão ter. A instalação das prateleiras podem ser feitas de duas formas: 1- utilizando suporte em L; 2- fazendo a instalação invisível. Como a primeira opção fica aparente é importante considerar que ele terá um impacto visual na decoração.  Esse detalhe pode ser positivo, pois a cor do suporte pode combinar com a cor de outro móvel ou contrastar com a parede.  2. Tenha atenção ao peso Dependendo do tipo de fixação usada, a prateleira vai suportar uma quantidade X de peso. Por isso, é importante verificar o peso do que será  colocado sobre ela. Uma prateleira de livros, por exemplo, precisa ser bem resistente assim como uma prateleira de cozinha onde vão ficar panelas e pratos. Já no banheiro para colocar objetos de decoração e itens como toalha e papel higiênico, que são peças mais leves.
Leia também: 8 ideias simples para organizar banheiro pequeno
3. Combine o material da prateleira com a decoração Outra forma de usar prateleiras na decoração é combiná-la com o restante da decoração do cômodo, como uma sala com decoração rústica, por exemplo, pode ter prateleiras de madeira com um suporte preto. Outra opção para um quarto de estilo moderno é ter várias prateleiras dispostas na parede em diferentes posições, assim formando um desenho.  Além da madeira, as prateleiras podem ser de vidro, metal, MDF, pedra ou misturar dois materiais. De acordo com a sua disponibilidade de investimento é possível criar uma composição personalizada.  4. Varie a composição das prateleiras A variedade de composições das prateleiras é outro ponto positivo desse elemento na decoração. As combinações mais comuns são: – prateleira dupla; – prateleira tripla com a terceira de tamanho menor; – prateleira de cabeceira; – prateleiras interligadas por cordas, entre outras. A criatividade para aproveitar os espaços e organizar os outros elementos da decoração é o que vai deixar o seu projeto mais lindo.
Veja também: Amplie o ambiente com dicas simples e eficientes
5. Aproveite vãos e outros espaços vazios Aproveitar cada vão ou espaço vazio não quer dizer todo canto deve ser preenchido com alguma coisa.  Existem espaços que devem ficar vazios, mas um bom termômetro para decidir se ele deve ser realmente melhor aproveitado é olhar para o espaço como um todo. Avalie todos os elementos que existem no entorno. Assim, a análise fica mais certeira, pois se o espaço já conter elementos o suficiente, não existe necessidade de complemento. Já se o espaço parece um “buraco” no meio da decoração, a prateleira pode ser uma opção.  Embaixo das escadas, por exemplo, é um espaço que pode ser otimizado com as prateleiras, especialmente se ele for uma área do home office ou escritório. 

Ideias de decoração com prateleiras na cozinha, sala, quarto e mais!

Depois das dicas de como usar prateleiras na decoração, reunimos algumas inspirações de decoração com prateleiras na cozinha, sala, quarto e entre outros cômodos. Confira!
prateleiras-livros
Prateleiras com livros (Foto: blog.decorsteals.com/Reprodução)
organizaçao-em-prateleiras
Organização em prateleiras (Foto: br.pinterest.com/Reprodução)
prateleira-para-livros-estante-cozinha
Prateleiras modernas em uma cozinha (Foto: Tria Arquitetura / Reprodução)

Gostou das dicas de como usar prateleiras na decoração?

Quando o assunto é como usar prateleiras na decoração as possibilidades acompanham a criatividade para criar as soluções perfeitas para o espaço que você tem. Os imóveis pequenos são os que mais se beneficiam dessas ideias, abrindo mais possibilidades para organizar e decorar a casa como você sempre sonhou.  Aproveite as nossas dicas e escolha seu modelo de prateleiras e estantes no site da Telhanorte! Temos uma categoria completa com produtos de diferentes modelos. Fazendo sua compra pelo site, seu único trabalho depois vai ser aguardar a entrega no seu endereço! 

Edição por Laila Pereira e Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...