Decoração com cactos na sala: 9 passos para mudar o ambiente | Blog Telhanorte
home > Decoração > Decoração com cactos na sala: como usar e cuidar desse tipo de planta

Decoração com cactos na sala: como usar e cuidar desse tipo de planta

decoracao-cactos-sala

| Decoração

Gosta de verde dentro de casa, mas não tem muita habilidade para cuidar de plantinhas e mantê-las bonitas (e vivas! rs)? Seus problemas acabaram, pois reunimos neste post dicas simples e prática de como fazer decoração com cactos na sala.

Sim, cactos. Esse tipo de planta comum nos desertos exige bem menos cuidados e, por isso, é ideal para quem não tem jeito ou não quer ter muito trabalho.

E se você está pensando “eu quero plantas maiores que se destacam e não vasinhos pequenos”. Os cactos continuam como uma ótima opção, pois existem tipos maiores também que vão dar um charme a mais para sua casa.

Inclusive, algumas espécies de cactos dão flores. Elas duram pouco, mas vê-las florescer com certeza vai encher sua casa de boas energias.

Está convencido de que a decoração com cactos na sala funciona? Para reforçar as vantagens dessa planta, separamos algumas dicas e fotos para te inspirar. Confira!

Como montar uma decoração com cactos na sala

Os cactos, independente do tamanho, são plantas que não que não dão trabalho e precisam de cuidados fáceis. Se você não é expert em jardinagem, para usar decoração com cactos na sala não precisa ser. Confira algumas dicas:

1. Integre a decoração com cactos na sala com o restante do ambiente. Combine o acabamento do vaso com o dos móveis para criar uma composição harmônica. O verde continua como destaque sempre. Ambientes na cor branca (veja a foto abaixo) ou com acabamentos em madeira são espaços nos quais os cactos ganham vida.

cactos-combinando-moveis

2. Escolher uma variedade de tamanho grande para a decoração com cactos na sala é outra opção que valoriza muito o ambiente. Nesse caso, o destaque fica todo para a planta. Por isso, escolha um vaso bem bonito e coloque pedrinhas brancas que além de ajudar a manter a umidade da terra, deixam a composição mais bonita.

cactos-destaque-decoracao

3. Para a decoração com cactos na sala, as variedade grandes e com formatos diferentes são escolhas certeiras. Priorize as formas que mais harmonizam com o estilo de decoração e coloque o vaso próximo de outros móveis. Assim, você preenche um espaço vazio e traz mais vida para o ambiente.

cactos-grande-na-sala

4. Os cores neutras, o acabamento artesanal e as linhas geométricas da decoração com cactos na sala em estilo boho formam um conjunto perfeito. Caso você não queira uma variedade de tamanho grande, pode escolher cactos diferentes e colocá-los na mesa de centro. O charme fica por conta dos vasos que também podem ser variados, mas combinando entre si.

cactos-sala-boho

5. Outro detalhe que valoriza a decoração com cactos na sala é escolher um cesto para “encapar” vaso. É um detalhe 100% decorativo, mas que faz a diferença. Algumas opções para usar são: cestos de palhas e cachepôs de vime. Uma dica para não errar é escolher o acabamento que combine com o restante da decoração. 

cactos-sala-cestos

6. Existem mais de 2 mil variedades de cactos, então porque usar um só se você pode usar essa variedade a seu favor? Na foto abaixo, temos uma inspiração ótima de decoração com cactos na sala. Os dois vasos de cores iguais combinam com o décor ao redor, mas o charme são as variedades de cactos de tamanhos diferentes.

cactos-tamanhos-diferentes

7. Outra inspiração de decoração com cactos na sala é esse conjunto cheio de cor que traz uma alegria extra para o ambiente. A parede colorida combina com os suportes de dourados e o cesto do vaso. Já a cortina estampa e o cacto com flor aquecem o ambiente.

conjunto-cactos-sala

8. Sabe aquela mesinha abandonada no cantinho, sem nada em cima dela? Olha só essa inspiração de decoração com cactos na sala. O mix de cactos fica ainda mais charmoso com os enfeites de arame e quadro decorativo. Facinho de reproduzir em casa!

movel-cactos

9. Tem criança ou pet na casa e fica com receio de fazer a decoração com cactos na sala? Tá aqui uma opção bonita e delicada de usá-los. Escolha um vaso de cerâmica bonito e combine variedades de cactos pequenos. Dá até para incluir uma suculenta no meio e colocar na mesa de centro, na lateral ou em cima do rack.

suculentas-cactos--pequena

Como cuidar dos cactos na decoração

A decoração com cactos na sala vai estar sempre bonita seguindo algumas dicas simples para a manutenção adequada desse tipo de planta. Veja o que é essencial fazer:

1. Fazer a rega correta

Os cactos são plantas comuns em paisagens semiáridas, ou seja, secas, e, por isso, exigem bem pouca água, pois consegue armazená-la em seu interior.

Mas atenção: pouca não quer dizer nenhuma. Regue uma vez por semana no verão e no inverno as regas podem ser de 15 em 15 dias.

DICA: na hora de regar, jogue a água direto na terra, sem encostar na planta. 

2. Deixar o vaso próximo a saídas de ar e onde bata sol

Esse é o cenário ideal para a decoração com cactos na sala. Ter algumas horinhas de contato com o sol e ficar em um ponto com boa circulação de ar ajuda manter as plantas bonitas e saudáveis.

Se não for esse o caso, retire dos cachopôs ou cestos e deixa-as alguns minutos na varanda, recebendo um pouco do sol da manhã. Depois retorne para os lugares originais.

3. Adubar os vasinhos periodicamente

Outra dica de manutenção da decoração com cactos na sala é adubar os vasos com adubo específico para cactos. 

A cada um ou dois meses, coloque um pouco de adubo nos vasinhos e regue bem para que os substratos nutritivos penetrarem na terra. 

Assim, os cactos vão crescer e se manterem saudáveis por muito mais tempo.

Leia também: O que é manta para jardim? Para que serve e como utilizar?

4. Usar vasos de cerâmica

Essa é uma dica certeira se você quer ter cactos lindos, bem verdinhos e com seu formato original livre e bonito.

Por ser um material poroso, a cerâmica não deixa a água secar rápido e também não esquenta com facilidade, mantendo a temperatura do vaso.

A cor e o acabamento da cerâmica, claro, pode combinar com o restante da decoração com cactos na sala.

5. Colocar pedrinhas para proteger a terra

Outra dica que protege e embeleza os vasos ao mesmo tempo é colocar pedrinhas em cima da terra para reter a umidade.

As pedras brancas dão um super destaque e combinam com diversas cores e materiais de vaso, deixando a decoração com cactos na sala ainda mais bonita.

Conheça os principais tipos de ferramentas de jardinagem para cuidar bem do jardim.

Gostou das dicas de decoração com cactos na sala?

Com essas dicas de decoração com cactos na sala sua casa vai ficar mais bonita e cheia de vida e cor (sim, cactos dão flor!).

Aproveite as inspirações e escolha novas peças para completar sua decoração sem sair de casa no site da Telhanorte.

No site, você encontra uma seção exclusiva de Decoração e também de Jardinagem para manter suas plantinhas e jardim bem cuidados.