Decoração de inverno para sala: 6 dicas fáceis + fotos! ❄ | Blog Telhanorte
home > Decoração > Decoração de inverno para sala: 6 dicas + inspirações

Decoração de inverno para sala: 6 dicas + inspirações

decoracao-inverno-sala-2

| Decoração

O inverno é aquela estação do ano em que buscamos mais conforto, sossego e aconchego. Tanto que até a decoração de inverno para sala é especial e ganha elementos que deixam os momentos em família, sozinho ou a dois mais quentinhos. 

Como o Brasil é um país grande, o inverno tem efeitos diferentes de acordo com a região. Mas se tem um momento do ano que as temperaturas tendem a diminuir é durante a estação.

Por isso, na hora de decorar a sala vale a pena investir em elementos que podem ser retirados e colocados com facilidade.

Assim, o espaço ganha a mobilidade e a flexibilidade necessária, permitindo usar o cômodo para diversas finalidades como receber as visitas, além do lazer dos momentos de descanso. 

Está em busca de inspirações de decoração de inverno para sala? Reunimos algumas dicas para transformar a sua sala de maneira fácil e fotos para ajudar a colocar as ideias em prática.

Dicas de decoração de inverno para sala

Qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça quando se fala em inverno? 

Pensou em camadas? Onde o frio é mais intenso, a vontade é apenas se esconder debaixo de várias camadas de cobertor e edredom.

Mas esse excesso pode resultar em uma sala com aquela cara de bagunça eterna. E não é o objetivo, certo? 

A decoração de inverno para sala deve ser pensada usando a base de decoração que já existe. Então o truque é acrescentar aquilo que combina com o estilo e até dar um upgrade com alguma cor nos acessórios.

Veja como fazer!

1. Coloque almofadas extras no sofá

Uma almofada macia e com tecido gostoso é essencial para se aconchegar no sofá e assistir a um bom filme.

Se você ama almofadas e já tem várias, a dica de decoração de inverno para sala aqui é trocar as capas por novas de tecido mais suave ao toque, com cores diferentes ou fazendo um mix com um padrão de estampa.

decoracao-almofadas

Imagem: Pinterest.

Para “aquecer” o ambiente, escolha cores quentes como laranja, amarelo e vermelho e seus subtons. Outra dica é variar no tamanho das almofadas, colocando tanto no sofá quanto nas poltronas.

Para ficar expert em almofadas leia este outro post do blog: Tipos de almofadas: diferentes formatos, cores e texturas.

2. Use tapetes para deixar a sala mais quentinha

O chão da sua casa é de cerâmica ou outro tipo de fiso frio? Então o tapete é um grande aliado da sua decoração de inverno para sala. 

Aposte nos tapetes mais felpudos, de materiais fofinhos e com toque suave e confortável para decorar e evitar o contato direto com o piso gelado.

tapete-decoracao-inverno

Imagem: Rustic Pallet.

Vale combinar a cor do tapete com as almofadas ou com a cor do sofá ou ainda fazer uma contraste entre as texturas dos materiais.

Atenção para a limpeza que deve ser reforçada para evitar acúmulo de poeira e ácaro que causam alergias. Evite também comer em cima do tapete. 

3. Adicione mantas aos encostos do sofá

As mantas são peças simples que todo mundo tem em casa e elas podem ser usadas para decorar o encosto do sofá ou o braço de uma poltrona.

manta-inverno-sala

Imagem: iv.homedeco

Combine os materiais, o tipo de textura e as estampas ao estilo do seu sofá para deixar o ambiente harmônico e aconchegante. 

As mantas podem ter uma dupla função: decorar e também cobrir para espantar o frio. Depois, só voltar a manta para o lugar na decoração de inverno para sala.

4. Tenha um cesto para usar como porta objetos

A quantidade de almofadas, tapetes e mantas deve ser pensada na medida para não parecer que a sala está bagunçada.

Então ao invés de deixar um monte de edredom, cobertor, cachecol espalhado nos assentos, use um cesto decorativo bonito para guardar esses objetos.

cesto-decoracao-sala

Imagem: Paulina Rygiert.

Podem ser cestos fechados ou abertos. Nos abertos, você podem guardar as mantas ou edredons dobrados em rolinhos que dão um charme extra à decoração de inverno para sala.

Os cestos fechados costumam ser maiores e comportam ainda mais coisas como os edredons mais grossos. 

Assim, você tem a mão esses itens essenciais e não precisa trazer do quarto para a sala todas as vezes. 

Descubra como ampliar um ambiente usando truques simples e efetivos de decoração.

5. Use lâmpadas branco quente

A iluminação também faz a diferença na decoração de inverno para sala. Por isso, troque as lâmpadas brancas frias por lâmpadas brancas quentes.

Esse tipo de lâmpada tem um tom amarelado que é menos intenso e combina bastante com o clima do inverno.  

lampada-quente-inverno

Imagem: Tiny Partments.

Se na sua casa ou apartamento tiver uma iluminação principal e outra secundária, coloque as lâmpadas brancas quentes nas que fazem a iluminação indireta.

Esse tipo de lâmpada ajuda a relaxar e descansar, portanto, use nos ambientes adequados como a sala e quartos, por exemplo.

Conheça diferentes tipos de lustres para transformar sua decoração.

6. Cuide das plantas para trazer vivacidade ao ambiente

No inverno, o dia escurece rápido e em tantos outros o céu fica nublado e o vento frio é intenso.

Se a sua decoração de inverno para sala segue um estilo minimalista, uma maneira de trazer cor, vida e alegria para o ambiente é através das plantas.

plantas-decoracao-sala-inverno

Imagem: Agnieszka Witalec

Escolha plantas que se adaptam bem ao interior da casa — as de folhas mais escuras precisam de menos luz — como: pleomele, palmeira ráfis, dracena, singônio e jade.

Coloque em vasos que sejam fáceis de mover para quando for preciso colocá-las para tomar um pouco de sol. 

Leia também: As 7 melhores dicas de decoração sustentável para a sua casa.

Escolha as melhores peças para sua decoração!

Gostou das dicas de decoração de inverno para sala? Com mudanças simples, você vai deixar a sua casa pronta para curtir esse cantinho especial com muito conforto.

Confira a categoria completa de Decoração da Telhanorte e escolha os itens que mais combinam com o estilo do lugar que você mora. No site você encontra:

Tapetes e cortinas;

Almofadas, capas e mantas;

Decoração criativa e muito mais!

Fazendo sua compra pelo site, você paga com segurança e recebe todos os itens no conforto de casa. Aproveite!