Leitura: 6 min

Decoração para o verão: 7 ideias ótimas para sua casa

Objetos de cores alegres, plantas, tecidos como linho, algodão e seda, móveis de madeira e vime e mais dicas de decoração para o verão

A mudança de estação traz junto a vontade de dar uma repaginada na casa e criar uma decoração para o verão. E acredite, além de estética, mudar a decoração da casa, mesmo que com pequenos detalhes, pode fazer toda a diferença para manter a casa fresca no verão

Não será necessário mudar as cores da parede ou mudar o piso, a não ser que você realmente esteja considerando fazer uma reforma mais radical. Para dar nova vida para a sua casa, a decoração para o verão pode se concentrar em pequenos ajustes e trocas. Confira!

casa-sala-decoracao-verao-cores
Casa decorada para o verão (Foto: www.vivadecora.com.br/Reprodução)

Decoração para o verão: 7 dicas para mudar a cara da sua casa!

A seguir, separamos 7 dicas de como investir em uma decoração para o verão de maneira simples e rápida:

  1. Invista em objetos de cores alegres;
  2. Traga a natureza para dentro de casa com plantas e flores;
  3. Troque tecidos pesados por linho, algodão e seda;
  4. Móveis de madeira, palha e vime;
  5. Ouse nos objetos de decoração; 
  6. Lembre-se da climatização do ambiente;
  7. Dê charme à área externa da casa ou apartamento.

1. Invista em objetos de cores alegres

O verão é uma estação alegre e divertida, isso se reflete nas roupas que decidimos vestir, bem como na decoração da nossa casa. Por isso, investir em objetos coloridos, com cores vibrantes e alegres, inspiradas na natureza é uma excelente opção para quem deseja uma decoração para o verão. 

Use, preferencialmente, cores e tons que remetem ao mar, sol e praia. Entre as cores mais indicadas para a decoração para o verão estão:

  • Azul (mas fuja do azul escuro);
  • Verde;
  • Amarelo;
  • Rosa;
  • Lilás. 

2. Traga a natureza para dentro de casa com plantas e flores

Já que estamos falando sobre natureza, nada mais justo do que trazê-la, não apenas nas cores, para dentro da sua casa nessa estação. Você não precisa ter um jardim, nem mesmo um quintal, para investir em plantas e flores de verão para decoração. Basta alguns vasos espalhados em pontos estratégicos da casa.

Se você tem pouco tempo para cuidar de plantas, considere opções que sejam independentes e exigem menos cuidados. Lembre-se de considerar a quantidade de luz e água necessária para a espécie. Entre as flores de verão para decoração estão: 

  • Flor de cone;
  • Gerânio;
  • Dálias;
  • Lírios de dia, entre outras. 

Entre as plantas para interior de apartamentos e casas escolha opções como:

  • Lança de São Jorge;
  • Rosa de Pedra;
  • Palmeira Ráfia;
  • Begônia e mais. 
casa-varanda-plantas-decoracao-verao-cores
Varanda decorada com plantas (Foto: conexaodecor.com/Reprodução)

3. Troque tecidos pesados por linho, algodão e seda

Se hoje sua casa tem tapetes de pelo sintético, cortinas de tecido grosso, sofás de couro e almofadas de veludo, nós indicamos começar a mudança de decoração por esses itens. 

Além de não combinarem muito com uma decoração para o verão, esses tipos de materiais não ajudam a manter uma temperatura agradável no ambiente, ao contrário, dão a sensação de mais calor para sua casa. E por mais que você goste do verão, ninguém merece ficar suando o dia todo, concorda? 

Substitua tudo por tecidos leves como algodão, linho e seda. Caso trocar o sofá não esteja nos seus planos, você pode cobrir a peça com um tecido de linho, por exemplo.

Os tapetes podem até ser guardados, voltando apenas no inverno, entretanto, se você não consegue viver sem um belo tapete na sala mude o modelo, optando por uma opção com cores mais claras, como tom de palha ou cores claras e suaves, como o azul.

4. Móveis de madeira, palha e vime

Essa dica de decoração para o verão é para quem está querendo investir um pouco mais, por exemplo, comprando uma poltrona nova, uma mesa de centro, uma nova mesa de jantar e por aí vai! 

Madeira em tons claros, materiais e objetos de palha e opções em vime deixam qualquer apartamento com cara de casa de praia. Aproveite para combinar com objetos exclusivos de porcelana e barro combinados com metal, por exemplo. Assim você tem uma pegada cool, mas sem perder a elegância.

casa-sala-decoracao-verao-cores
Móveis de madeira para decoração no verão (Foto: www.montana.com.br/Reprodução)

5. Ouse nos objetos de decoração 

Você não precisa ousar apenas nas cores com que vai trabalhar na sua decoração de verão. Que tal incluir alguns objetos mais “diferentões” na estante? Entre as opções que vão dar vida e personalidade ao local estão: 

  • Fontes de água;
  • Porta-retratos, vasos e almofadas estampas; 
  • Luminárias e pendentes de palha;
  • Esculturas em capim dourado e mais. 

6. Lembre-se da climatização do ambiente

Ventiladores de teto e ar condicionado são as principais opções para garantir uma melhor ventilação para ambientes. Aproveite também para trocar suas lâmpadas por LED, elas são mais econômicas e não aquecem o ambiente.

Além disso, a troca de tecidos que falamos acima também ajuda bastante a manter a temperatura mais agradável. Lembre-se de manter as janelas abertas entre 20h da noite e 7h da manhã para arejar a casa e as mantenha fechadas ao longo do dia para que o calor abafado não entre.

Leia também: Tipos de aparelhos de ar condicionado 

7. Dê charme à área externa da casa ou apartamento

O verão é uma ótima época para curtir a varanda de casa, seja ela grande ou pequena. Invista em plantas, uma mesinha de madeira e alguns bancos coloridos. Quadros também podem dar vida ao ambiente e talvez uma mão de tinta seja necessária. 

Com isso você pode aproveitar para tomar um suco refrescante no final do dia, pegar um sol ou mesmo jantar aproveitando o fresquinho da noite de verão. Varandas são a cara do verão, então cuide bem delas para que sua decoração fique completa!

Decore sua casa com a Telhanorte

Agora que você já sabe como criar uma decoração para o verão, que tal conhecer o setor de decoração da Telhanorte? Aqui você também encontra tapetes e cortinas, almofadasluminárias, molduras decorativas e placas decorativas. Conheça nosso departamento e dê um toque personalizado à sua casa. 

Edição por Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático, tudo deve ser considerado na hora da compra dos mobiliários....
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com a Renova, das Tintas Coral....