Dicas para escolher a cortina certa | Blog Telhanorte
home > Decoração > Dicas para escolher a cortina certa

Dicas para escolher a cortina certa

cortina-janela

| Decoração

Elementos indispensáveis na decoração, as cortinas também são altamente funcionais! Saiba como escolher a cortina certa com as dicas a seguir!

 

Seja em casa, apartamento, escritório ou consultório, ter uma boa cortina tornará o ambiente mais estiloso e ainda proporcionará a quantidade certa de iluminação.

Elas trazem conforto visual, sensação de acolhimento e também de aconchego. Mas você deve estar se perguntando: “Existem dicas certas para escolher uma cortina?”. A resposta é sim!

Estabelecendo os critérios de suas necessidades para esse item, você pode escolher mais assertivamente a cortina que fará parte da sua decoração.

Se você tem a missão de escolher novas cortinas para sua casa e não sabe por onde começar, não se preocupe! Nessa matéria você terá as melhores dicas para fazer uma boa compra.

 

Complemente a decoração dos cômodos com cortinas!

Imagine uma sala ou quarto muito bem decorados mas que não tenham cortinas nas janelas. Definitivamente, a sensação de que “alguma coisa está faltando” é bastante evidente, correto?

Nesse caso, não estamos falando só de beleza — afinal, apesar de complementarem, elas não são apenas itens decorativos. Sua outra função é proteger o ambiente do excesso de luminosidade e proporcionar privacidade no cômodo.

Com isso em mente, anote nossas dicas e escolha corretamente sua cortina!

 

cortina-sala-de-estar

Cortinas são um ótimo elemento decorativo para qualquer cômodo (Foto: Tua Casa / Reprodução)

 

1. Defina o objetivo principal da cortina

Elas devem ser escolhidas com calma e planejamento, levando em conta não apenas a beleza, mas também a harmonia para o espaço.

Reflita sobre o que você deseja para esse ambiente — se a cortina entrará apenas como elemento decorativo, se ela deve ter como principal função reduzir a luminosidade sob a TV na sala de estar, se precisa garantir a privacidade no cômodo e se é essencial para ter conforto na hora de dormir.

Parecem perguntas complexas mas, a partir dessas reflexões, você terá um ponto de partida para a escolha.

 

cortina-janela

Com o objetivo da cortina definido você pode aproveitá-la melhor no espaço (Foto: Orlova Maria / Unsplash / Reprodução)

 

2. Selecione o tipo de material

Entre as variedades de tecido possíveis, há uma mais adequada para cada cômodo. Por isso, é importante se atentar a esse detalhe antes de fazer a escolha.

As persianas são as mais indicadas para cozinhas, banheiros e áreas de serviço/lavanderias. Por receberem mais umidade e gordura, as cortinas de tecido tendem a desenvolver pontos de mofo e manchas. Com as persianas, esse problema é reduzido, já que a limpeza é mais fácil.

Para demais cômodos como sala de jantar, sala de estar, quartos e escritórios, as possibilidades são maiores e você pode optar pelas de tecido, seja algodão, poliéster, PVC, renda e outros.

 

Leia mais: Quer saber ‘Como fazer manutenção de persianas?‘ Confira na matéria do blog!

 

persiana-cozinha

Persianas são ótimas em cozinhas e fáceis de limpar (Foto: Dicas de mulher / Reprodução)

 

3. Estipule a medida das cortinas

A depender do ambiente onde será fixada, devemos nos atentar ao comprimento que as cortinas terão. Em banheiros, áreas de serviço/lavanderias e cozinhas, é mais indicado que elas sejam curtas, seguindo a altura da janela. Essa opção também é válida quando há móveis logo abaixo da janela, como camas e bancadas. Para quartos infantis, as cortinas mais curtas também são mais adequadas.

Na sala, ela pode ser comprida o suficiente para ir até o chão, que dá a sensação de amplitude e alongamento do pé direito, além de conferir um caimento mais elegante.

Para ter uma boa cobertura de toda a janela, é importante medir seu comprimento lateral. Isso porque a cortina terá um vão maior para bloquear as luzes de cada lado.

 

cortina-sala-de-estar

Cortinas compridas ficam ótimas na sala de estar (Foto: Abolição FM / Reprodução)

 

4. Escolha trilho ou varão

A escolha entre trilho ou varão é fundamental para definir o conceito e o estilo que você quer dar ao ambiente.

Ao optar pelo trilho, você pode fazer acabamento em pregas, painel ou cortineiro, que manterá o trilho escondido.

Se escolher o varão, o acabamento das cortinas pode ser feito por ilhoses, argolas ou passantes de tecido. Nesse caso, o varão fica exposto, então a recomendação é escolher uma cor de varão que combine com os demais móveis e paleta de cores do cômodo.

 

cortina-voil-sala-de-estar

Cortina com tecido voil no varão na sala de estar (Foto: De apê novo / Reprodução)

 

5. Pense a respeito da função da cortina

As cortinas, no geral, possuem funções pré-definidas. Sendo assim, há locais mais e menos adequados para sua instalação.

Se você precisa bloquear totalmente a luz para assistir TV, impedir que a iluminação externas atrapalhem seu sono ou proteger seus móveis da incidência solar, a melhor opção é cortina blackout.

Precisa de privacidade? Modelos com tecido mais grosso ou cortinas duplas te ajudam nisso.

Como função decorativa apenas, a variedade aumenta — e muito. Você pode escolher cortinas mais simples ou mais bem trabalhadas. Solte a criatividade!

 

cortina-sala-de-estar

Cortinas em cores claras também bloqueiam raios solares e mantém a claridade (Foto: Construindo minha casa clean / Reprodução)

 

Dicas gerais de como escolher uma cortina

Para complementar e finalizar o guia de como escolher uma cortina, separamos algumas dicas extras:

 

Pronto para escolher sua nova cortina?

Na verdade, você pode optar por inúmeros tipos de tecido e modelos para cortinas. O mais importante é que elas possuam bom caimento e que se encaixem bem com o estilo de decoração escolhido por você.

Lisas ou estampadas, longas ou curtas, as cortinas têm o poder de transformar qualquer ambiente. Elas se adequam aos variados estilos, sejam clássicos, modernos, rústicos, industriais, despojados ou neutros.

Com as dicas que trouxemos, você está pronto para fazer sua escolha! Visite a loja virtual da Telhanorte para encontrar o modelo que mais combina com você em nosso departamento de Tapetes e Cortinas e usufrua dos melhores preços do mercado!

Você pode fazer suas compras do conforto de casa e aguardar a entrega ou usar a opção Clique & Retire, onde não pagará custo de frete. Caso precise da ajuda de nossos colaboradores, entre em contato conosco pelo WhatsApp. É fácil, prático e rápido!

Precisa ver os modelos pessoalmente para escolher? Então visite uma de nossas lojas físicas e faça suas compras pessoalmente! Você terá a opção de fazer nosso cartão e aproveitar as melhores condições de pagamento!

 

Edição de Camila Alexandrino e João Victor Quintino