home > Decoração > Espelho na parede inteira: dicas e truques infalíveis para usar

Espelho na parede inteira: dicas e truques infalíveis para usar

tema: Decoração
#30 - 5 de março de 2020

Se você é fã de decoração e adora procurar truques para transformar ambientes, trazendo características inimagináveis aos espaços, certamente já conhece a estratégia do espelho na parede inteira.

Versáteis, os espelhos colecionam diversas qualidades, que ajudam a transmitir sensações de amplitude, iluminação e até equilíbrio.

Quer conhecer algumas dicas e truques para aproveitar ao máximo as características do espelho na parede inteira? Então continue a leitura deste artigo e descubra tudo!

Motivos para usar espelho na parede inteira

Queridinhos dos arquitetos e projetistas, os espelhos são presença garantida em desenhos de decoração e ornamentação de espaços, especialmente pelas sensações que agregam aos ambientes nos quais são dispostos.

A seguir, você confere 4 motivos para usar espelho na parede inteira e desfrutar de todas as potencialidades desse objeto multifuncional.

Aumenta o ambiente

A principal e mais conhecida característica do espelho é seu potencial de aumentar ambientes. Isso acontece especialmente quando o objeto é instalado na parede, a exatos 90 graus do chão.

Outro fator que auxilia na sensação de amplitude é o tamanho da peça: portanto, se sua ideia é utilizar um espelho na parede inteira, saiba que, sem sombra de dúvidas, seu ambiente ganhará um espaço extra — ainda que seja apenas uma ilusão de ótica!

Reflete luz, tornando o local mais iluminado

Aliado a paredes claras e janelas grandes, os espelhos são ótimas ferramentas para deixar ambientes mais iluminados. Nesse caso, basta posicionar o espelho de forma estratégica, para que ele receba luz natural ou artificial. Como resultado, você terá um espaço mais leve e luminoso.

Traz sofisticação

Desde os primórdios, os espelhos são tidos como itens relacionados à sofisticação e à beleza. Hoje em dia, após releituras e adaptações aos mais variados estilos, as peças permanecem como alternativas-chave para deixar ambientes charmosos e personalizados.

Uma excelente ideia para quem procura formas de reformar casa/apartamento alugado, o espelho na parede inteira ajuda a diferenciar ambientes e trazer novos ares a espaços que não permitem grandes reformas.

espelho parede inteira capa

Equilibra o ambiente

O Feng Shui é uma técnica milenar de harmonização. Os princípios da arte chinesa defendem que há formas de reorganizar elementos da casa para proporcionar uma melhor fluidez das energias, gerando equilíbrio no ambiente.

Agora, adivinhe só qual elemento é um forte aliado do feng shui? Ele mesmo, o espelho! De acordo com os estudos, o item repele energias negativas da casa. Por isso, sempre que possível, é interessante utilizar um espelho próximo a janelas ou portas, ou de frente para ambientes com vistas agradáveis e em contato com a natureza, como jardins com árvores frutíferas ou espaços com decoração sustentável.

Dicas para usar espelho de parede para sala/ sala de jantar

A sala ou a sala de jantar são excelentes escolhas de locais para abrigar o espelho de parede. Isso porque, de uma forma geral, costumam ser os ambientes mais amplos da casa.

Se essa é sua ideia, acompanhe nossas dicas para usar espelho de parede para sala ou sala de jantar!

1. Alie o estilo do espelho ao estilo do cômodo

Antes de escolher o espelho para a sua sala, é importante fazer uma avaliação do espaço: leve em consideração o estilo de decoração usado. Isso porque, em cômodos decorados com móveis escuros, o espelho pode ganhar a função de refletir luz, sendo, portanto, necessário posicioná-lo em um local de alta incidência de claridade, seja da janela ou de luminárias, arandelas ou lâmpadas.

2. Pense no tamanho do cômodo

Se sua sala de jantar é espaçosa, o espelho na parede inteira é uma ótima aposta. Porém, se sua sala é menor, o espelho na parede inteira pode ter um efeito desconfortável, pois concentrará um excesso estressante de reflexos e luminosidade.

Em casos assim, um dos melhores truques para descobrir como ampliar ambiente é utilizar espelhos como objetos de decoração, que não poluem o ambiente, mas ainda carregam consigo suas propriedades de iluminação e personalização do espaço.

Truques para fazer decoração com espelhos na parede da sala

Quer ver alguns truques para fazer decoração com espelhos na parede da sala sem cair na mesmice? Então confira nossa seleção de ideias abaixo!

Mosaico

Uma das formas de fazer decoração com espelhos na parede da sala é criando mosaicos com as peças. Para isso, uma opção é usar espelhos com recortes em tamanhos diversos para compor um painel artístico e contemporâneo.

Moldura diferenciada

Outra ideia para tornar espelhos objetos decorativos é usando uma moldura diferenciada. Quando harmonizada com os tons da decoração e das paredes, a moldura cria um ar de complementaridade ao espaço, integrando-se perfeitamente com os demais itens usados ali.

espelho parede inteira decoração

Halls e corredores

Este truque é um verdadeiro pulo do gato. Se sua sala tem um hall ou corredor escuro, comprido e difícil de ser integrado à sala, pense no espelho como uma possibilidade de transformá-lo!

Além de dar vida ao local, o espelho pode ajudar a refletir luz e a dar a sensação de amplitude ao corredor.

Como colocar espelho na parede da sala

Para entender como colar espelho na parede da sala, é preciso, antes de qualquer coisa, compreender que não se trata, apenas, de fixar o item no local desejado.

É preciso entender as características da parede, uma vez que ambientes úmidos, por exemplo, podem dificultar a fixação do adesivo do espelho ou soltá-lo a médio prazo.

O ideal, em ambientes com tal característica, é apostar em silicones próprios para espelho, e aplicá-lo de forma estratégica em alguns pontos da placa de vidro. É muito importante deixar alguns pontos sem a cola, pois eles serão os responsáveis pela circulação do ar entre a parede ou móvel e o espelho.

Quanto custa uma parede de espelho

Agora que você já conhece as vantagens de ter um espelho na parede inteira e como colocar o espelho na parede da sala, chegou a hora de falarmos sobre um importante ponto: o orçamento!

Podemos dizer que o custo de uma parede de espelho flutua entre R$1.400 e R$1.800, mas saber exatamente quanto custa uma parede de espelho depende de alguns fatores. O primeiro deles é o tamanho do espaço. O segundo é o tipo de acabamento. Existem diversas opções de acabamentos disponíveis no mercado, e cada uma delas tem um custo específico. Algumas das possibilidades são: bisotê (que cria uma espécie de chanfrado nas bordas) ou o facetado (que dá uma sensação de emolduramento ao espelho).

Outro fator que influencia no custo de uma parede de espelho é a tonalidade escolhida. A opção mais comum é a tradicional, que se assemelha ao tom prateado. Entretanto, há também espelhos de tom bronze ou fumê, que trazem ainda mais estilo e diferenciação ao ambiente.

Conhecer truques de utilização do espelho na parede inteira ou mesmo como parte da decoração pode transformar sua forma de compor ambientes. Lembre-se de que, em composição de espaços, é importante prezar pela harmonia e pelo equilíbrio do ambiente!

A Telhanorte conta com um variado leque de opções de espelhos decorativos com os mais diversos tipos de acabamento. Que tal visitar nossa seção de decoração e conhecer cada um deles?