Conheça a luminária tartaruga de parede | Blog Telhanorte
home > Área Externa > Conheça a luminária tartaruga de parede

Conheça a luminária tartaruga de parede

luminaria-parede-tartaruga-arandela-luz-branca-grade

| Área Externa

 

Já ouviu falar em luminária tartaruga? Conheça o modelo, as vantagens, os principais usos para áreas externas e veja alguns exemplos!

 

Luminária de parede tartaruga? Sim, você leu corretamente. O nome desse tipo de luminária vem do seu formato, geralmente oval, que possui uma estrutura protetora para a lâmpada, se assemelhando ao casco de uma tartaruga. A luminária tartaruga é principalmente utilizada na iluminação de áreas externas, como jardins, quintais, garagens, varandas, piscinas, áreas gourmet e até mesmo em comércios, indústrias e restaurantes!

 

Confira na loja virtual da Telhanorte nossas luminárias tartarugas

 

Tartaruga-Suprema-branca-para-1-lampada-14W-Taschibra

Tartaruga Suprema branca para 1 lâmpada 14W Taschibra (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

A iluminação, tanto interna como externa, é um ponto primordial no projeto de qualquer construção ou reforma. Projetar a iluminação residencial vai ajudar a realçar e dar destaque a detalhes que poderiam passar despercebidos. A luminária tartaruga é neutra e proporciona uma iluminação pontual.

De acordo com o seu gosto, nada vai impedir que você a utilize também nas áreas internas da residência. Aliás, elas se adaptam muito bem a diversos estilos, ficando bem em ambientes retrô e também no estilo industrial

 

Leia também: Tipos de luminárias de mesa: 5 inspirações para o escritório

 

Conhecendo a luminária de parede tartaruga

Ela pode ser feita de vidro, policarbonato ou de plástico transparente. A base é feita, normalmente, de ferro, aço ou alumínio, que são materiais bem resistentes à ação do calor, da chuva e do frio. Possui, também, uma grade de proteção para as lâmpadas, evitando que se quebrem ou sejam danificadas.

 

Tartaruga-pavi-E27-branca-Pavilonis

Tartaruga pavi E27 branca Pavilonis (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

É preciso verificar também se toda a fiação está devidamente blindada, protegida das mudanças climáticas repentinas e também no que se refere à segurança de todos. As luminárias tartarugas são fixadas na parede, mas também podem ser instaladas no chão. 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Telhanorte (@telhanorte)

 

Tipos de lâmpadas para a luminária tartaruga

As luminárias tartarugas aceitam diferentes tipos de lâmpadas, entre elas:

 

Tartaruga Led Red 12W Br 6.5K Kian Branca e Tartaruga Led Oval 9W 6.5K Br Kian Branca

 

Cores de lâmpadas

Há diferentes cores para as lâmpadas de iluminação. Elas podem ser coloridas (azul, verde, vermelha, etc.) e são usadas para quando se quer dar um destaque especial em determinado ponto ou objeto. A iluminação branca pode proporcionar uma ampla luminosidade ao ambiente ou também um destaque a determinados pontos. A iluminação amarela proporciona uma sensação de aconchego e estilo.

 

Luminária tartaruga na área externa

Muito utilizada nos projetos de iluminação de áreas externas, a luminária externa de tartaruga tem inúmeras possibilidades de uso. Entre elas podemos relacionar: 

 

  1. Iluminar a entrada ou fachada da residência (seja casa ou prédio);
  2. Iluminar o jardim, dando destaque para pontos desejados;
  3. Iluminar o caminho, caso tenha, entre a parte da frente e a parte de trás da residência, evitando assim acidentes; 
  4. No caso de condomínios, além de iluminar a frente da casa, a luminária tartaruga externa ajuda a iluminar também a rua, trazendo uma maior sensação de segurança para todos. 
  5. Em se tratando de prédios, essas luminárias também são bastante usadas nos corredores, escadas e em áreas comuns a todos os condôminos;
  6. Iluminar garagens, muros e sacadas
  7. Iluminar pontos específicos, como uma determinada planta ou árvore, uma escultura, um objeto de arte; 
  8. Iluminar quintais, piscinas e áreas gourmet em eventos noturnos ou até mesmo para dar um toque a mais, trazendo elegância e sofisticação. 

 

Tartaruga oval E27 preta Pavilonis e Tartaruga oval E27 branca Pavilonis

 

Sugestão de matéria: Como calcular quantidade de lâmpadas por m²

 

Existe também a luminária tartaruga externa com sensor de presença, que somente só é acionada caso haja alguém próximo. Esse tipo de sistema ajuda consideravelmente na redução do consumo de energia elétrica e, portanto, reduz também seus gastos. 

 

Luminária tartaruga na área interna

Como falamos acima, apesar do seu principal foco ser o uso em áreas externas, você também poderá fazer uso desse tipo de luminária na parte interna da residência.  Além de fazer parte do projeto de iluminação, ela pode entrar como um objeto decorativo no ambiente. 

 

parede-luminaria-luz-tartaruga-arandela-estilo-industrial-branca

A luminária tartaruga como elemento decorativo (Foto: Alessandra Okazaki / Minha Casa / Reprodução)

 

A Telhanorte oferece um departamento completo de Iluminação, com vários modelos e tipos de luminárias com os melhores preços. Navegue por toda nossa loja online e escolha a iluminação residencial ideal para cada ambiente com preços imperdíveis!

 

 

Tartaruga-pavi-E27-preta-Pavilonis

Tartaruga Pavi E27 Preta Pavilonis (Foto: Acervo / Telhanorte)

 

6 principais tipos de luminárias para a sua casa!

 

Edição de Vinicius Marques e João Victor Quintino