É possível molhar o papel de parede sem estragá-lo? Acabe de vez com a dúvida e aprenda como aplicar o papel de parede no banheiro
Hoje em dia esse cômodo demanda tanto planejamento, no quesito decoração, quanto qualquer outro. Afinal, você não quer uma casa linda com um banheiro sem graça, correto? Por outro lado, só de imaginar o quebra-quebra que uma reforma no banheiro pode causar, já começam os arrepios. Para resolver esses dois problemas de uma vez e ter um banheiro lindo, cheio de personalidade e sem gerar muita bagunça, as pessoas estão começando a adotar o papel de parede para banheiro lavável e impermeável.
Mas papel de parede para banheiro pode ser molhado?
Para “dar uma cara nova” aos ambientes da casa, alguns tipos de revestimento para paredes internas são comumente usados nas reformas, deixando de lado o uso tradicional de pincel e tinta. O papel de parede é uma dessas alternativas bastante utilizadas, mas será que ele também funciona no banheiro? É provável que ao escolher revestimento para o banheiro, você não tenha considerado esse material. Afinal, cogitar o uso de um papel em áreas molhadas e molháveis parece não ser uma escolha muito inteligente. Um papel de parede que não suporta umidade seria um desperdício de tempo e dinheiro. Entretanto, saiba que um adesivo para parede de banheiro pode molhar, desde que ele seja específico para o cômodo. Calma, vou explicar melhor! O modelo para banheiro lavável e impermeável (por ser resistente à umidade do ambiente) é conhecido no mercado como papel vinílico. Não confunda com papel vinilizado. Esse é exatamente o nome do tipo de papel de parede que não pode ser molhado e não deve ser aplicado no banheiro, nem na cozinha. Atenção: Ambos os modelos não devem ser usados em paredes infiltradas, porque ele não vai suportar por muito tempo. Infiltração e o mofo logo passarão para o papel! Por isso, é importante que você resolva esse tipo de problema antes de fazer a aplicação. Também é importante observar que um papel de parede aplicado dentro do box, mesmo sendo vinílico, pode ter uma durabilidade menor, devido ao contato direto e constante com a água em temperaturas mais altas.
Veja também: Decoração com papel de parede 3D
Papel de parede de cola x Adesivo de parede
Acima, citamos rapidamente a existência de dois tipos de papel de parede que podem ser aplicados em ambientes úmidos: o papel adesivo e o papel de cola. A diferença entre os dois se resume à aplicação. A versão de cola não pode ser aplicado em áreas úmidas e tem uma aplicação mais trabalhosa – uma vez que você ainda precisa aplicar a cola para fixar o adesivo na parede. O cuidado, por sua vez, deve ser redobrado para não lambuzar o papel. Quando se tem pouca experiência isso pode render uma pequena bagunça e algumas tentativas até acertar! Já o papel de parede adesivo é mais simples e fácil de aplicar, podendo ser utilizado em lavabos, cozinhas, etc. Por isso, vem sendo a escolha de muitas pessoas que desejam reformar esses cômodos. A escolha, portanto, vai depender do cômodo em questão e do estilo que você deseja dar a ele.

Dicas de aplicação
É interessante que você observe um detalhe: se o papel de parede for aplicado em um lavabo (um tipo de banheiro sem box e chuveiro) o papel de parede não precisa ser vinílico. Ele pode ser um papel de parede tradicional, afinal, praticamente não terá contato com umidade ou água diretamente. Uma dica extra para aqueles que desejam aplicar o papel de parede no azulejo é optar por modelos estampados, isso porque eles disfarçam o relevo que pode ser causado pelo revestimento anterior. Agora, para os que não tem medo de ousar, aposte nos modelos que imitam os mais diversos materiais, desde madeira couro, conforme os exemplos abaixo.
Edição de Murilo Bonício e Camila Alexandrino