Leitura: 7 min

Decoração com papel de parede 3D

Aprenda tudo sobre decoração com papel de parede 3D, como aplicar, vantagens e cuidados. Confira também imagens para te inspirar

Uma das alternativas mais baratas para dar um acabamento final em casas, apartamentos ou em empresas é fazer a decoração com papel de parede 3D. Os revestimentos com efeito 3D costumam ter os preços mais elevados e não cabem no orçamento de toda obra. Por isso, o papel de parede é a opção ideal, pois você consegue personalizar uma área grande, gastando menos. Se o serviço for feito por um profissional que sabe como aplicar o papel de parede 3D, o resultado será perfeito!

1. Possui variedade de modelos

Nada melhor do que ter opções na hora de escolher um item especial para colocar em casa. Na decoração com o papel de parede 3D, a variedade de tipos ajuda a encontrar aquele ideal para o projeto. Entre os principais tipos. existem:
  • Papel de parede 3D geométrico;
  • Papel de parede 3D texturizado;
  • Papel de parede 3D de paisagens e demais imagens;
  • Papel de parede 3D com efeito vazado. 
Dessa forma, você encontra desde texturas que simulam a madeira, que imitam o tijolo aparente até imagens como o céu, florestas, animais e muito mais!
Leia também: Composição de quadros: 5 ideias de decoração

2. Pode alterar a percepção do espaço

Se um efeito 3D real extrapola o orçamento, você pode aproveitar a ilusão de ótica da decoração com papel de parede 3D para criar esse efeito. As formas em três dimensões também dão mais profundidade. Isso faz com que, ao olhar para o papel, a percepção do ambiente se amplie. Além de divertido, dependendo da textura, o espaço ainda ganha um ar mais sofisticado e chique. É um truque ideal para a recepção de empresas, salas de espera de consultórios médicos e demais áreas de convivência. Além de ser muito indicado para compor ambientes relativamente pequenos (em espaços muito reduzidos, pode acontecer um efeito contrário, como falaremos mais à frente).

3. Traz modernidade para o ambiente

Uma boa pintura é, sem dúvida, essencial para valorizar e ampliar o ambiente, mas é uma opção mais tradicional de personalização. Investir na decoração com papel de parede 3D deixa os cômodos mais modernos e ajuda a criar um diferencial, de acordo com a proposta pensada. Assim, você pode instalar o papel de parede 3D na cozinha, na sala de estar, na de jantar, no quarto e até no banheiro – afinal, existem opções que são resistentes à umidade! 
Leia também: Papel de parede para banheiro: pode molhar?

4. Pode apresentar boa durabilidade 

Com os devidos cuidados — vamos falar deles nos próximos tópicos — a decoração com papel de parede 3D pode ser bastante durável. Um material de qualidade, bem aplicado e conservado pode durar por anos.

Como aplicar papel de parede 3D: passo a passo

A etapa de aplicação do papel de parede 3D exige um certo grau de cuidado. É possível fazer sozinho, mas contratar um profissional especializado é sempre a melhor opção. De forma geral, o passo a passo de como aplicar o papel de parede 3D é: 1. Limpe toda a superfície antes de aplicar o papel de parede 3D. Poeiras e imperfeições podem atrapalhar o acabamento, então lixe, se necessário, e passe um pano seco; 2. O papel de parede 3D é vendido em rolo. Por isso, é importante medir a superfície com uma margem extra — que pode ser de 10 cm — antes de aplicar. As versões autocolantes também devem ser medidas antes, para planejar a aplicação correta; 3. Os papéis sem adesivo precisam de uma cola para papel de parede que deve ser diluída em água antes. Para fazer a aplicação, use um rolo de pintura; 4. Estique a faixa no chão e aplique a cola no verso. Comece a aplicação na parede de cima para baixo. Com a ajuda de um pano e uma régua ou espátula, fixe o papel na parede. Repita o processo na parede toda, eliminando imperfeições e bolhas que possam se formar; 5. Retire as sobras do papel de parede 3D com a ajuda de um estilete e uma espátula. Caso tenha ficado alguma bolha de ar, fure com um alfinete e alise com a espátula.

Cuidados com o papel de parede 3D

Por causa do efeito de ilusão de ótica da decoração com o papel de parede 3D, é importante escolher com atenção onde ele será aplicado. Confira algumas dicas:
Leia mais em: 10 tipos de revestimentos para paredes internas

1. Evite usar papel de parede 3D em espaços muito pequenos

O lavabo é um exemplo de ambiente que pode ser muito pequeno para utilizar o papel de parede 3D. Como ele dá uma certa dimensão e a ilusão de que existe algo em segundo plano, pode gerar uma sensação de confusão na percepção desse espaço, deixando-o visualmente desconfortável.

2. Escolha uma parede secundária para usar o papel 3D

Outra escolha importante é a da parede que vai receber a decoração com papel de parede 3D. A escolha mais certa é usar o lado que fica fora do olhar direto quanto se está no cômodo, ou seja, por trás de outros elementos. Na sala, por exemplo, a parede do painel de TV é a ideal. Já no quarto, a parede atrás da cabeceira da cama fica perfeita. Na sala de jantar, a parede que fica na lateral da mesa, muitas vezes por trás de um aparador, cria um efeito bonito. Já na cozinha, as áreas por trás do armário ou do fogão são ideais.

3. Faça a limpeza periódica do papel de parede

Pode incluir sem problemas a limpeza do papel de parede 3D na lista da faxina. Passe apenas um pano macio para retirar a poeira duas vezes por semana. Na cozinha, onde há mais gordura e umidade, o ideal é que a decoração com papel de parede 3D seja com o tipo vinílico ou um papel de parede lavável. Esse acabamento permite limpar a superfície com água, sabão neutro e um pano macio de forma suave, para evitar o acúmulo de sujeira, que desvaloriza a cor e a textura do papel. 

Inspiração de decoração com papel de parede 3D

Confira uma galeria de fotos com exemplos de decoração com o papel de parede 3D aplicado em diversos tipos de ambientes!
Beibehang-Personalizado-papel-de-parede-3D-extens-o-do-t-nel-espa-o-industrial-Europeu-retro
Alguns desenhos brincam com a percepção do espaço (Foto: Beibehang / Reprodução)
Papel-de-parede-geometrico-cinza-2424-52cm-x-10m-vinilico-Revex
Papel de parede geométrico cinza 2424 52cm x 10m vinílico Revex (Foto: Acervo / Telhanorte)
Papel-de-parede-tijolinhos-gelo-HC30-52cm-x-10m-vinilizado-Revex
Papel de parede tijolinhos gelo HC30 52cm x 10m vinilizado Revex (Foto: Acervo / Telhanorte)
papel-de-parede-3d-decoracao
Você pode se inspirar e escolher uma imagem específica para sua sala de estar (Foto: Paredes Decoradas / Reprodução)
Papel-de-parede-geometrico-bege-Cubos-3D-52cm-x-10m-vinilizado-Revex
Papel de parede geométrico bege Cubos 3D 52cm x 10m vinilizado Revex (Foto: Acervo / Telhanorte)
papel-de-parede-rustico-3d-sala
Há modelos que podem deixar o quarto ainda mais aconchegante (Foto: Rcia Araraquara / Reprodução)

Gostou das dicas de decoração com o papel de parede 3D?

Agora que você sabe mais sobre decoração com papel de parede 3D, pode escolher os tipos que mais combinam com a sua casa. Confira a categoria completa de papel de parede no site da Telhanorte e aproveite as ofertas do site! Fazendo a compra online, você paga de forma segura e recebe seu pedido em casa com a qualidade de atendimento exclusiva da Telhanorte!

Edição Veronicca Fernandes

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...