Leitura: 7 min

Aprenda a calcular a altura correta da bancada da cozinha

Existe uma recomendação? Sim, o padrão de altura da bancada cozinha deve respeitar as regras de ergonomia domiciliar para que você e sua família terem conforto em suas refeições

Ter uma bancada para preparar os alimentos e até para fazer as vezes de mesa quando necessário é uma ótima solução. Mas qual a altura da bancada de cozinha? Existe uma recomendação? Sim, o padrão de altura da bancada cozinha deve respeitar as regras de ergonomia domiciliar para que você e sua família não tenham dores na coluna, problemas de má postura ou se sintam desconfortáveis ao sentar. Essa dica vale tanto se você está construindo sua casa ou reformando a cozinha para aproveitar melhor o espaço disponível. Continue lendo e saiba qual a altura da bancada de cozinha padrão e boas práticas para aproveitar melhor esse elemento.

Qual a altura da bancada de cozinha ideal?

A altura da bancada de cozinha ideal é de 92 cm, podendo chegar até 110 cm. É uma medida padrão que se ajusta bem para adultos de estatura média e não impede que quem é um pouco mais baixo alcance e use a bancada.
altura-padrao-bancada-cozinha
Fonte: Portal Clique Arquitetura.
A profundidade da bancada pode variar entre 50 cm e 65 cm, sendo esta última a medida padrão para ter uma área de tampo espaçosa e confortável. Já a comprimento da bancada vai depender do espaço disponível na sua cozinha. Ao optar por incluir esse elemento, vale a pena pesquisar os modelos prontos disponíveis e suas dimensões, pois é possível economizar escolhendo esses modelos. Se optar por fazer uma bancada personalizada, o investimento serão um pouco mais alto. Porém, é possível adequar todas as medidas a necessidade da casa, caso seja preciso ter dimensões específicas.

Posições da bancada na cozinha

Agora que você já sabe qual a altura da bancada de cozinha, vamos falar de como ela pode ser aplicada dentro do espaço. As posições mais comuns de se acomodar a bancada são:

Bancada central

A bancada central como o nome indica fica no meio da cozinha. Nesse caso, ela não é só um elemento de apoio, serve também de mesa para as refeições do dia a dia. Para isso são colocadas banquetas ao redor. A altura da bancada de cozinha para banquetas pode variar entre 92 cm e 100 cm para que as banquetas tenham de 70 a 75 cm. Dessa forma, o conjunto fica confortável e permite que todos aproveitem o espaço sem desconfortos.  O espaço ao redor da bancada central deve ser amplo para não bloquear a passagem das pessoas na cozinha e permitir a abertura dos móveis baixos. 

Bancada lateral

A bancada lateral vai substituir os móveis para cozinha que vem com o balcão embutido. Essa opção é uma forma de deixar a decoração mais moderna e integrada. Isso porque o fogão pode ser embutido na estrutura da bancada para economizar espaço ou um cooktop pode ser instalado sobre a pedra para deixar o design da cozinha ainda mais atual. Em alguns projetos, o cooktop é incluído na bancada central, porém é importante nesse caso que a bancada seja mais larga para ter uma distância segura da parte quente.  A bancada lateral pode ser alinhada com uma parede que tenha saída de ar, por exemplo, para permitir a circulação e não concentrar o cheiro da comida. Mas a coifa de parede também é outra opção bastante usada.
Confira também: Cooktop: como escolher o ideal para a cozinha

Bancada divisória

Com os apartamentos e casas cada vez mais compactos, a bancada divisória otimiza bastante o espaço.  Assim como na lateral, ela recebe o cooktop (que se encaixa melhor que o fogão tradicional já que economiza espaço) e o forno que também é instalado na bancada e fica virado para cozinha. Em todos os casos, na dúvida de qual a altura da bancada de cozinha ideal, fique na média entre 92 cm, variando até 100 cm.

Material para bancada da cozinha

Outro detalhe importante do porque saber qual a altura da bancada de cozinha é conseguir escolher o material ideal para o tampo. Afinal, independentemente se for uma bancada central, lateral ou divisória, ela ficará a vista e será a primeira coisa que as pessoas vão olhar quando entrarem na sua cozinha. Conheça os tipos de materiais mais usados para bancada:

1. Pedras naturais

As pedras naturais são um charme a parte nas cozinhas e ficam perfeitas para fazer o tampo da bancada da cozinha. O granito é o material com melhor custo-benefício, além de ser o mais resistente. Por ser menos poroso, ele não mancha e também não risca com facilidade.
bancada-pedra-natural-cozinha
Foto: Arquitetura Catabila.
A limpeza também é bastante simples. Água e sabão neutro são suficientes. Seguindo o padrão de altura para bancada da cozinha ficará com o destaque ideal.

2. Aço inox

O aço inox é um clássico das cozinhas brasileiras. O material é bonito, além de ser fácil de limpar. Por isso, também é uma ótima opção para bancadas em qualquer posição. bancada-cozinha-aco-inox Nos projetos de cozinha com decoração industrial, colocar o tampo da bancada em aço inox traz uma marca moderna para o ambiente Só é necessário cuidados com a limpeza para evitar riscos. Evite limpar com esponjas e palha de aço. Use um pano molhado com produto neutro para preservar o brilho natural.  

3. Madeira

Uma cozinha rústica com bancada pede um tampo de madeira bem tratado e brilhante. O investimento não é baixo nesse caso, mas o resultado vale cada centavo investido.  É preciso que a madeira seja tratada, impermeabilizada e envernizada se quiser obter o acabamento brilhante — é preciso renovar o verniz uma vez por ano.
Foto: Apartmenttherapy.
Para prolongar a vida útil da bancada, use a madeira para fazer a bancada central sem a adição de cooktop ou pia para evitar que ela molhe ou respingue gordura diretamente. 

4. Concreto com acabamento de cimento queimado

O concreto pode receber uma série de acabamentos, mas escolhemos destacar o cimento queimado como uma opção moderna para a bancada da cozinha.
bancada-concreto-cozinha
Foto: Elgin&Ellis.
Por ser um material mais frágil, pode desgastar as quinas com o tempo. A porosidade alta também pede que se evite molhá-lo com frequência. Se a ideia, entretanto, é uma cozinha rústica, é uma boa escolha.  

5. Porcelanato

Por fim, o porcelanato é outro ótimo material que se destaca quando você sabe qual a altura da bancada de cozinha. bancada-porcelanato-preto O porcelanato é prático, impermeável, resistente e fácil de limpar. Fica ótimo em projetos que unem fogão e pia na mesma bancada, pois não mancha e a gordura não gruda. A estrutura debaixo da bancada pode ser de alvenaria (com tijolinho aparente nas laterais), de concreto ou metálica. Um armário com gavetas pode ser embutido móveis no meio da estrutura para criar mais espaço para organização da cozinha.

Gostou de saber qual a altura da bancada de cozinha?

Viu como seguir o padrão de altura para bancada da cozinha influencia todo o restante dos elementos no ambiente?  Agora que você está expert nesse assunto pode conferir todas as ofertas para Cozinha e Lavanderia que a Telhanorte preparou. Fazendo sua compra online, você recebe tudo no conforto de casa. Aproveite!

Posts relacionados

Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Desde a matéria-prima dos móveis ao seu uso prático,...
Encontre praticidade e facilidade para realizar sua pintura com...