7 tipos de massa para madeira + dicas para usar corretamente | Blog Telhanorte
home > Reforma > 7 tipos de massa para madeira e como usá-los

7 tipos de massa para madeira e como usá-los

tipos-massa-madeira-2

| Reforma

A madeira é um material nobre e usado para construir diversos tipos de móveis. Dos rústicos até os super bem acabados, o tratamento é fundamental, principalmente quando se trata de corrigir imperfeições. Para isso podem ser usados tipos de massa para madeira diferentes.

A massa para madeira lembra muito a massa corrida para parede, pois suas texturas são bastante semelhantes. Mas a opção para madeira possui as propriedades adequadas para nivelar e preencher espaços como bolhas e furos.

Para preservar o seu investimento, não dispense o uso dos produtos corretos para ter o acabamento que você deseja na peça.

Então, continue lendo e conheça os tipos de massa para madeira que existem e como usá-los corretamente. 

Boa leitura

Tipos de massa para madeira

recuperar-moveis-massa-madeira

A categoria de tipos de massa para madeira não se diferencia necessariamente pela composição química.

Todas as opções que vamos mostrar abaixo são usadas para a mesma função. O diferencial é que o produto está disponível em cores variadas.

Isso porque as variedades e cores de madeiras existentes no mercado são diversas e usar a cor de massa mais próxima do tom do seu material vai facilitar no acabamento.

Assim, você pode trabalhar só com o tipo de massa para madeira para fazer a finalização da peça, por exemplo, ou usá-lo apenas como base para pintura, deixando a superfície totalmente uniforme.

Os principais tipos de massa para madeira são:

1. Massa para madeira Imbuia (marrom acinzentado)

2. Massa para madeira Jatobá (marrom escuro frio)

3. Massa para madeira Cerejeira (bege claro)

4. Massa para madeira Pinus (rosa claro)

5. Massa para madeira Mogno (marrom rosado)

6. Massa para madeira Ipê (marrom escuro quente)

7. Massa para madeira branca (neutra)

Principais usos da massa para madeira

A principal função dos tipos de massa para madeira é corrigir pequenas imperfeições na madeira. A camada de massa vai nivelar e preencher vãos na superfície. Bem semelhante ao que faz a massa corrida tradicional. 

Você pode usar a massa para madeira em reformas de móveis velhos ou na preparação de madeiras rústicas que receberão o acabamento desejado depois.

massa-para-madeira-imbuia-sayerlack

Massa para madeira Sayerlack – cor Imbuia 225ml | Veja mais.

Esse tratamento vai ajudar a prolongar a vida útil da madeira, evitando infiltrações, por exemplo, que podem apodrecer o material com o tempo.

Falando em preservação, leia também o post ‘Como aplicar cupinicida na madeira para preservar seus móveis’ e aprenda várias dicas.

Como aplicar os tipos de massa para madeira

Escolhida a cor ideal para o material que você tem, o passo a passo para aplicar os tipos de massa para madeira é simples.

A massa deve ser aplicada sobre a madeira lixada e limpa. Nessa etapa é importante ter a lixa ideal para obter o acabamento desejado. Aprenda sobre este assunto no post: ‘Tipos de lixas: descubra como não errar na hora de escolher’.

massa-para-madeira-cerejeira-sayerlack

Massa para madeira Sayerlack – cor Cerejeira 900ml | Veja mais.

Depois do lixamento, passe um pano levemente úmido para retirar o pó e com a ajuda de uma espátula ou desempenadeira de aço, faça movimentos lineares que acompanhem o sentido da madeira para fazer a primeira demão de massa.  

O tempo de secagem é de 30 minutos ao toque, 3h entre as demãos e 5h para secagem final.

Dicas para não errar na aplicação

A quantidade de demãos vai depender do tipo de madeira, das imperfeições a serem cobertas e do efeito pretendido, mas no geral é aplicada uma demão (podem ser necessárias mais).

Por isso, não exagere na espessura da primeira camada. Faça uma demão inicial fina e uniforme e espere secar. Assim, você pode analisar a necessidade de uma segunda demão, podendo construir uma boa cobertura.

massa-para-madeira-pinus-sayerlack

Massa para madeira Sayerlack – cor Pinus 900ml | Veja mais.

Outra dica é aproveitar o benefício de poder trabalhar com tipos de massa para madeira de cores diferentes para comprar a cor mais próxima da madeira que você tem.

Assim, é possível usar a criatividade e investir em acabamentos diferenciados nos projetos de reforma do seus móveis e até na criação de novas peças com detalhes em madeira.

Temos um post especial para quem está em home office e precisa de uma mesa nova. Confira as dicas do post: ‘Cavalete para mesa de madeira: faça você mesmo para seu escritório’.

massa-para-madeira-mogno-sayerlack

Massa para madeira Sayerlack – cor Mogno 225ml | Veja mais.

Outro detalhe importante é no acabamento depois da aplicação dos tipos de massa para madeira. Finalize com a aplicação de verniz ou esmalte para madeira. Esses produtos vão selar a massa para garantir a durabilidade do resultado. 

Quando usar massa para madeira?

Um detalhe importante sobre o uso dos tipos de massa para madeira é que o produto não resolve qualquer problema. Então é importante analisar bem o que existe de imperfeição para corrigir com o produto adequado.

Em geral, arranhões, fendas menores, imperfeições naturais ou pequenas rachaduras na madeira conseguem ser corrigidas com massa.

Dessa forma, móveis novos e velhos podem ser personalizados ou reformados com o objetivo, por exemplo, de receber um acabamento esmalte brilhante depois, já que o brilho evidencia os formatos da madeira. #ficaadica

Como já vem pronta para uso, não é preciso fazer nenhuma diluição, basta deixar a madeira lixada e limpa para aplicar e começar a reforma!

Gostou de saber mais sobre os tipos de massa para madeira?

Agora que você conhece os tipos de massa para madeira, pode escolher o ideal para os seus projetos de reforma de móveis.

No site da Telhanorte, temos uma categoria completa com Massas para madeira, além de Massas de todos os tipos.

Aproveite as ofertas e faça seu pedido online!