Leitura: 6 min

Dicas para fazer um cavalete para mesa de madeira

Aprenda o passo a passo da escolha do cavalete para mesa de madeira até a montagem para fazer em casa uma mesa de escritório personalizada

  Curte fazer os próprios móveis? Os projetos “faça você mesmo” são uma forma simples de economizar e criar uma peça personalizada. O cavalete para mesa de madeira é uma das peças mais procuradas para fazer mesa de escritório. Basta um tampo antigo que pode ser de um móvel ou outro pedaço de madeira ou de vidro que esteja dando bobeira em algum canto e voilá: você tem um móvel novinho em folha.  O teletrabalho, também chamado de home office, gerou muitas necessidades de adaptação nas casas nos últimos meses para que as pessoas conseguissem trabalhar.  Se você também está precisando de uma mesa nova, que tal fazer a sua? Continue lendo e confira as dicas para usar cavalete para mesa de madeira e montar seu próprio espaço de trabalho.  

Como usar cavalete para mesa de madeira?

O cavalete de madeira vai ser a base da mesa de escritório, onde o tampo também de madeira ou de vidro vai ficar apoiado. Para criar um móvel bonito e funcional, siga as dicas abaixo:  

Escolha o tamanho do cavalete de madeira

Existe cavalete de madeira pequeno, médio e grande. Os pequenos não são adequados para um projeto de mesa de escritório. Então na hora de comprar, cheque a altura dos cavaletes médios e grandes, pois sua mesa precisa ser confortável e formar um conjunto ergonômico com a cadeira. A altura da mesa de trabalho ideal para mulheres é de 65 cm e para homens é de 70 cm. Nessas alturas, a mesa fica não só confortável, mas também permite sentar na postura correta, com os dois pés apoiados no chão e o joelho formando um ângulo de 90º.  
Cavalete de madeira em escritório (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)

Fique atento a qualidade da madeira

Existem duas opções para a escolha do cavalete para mesa de madeira: comprar a peça pronta ou os pallets separados para montá-lo do zero. A internet é o lugar ideal para comprar os cavaletes prontos. Existem diversas opções e lojas que vendem este tipo de produto. Porém, tenha atenção e tire as dúvidas com o vendedor e aproveite para ler as avaliações de outros clientes sobre a qualidade do material. Se preferir comprar os pallets para montar você mesmo o cavalete, escolha as peças melhor acabadas e mais resistentes.  
Cavalete para mesa de madeira em escritório (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)

Impermeabilize o cavalete

A madeira rústica tem um visual muito bonito, mas fazer um tratamento pode dar mais longevidade e resistência para sua mesa. Esse é outro detalhe importante de checar na hora da compra, pois pode ser que a madeira não precise de tratamento, apenas ser lixada para tirar alguma aresta ou ferpa. Caso escolha aplicar um verniz para usar o acabamento natural da madeira, lixe o cavalete primeiro, limpe e em seguida aplique o produto. Faça isso em um cômodo arejado da casa ou na área externa da casa.  
Veja mais em: Como aplicar verniz na madeira em 5 passos infalíveis
 
cavalete-madeira-colorida
Cavalete de madeira colorida (Foto: ferrazisadora.files.wordpress.com/ Reprodução)

Defina o tipo de tampo que será utilizado

O cavalete para mesa de madeira é uma base neutra e que vai combinar com diversas opções de material de tampo. A mesa de vidro com cavalete de madeira é uma opção moderna que vai valorizar ainda mais o cavalete de apoio. Aproveite o efeito translúcido e escolha um cavalete bem bonito e com acabamento de qualidade ou que seja fácil de melhorar. Já o tampo de madeira pode ser de uma cor básica como preto ou branco que combina com diversos estilos de escritório. Se você prefere um ambiente colorido e vibrante, escolha seu tom preferido para pintar o tampo.  
Cavalete de madeira em mesa de vidro (Foto: limaonagua.com.br/ Reprodução)

Monte a mesa de escritório

Com as duas partes prontas para serem usadas, você pode começar a montagem da mesa. Os cavaletes devem ser posicionados paralelamente e depois o tampo deve ser colocado sobre os apoios de forma que sobre o mesmo pedaço de tampo para ambos os lados. É importante fixar o tampo no cavalete para que as partes fique unidas e a mesa estável. Para isso será necessário uma furadeira e parafusos.  
Cavalete de madeira em quarto moderno (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)
  DICA: para evitar que os pés do cavalete para mesa de madeira risquem o piso, coloque feltros adesivos de lã para fazer a proteção. Outra opção de montagem é ao invés de usar dois apoios de cavalete, usar um gaveteiro como apoio para adicionar um espaço para organizar documentos e outros materiais de escritório. Nesse caso, o cavalete deve ter a mesma altura do gaveteiro para que a mesa fique nivelada.  
mesa-cavalete-gaveteiro-apoio
Mesa cavalete com gaveteiro (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)
  Também é possível usar o gaveteiro como um apoio central. Se você divide o home office com alguém em casa, a mesa cavalete será mais comprida. Assim, o gaveteiro entra no meio, ajudando a manter a estabilidade da mesa e criando dois espaços definidos de forma sutil.  
mesa-cavalete-com-gaveteiro
Mesa cavalete com gaveteiro (Foto: br.pinterest.com/ Reprodução)

Onde comprar cavaletes de madeira para mesa?

Agora que você sabe como usar o cavalete para mesa de madeira para montar uma peça nova para seu escritório, aproveite as ofertas da Telhanorte! Além das opções de cavalete de madeira, você também encontra todas as Ferramentas para fazer seus projetos personalizados em casa. Fazendo seu pedido pelo site, sua compra chega com segurança no seu endereço. Aproveite!  

Edição por Laila Pereira

Posts relacionados

Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...
Expresse sua personalidade: conheça alguns estilos de revestimentos que...
Trinchas, rolos e caçambas: conheça alguns dos produtos especiais...