Tipos de tijolo de vidro: 11 modelos para usar na decoração | Blog Telhanorte
home > Materiais de Construção > Tipos de tijolo de vidro: conheça os principais modelos

Tipos de tijolo de vidro: conheça os principais modelos

tipos-tijolo-vidro-2

| Materiais de Construção

Os tipos de tijolo de vidro são elementos decorativos, mas que também tem uma característica funcional muito atrativa para os projetos de decoração.

Com eles, é possível criar paredes, grandes painéis nas casas de dois andares e com pé direito alto, divisórias entre cômodos e mini janelas que permitem a passagem de luz.

Seu apartamento é muito escuro por causa de alguma parede que impede uma distribuição melhor da iluminação natural? Escolha um tijolo de vidro para um projeto de reforma.

Se você curte os acabamentos transparentes, coloridos ou vazados, mas quer manter a privacidade e a segurança da casa, conheça os tipos de tijolo de vidro e detalhes para usá-los na decoração.

Tipos de tijolo de vidro

Os tipos de tijolo de vidro são divididos em três categorias:

  1. Tijolo de vidro fixo;
  2. Tijolo de vidro colorido;
  3. Tijolo de vidro vazado.

Conheça mais sobre cada um e veja quais características atendem melhor a sua ideia de projeto:

1. Tijolo de vidro fixo

O tijolo de vidro fixo é o tipo mais tradicional desse acabamento. A peça é toda fechada e o assentamento é feito com uma argamassa especial para rejuntar blocos de vidro.

A variedade de modelos e texturas encontradas no tipo fixo são uma vantagem e, por isso, eles são muito usados. Existem: os tijolos lisos ou com textura canelada, ondulada, entre outras.

2. Tijolo de vidro colorido

O segundo tipo de tijolo de vidro é o colorido. A estrutura é a mesma do fixo, ou seja, a peça veda totalmente quando colocada.

A diferença é que por serem coloridos permitem menos passagem de luz, mas compensam com um colorido que “pinta” o ambiente conforme a posição na parede e a incidência de luz.

Geralmente, os tijolos de vidro colorido são detalhes em uma composição só com peças translúcidas, mas quem curte ousar cria lindos painéis com diversas cores.

3. Tijolo de vidro vazado

Por fim, outra opção de tipo de tijolo de vidro é o vazado. As peças têm uma abertura que quando unidas formam um conjunto que permite a passagem de luz e de ar, deixando o ambiente mais arejado.

Essa opção geralmente é usada em uma parede que dá para uma área externa. Para evitar a entrada de chuva e vento, essa área deve ser coberta. Do contrário, pode molhar o interior.

tipos-tijolo-vidro-fixo-transparenete ecolorido

Tipos de tijolo fixo e coloridos em diferentes opções de textura

Conheça também: 4 tipos de cobogó para melhorar a decoração dos ambientes.

Onde posso usar tijolos de vidro?

Os tipos de tijolo de vidro se encaixam em vários ambientes tanto de casas quanto de apartamento. Além de terem uma função estrutural, substituindo uma janela ou dividindo um cômodo, decoram sem muito esforço.

É possível usar tijolos de vidro em:

Por ser um tijolo de vidro translúcido, dependendo do tamanho da composição podem iluminar mais ou menos o ambiente. A área a receber a cobertura vai depender das características do seu projeto. 

Confira uma galeria de fotos com inspirações de formas de usar tipos de tijolo de vidro:

painel-tijolo-vidro

jardim-inverno-tijolo-vidro

divisoria-tijolo-vidro

porta-entrada-tijolo-vidro

tijolo-vidro-quarto

Fotos: ArchDaily.

parede-tijolo-vidro

tijolo-fixo-pe-de-mesa

tijolo-vidro-banheiro

tijolo-vidro-colorido

Qual é o preço de tijolo de vidro?

O preço do tijolo de vidro varia de R$20 a R$40, dependendo do tipo da peça. Aliás, o preço será determinante para optar ou não pelo material.

Comparado ao tijolo vazado, por exemplo, o custo por peça é alto. Mas se o orçamento não permitir um projeto grande, um detalhe em tijolo de vidro pode ficar igualmente bonito e custar menos.

Quais são as medidas de um tijolo de vidro?

As medidas dos tipos de tijolo de vidro são variáveis. No mercado você encontra peças de 19×19 cm, 19×9,5 cm, 20×10 cm, entre outras medidas.

Leia também: Como usar pastilhas de vidro: aprenda a deixar sua casa mais estilosa.

Como limpeza tijolo de vidro

Para não deixar o tijolo encardir, mantenha a limpeza frequente das peças. E o grau de trabalho é zero!

Faça uma mistura com água e detergente neutro e limpe toda superfície de tijolos de vidro esfregando em movimentos circulares e enxaguando depois.

Na cozinha e no banheiro, use água quente para facilitar a remoção da gordura que acumula naturalmente nas peças. 

Evite usar produtos químicos, principalmente no tijolo de vidro colorido para não correr o risco de manchar o acabamento.

Vantagens de usar tipos de tijolo de vidro

Permite a passagem de luz: os tipos de azulejo de vidro são elementos translúcidos, ou seja, permitem a entrada de luz externa, deixando os ambientes mais claros.

Ajuda a economizar energia elétrica: com o tijolo de vidro é possível aproveitar por mais tempo a luz natural durante o dia, adiando a necessidade de acender a luz. Muito eficaz em áreas como escritório e cozinhas, por exemplo.

Amplia espaços pequenos: usar tipos de tijolo de vidro em apartamentos e cômodos menores permite iluminar melhor esses espaços, dando a impressão de amplitude.

Leia mais: Descubra como ampliar um ambiente usando truques simples e efetivos.

Mantém a privacidade da casa: mesmo sendo translúcido, o vidro é um excelente isolante térmico e sonoro, abafando o som e evitando que o lado externo ouça o interno.

Divide sem isolar: por ser transparente o tijolo de vidro facilita a integração entre os espaços, especialmente onde tem a função de divisória.

Cria ambientes suaves: o vidro é um material leve e que cria uma decoração que harmoniza facilmente com outros elementos.

Onde comprar tipos de tijolo de vidro?

Gostou das inspirações de como usar tipos de tijolo de vidro? Agora você pode planejar onde colocar esse acabamento na sua casa!

Para comprar encontrar bons preços e um serviço de entrega de qualidade confira a categoria completa de Bloco de Vidro no site da Telhanorte!

Aproveite e complete seu pedido com outros Materiais de construção para sua obra ou reforma.