Cada vez mais pessoas têm optado pela instalação de diferentes modelos de porta pivotante de madeira em projetos residenciais e comerciais. Afinal, a beleza e a capacidade de transformar os espaços, sem dúvidas, explicam a grande popularidade das peças.
Além de ser esteticamente diferenciado e moderno, esse tipo de porta ocupa uma área reduzida e tem como principal característica a funcionalidade. Já em relação à decoração, os ambientes ganham um toque de sofisticação que contribui — e muito — para a valorização do imóvel.
Quer entender quais são as principais vantagens da porta pivotante de madeira e como escolher o modelo ideal para a sua reforma? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
QUAL É A DIFERENÇA DE UMA PORTA PIVOTANTE PARA UMA PORTA TRADICIONAL?
A porta de madeira pivotante passou a ser um símbolo de modernidade e de imponência, estando cada vez mais presente em apartamentos, em residências, em escritórios e até em pontos comerciais. Disponível em diversos tamanhos, cores e materiais, as peças trazem uma decoração que é aconchegante e diferenciada para os ambientes.
Inclusive, ao contrário das portas tradicionais, o modelo pivotante de madeira é mais largo e não tem dobradiças como sistema de fixação. Ou seja, a porta apresenta um mecanismo de abertura feito por meio de pivôs instalados na parte inferior e na parte superior.
Além disso, as ferragens não ficam expostas como nas peças convencionais, contribuindo tanto para uma estética clean (“limpa” e minimalista) quanto para a valorização da fachada do imóvel. Como a porta pivotante conta com um design mais moderno, ainda é possível adicionar elementos decorativos em vidro, metal e muito mais.
No mercado, é viável encontrá-la fabricada em diferentes materiais, como madeira, alumínio e vidro. A propósito, essa variedade de possibilidades estéticas permite a combinação com diversos estilos decorativos, sendo ideal para os cômodos de um imóvel residencial ou comercial.
No entanto, a porta pivotante de madeira é um dos modelos favoritos dos consumidores que desejam iniciar reformas que tragam mais sofisticação e funcionalidade. A matéria-prima utilizada na fabricação — como a madeira de eucalipto, cedro, angelim, entre outras — costuma ser de alta classe, durável e resistente a impactos.
Como um “plus“, você pode escolhê-las em diferentes espessuras, conforme o seu gosto e de acordo com a sua personalidade. Entretanto, para a utilização em ambientes externos, é fundamental que a peça seja resistente ao sol e à chuva, feita, preferencialmente, de madeira maciça.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE INVESTIR EM UMA PORTA PIVOTANTE DE MADEIRA?
Como vimos, a porta pivotante de madeira é a melhor indicação para promover a sensação de aconchego e para conferir um toque sofisticado aos espaços. Aliás, como também mencionado, ela é capaz de valorizar a unidade imobiliária, produzindo um visual moderno e diferenciado nos espaços internos e externos.
No entanto, para além da beleza e da estética, a opção apresenta outras vantagens que motivam muitas pessoas a tomarem a decisão de investir nesse tipo de peça. Veja as principais a seguir!
Economia de espaço
Ao contrário do que muitos imaginam, o modelo pivotante nem sempre é maior do que as portas tradicionais. O mecanismo de pivôs (ou pinos) permite que a abertura da porta ocorra tanto para dentro quanto para fora do local.
Além disso, por conta do seu design arrojado, a peça representa uma excelente alternativa para imóveis pequenos e compactos. O mesmo vale para obras residenciais ou comerciais em ambientes que precisam aproveitar toda a área disponível da edificação.
Valorização da obra/reforma
Outra vantagem da porta pivotante de madeira envolve a sua capacidade de transmitir sofisticação, conforto e modernidade à decoração. Inclusive, mais um dos pontos positivos é o visual atemporal das peças, que pode modificar completamente a proposta da entrada de residências, de apartamentos e de espaços comerciais.
Promoção de um ambiente intimista
A ausência de dobradiças e de ferragens externas torna a porta pivotante a melhor escolha para promover um ambiente mais intimista e visualmente “limpo”. Por ser versátil e funcional, a peça também possibilita que você “brinque” com uma larga variedade de cores e estilos, como dito.
Entretanto, mais um aspecto relevante e que deve ser ressaltado diz respeito à garantia de que a matéria-prima utilizada é de extrema qualidade e resistência.
Toque sofisticado aos espaços
Como também citamos, a instalação da porta pivotante de madeira oferece um toque bastante sofisticado aos espaços. Em ambientes residenciais, por exemplo, a peça tende a transmitir conforto, proteção e contemporaneidade.
Já em espaços comerciais, a instalação do modelo na entrada dos estabelecimentos sugere imponência e grandiosidade. Ou seja, trata-se de uma alternativa que, de fato, valoriza qualquer imóvel.
Facilidade ergonômica
Realizando um bom planejamento do espaço em que ocorrerá a instalação, a porta pivotante de madeira oferecerá também maior facilidade ergonômica. Para isso, contudo, é fundamental escolher um tamanho adequado e optar, quando viável, por peças feitas sob encomenda.
A indicação, nesse caso, é que a porta apresente, no mínimo, 0,80 m de largura e 2,10 m de altura. Os pivôs, igualmente, devem estar a uma distância específica do batente para que a rotação do eixo aconteça da melhor forma. Por isso, é superinteressante consultar um profissional especializado antes de investir na porta pivotante.
QUAL É A DESVANTAGEM DA PORTA PIVOTANTE?
Mesmo diante dos inúmeros benefícios, o modelo também apresenta algumas desvantagens. As peças, por exemplo, geralmente têm uma capacidade inferior em relação à vedação quando comparadas às portas tradicionais.
A propósito, o processo de instalação da porta pivotante ainda exige a necessidade de uma mão de obra especializada, a exemplo de arquitetos, para assegurar que tudo seja conduzido com o máximo de segurança e de qualidade. Mais um ponto que merece atenção é que, quando a porta é fabricada a partir de uma matéria-prima de baixa resistência, também pode ser bastante frágil.
Outra desvantagem é que a abertura da porta pivotante causa uma perda significativa na passagem principal dos imóveis. Assim, devido à posição do eixo que movimenta a peça, pode ser preciso afastar móveis e demais objetos decorativos que estejam próximos do local de fixação.
Para a garantia de uma segurança maior, os fabricantes devem apresentar um selo de controle de qualidade em todas as etapas do processo de desenvolvimento da porta pivotante. Ou seja, é extremamente importante estar atento a alguns fatores antes de investir na peça e, claro, dar sempre preferência a fornecedores reconhecidos no mercado.
QUAL É O TAMANHO MAIS COMUM DE UMA PORTA PIVOTANTE?
Saber qual é o tamanho mais adequado de uma porta pivotante para a inserção na sua reforma é fundamental. Em imóveis amplos e com um pé direito alto, por exemplo, as medidas podem chegar a 3 m de altura e 1,50 m de largura. Entretanto, em unidades pequenas, a peça pode medir de 70 cm a 80 cm de largura por 2,10 m de altura.
Os tamanhos mais comuns são:
- 2,10 m de altura x 1 m de largura;
- 2,10 m de altura x 1,10 m de largura;
- 2,10 m de altura x 1,30 m de largura.
É claro que, a depender da disponibilidade de área e das necessidades da fachada, você pode fabricar a sua porta pivotante de madeira sob encomenda, como vimos. Nesse caso, o primeiro passo é tirar as medidas do local de instalação para dimensionar o espaço e a largura ideal.
Em imóveis pequenos, a porta pode ser mais alta para gerar a sensação de amplitude no ambiente. No mais, vale a pena escolher um puxador que combine com o estilo da peça para complementar a decoração. A propósito, em homecenters inteligentes, você encontrará tanto modelos verticais quanto horizontais de diferentes espessuras e alturas.
QUANTO CUSTA INSTALAR UMA PORTA PIVOTANTE?
O preço da porta pivotante de madeira é variável de acordo com a matéria-prima utilizada, com as dimensões e com as características de fabricação da peça. Em geral, a instalação é feita por profissionais qualificados para proporcionar mais segurança, resistência e durabilidade, como dito.
Para isso, o ideal é buscar uma loja com um atendimento especializado, como a Telhanorte. Somos um homecenter inteligente e, atualmente, integramos uma das maiores redes varejistas de material de construção do país.
São 49 lojas espalhadas pelo Brasil, um e-commerce e multicanais para os consumidores terem a melhor experiência de compra. Na Telhanorte, você ainda encontrará uma ampla variedade de produtos e de marcas reconhecidas, tendo todo o suporte necessário para construir e reformar com segurança, praticidade e um ótimo custo-benefício.
Inclusive, no nosso e-commerce, é possível ter acesso a diferentes modelos de porta pivotante, como os de ipê, de madeira maciça, de MDP, de cedro e muito mais. As peças variam de R$ 1.410 a R$ 3.400, representando uma grande oportunidade para investir na decoração do seu imóvel.
Você ainda pode aproveitar e utilizar o nosso serviço exclusivo Clique & Retire para não enfrentar filas e ter gastos com o custeio do frete durante as suas compras.
A escolha de uma porta pivotante de madeira é uma decisão de muitas pessoas que buscam sofisticação e valorização na obra. Afinal, trata-se de um elemento estético funcional e diferenciado, que pode ser instalado tanto em áreas internas quanto em espaços externos. Apenas lembre-se de que, para selecionar modelos de qualidade, é preciso contar com os melhores fornecedores e, de preferência, com um homecenter completo, como a Telhanorte.
Aqui, você contará com todo o suporte para ter a melhor experiência durante a sua obra e/ou reforma!
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com quem também precisa saber disso!







